Em 29/06/2020

Clipping – UOL - IR 2020: Vai declarar imóvel? É bom informar IPTU e registro no cartório


A Receita Federal ainda não tornou obrigatória a inclusão, na declaração do Imposto de Renda 2020, de alguns dados detalhados sobre os imóveis, como o "número do IPTU", "matrícula do imóvel" e "nome do cartório" onde ele foi registrado.


não se esqueça de informar esse valor também na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" da declaração do IR 2020.

Nessa ficha, clique em "Novo", para abrir uma nova janela. Em seguida, escolha o "código 04 - Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS", e informe o valor do saque do fundo.

Não informe o financiamento em "Dívidas e ônus reais"

Um erro comum de quem compra imóvel financiado é colocar o valor do financiamento na ficha "Dívidas e ônus reais". Essa ficha é específica para dívidas em que não há um bem como garantia (como um empréstimo pessoal, por exemplo).

No caso do imóvel, você deverá informar as prestações pagas sempre na ficha de "Bens e direitos", dentro do campo "discriminação" do imóvel.

Atualize o valor do imóvel com as prestações pagas

Todos os anos que você estiver pagando o financiamento do imóvel, poderá acrescentar as parcelas pagas do financiamento ao valor do imóvel na declaração do IR daquele ano.

Essa é umas das poucas situações que a Receita Federal permite atualizar o valor do imóvel na declaração do IR. Aproveite a oportunidade pois, na hora de vendê-lo, isso significará menos imposto a pagar sobre o lucro do negócio.

Veja como declarar imóvel vendido em 2019

Se você vendeu um imóvel em 2019, detalhe todo o negócio na "Discriminação", especialmente o nome e CPF do comprador e as condições de pagamento.

No campo "Situação em 31/12/2018" use o mesmo valor que foi declarado no ano passado. E no campo "Situação em 31/12/2019" coloque valor zero.

Não se esqueça também de preencher o programa GCAP 2019, caso tenha obtido lucro (ganho de capital) com a venda do bem para apurar o imposto a pagar.

Fonte: UOL

 



Compartilhe

  • Tags