Em 02/10/2019

Anoreg/MT: Registrador de Nova Ubiratã (MT) profere palestra sobre regularização fundiária


O registrador de imóveis, Bruno Becker, proferiu palestra sobre o tema “Regularização Fundiária rural e estudo de caso – uma experiência Diamantinense no âmbito urbano” durante o “VI Encontro Regional de Notários e Registradores de Mato Grosso”.


O registrador de imóveis do 1º Ofício de Nova Ubiratã, Bruno Becker, proferiu palestra sobre o tema “Regularização Fundiária rural e estudo de caso – uma experiência Diamantinense no âmbito urbano” durante o “VI Encontro Regional de Notários e Registradores de Mato Grosso”, realizado em Tangará da Serra no último sábado e domingo (28 e 29 de setembro).

Ele falou sobre os efeitos positivos que a regularização fundiária gera como, por exemplo, fortalecer a base econômica do Estado; fomentar a circulação de capitais no município; viabilizar ao agricultor familiar o acesso ao crédito necessário para o investimento no setor produtivo; aumentar a renda per capita do agricultor familiar, e geração de emprego e renda para os pequenos municípios.

Abordou o passo a passo da regularização, pontuando que o primeiro é o mapeamento da informalidade, seguido de diagnóstico da informalidade, definição do instrumento jurídico adequado para a regularização, georreferenciamento da propriedade rural, e atender o procedimento cabível no caso concreto.

Citou as ferramentas de regularização, destacando a criação de comissão de assuntos fundiários em âmbito municipal; o georreferenciamento e a certificação – Incra (Sigef); a carta de anuência do Intermat; e o princípio da conservação do registro: convalidação do vício do título pelo decurso do tempo.

Por fim, debateu diversos artigos dos provimentos tanto nacional quanto estadual que regulamentam a matéria.

Fonte: Anoreg/MT



Compartilhe