BE4609

Compartilhe:


BE4609 - ANO XIV - São Paulo, 15 de Dezembro de 2016 - ISSN1677-4388

versão para impressão
IRIB de Todos - a casa do registrador imobiliário!
A poucos dias do término da gestão IRIB DE TODOS, iniciada em janeiro de 2015, o presidente João Pedro Lamana Paiva envia uma mensagem especial aos registradores de imóveis brasileiros

Oficial do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS, Lamana relembra os ideais que nortearam sua administração, agradece aos colegas colaboradores e destaca a valorização da marca IRIB como a maior conquista. “Espero que meu legado seja a perseverança, em não desistir nunca do objetivo traçado; a transparência, em manter clareza nas ações e relações”, afirma. 

“No ano de 2014, estava exercendo a função de vice-presidente do IRIB, quando meus colegas me convidaram para a importante missão de presidir a instituição no biênio 2015/2016, um valoroso compromisso que me foi proposto sem que previamente o tivesse cogitado.

Sou registrador imobiliário, e esta é a minha vocação. Defender os direitos da classe e trabalhar pelo seu desenvolvimento são os meus maiores ideais, desde o início de minha carreira. Assumir a presidência desta grandiosa entidade foi uma honra.

A gestão “IRIB DE TODOS” apresentou aos registradores imobiliários seu programa de trabalho, empenhando-se no alcance dos objetivos traçados e principalmente em enaltecer a instituição que é nossa e não somente de uma pessoa.

A perseverança foi o nosso sustentáculo, mesmo quando colegas da própria classe insistiam em não acreditar que estávamos evoluindo. Particularmente, posso dizer o quão é difícil conciliar interesses tão díspares e trabalhar pelo consenso, mas perseverei na missão de dirigir a mais importante instituição do Direito Registral Imobiliário da América Latina. Sinto-me gratificado por isso.

Não me afastei da minha responsabilidade nem no momento mais crítico, quando minha saúde exigia cuidados e pausa na rotina intensa de compromissos. Além do apoio dos amigos, dos meus colaboradores da 1ª Zona de Registro de Imóveis de Porto Alegre, contei com a compreensão e força de minha família. Vencemos juntos.

Formamos nesta gestão do instituto uma equipe que contou com muitos colegas e colaboradores de grande relevância intelectual e profissional, a qual alcançou êxito na condução dos melhores rumos para a classe registral imobiliária. Obrigado a todos!

No árduo trabalho que se apresentou, tivemos muitas conquistas. A que considero de maior expressão foi a valorização da marca IRIB, a qual é sinônimo de eficiência e confiabilidade.

Dentre toda a atividade desempenhada, espero que o meu legado seja a perseverança, em não desistir nunca do objetivo traçado; a transparência, em manter clareza nas ações e relações; e a fé em Deus, que é o que me fortalece e me faz prosseguir independentemente das adversidades apresentadas no caminho.

Desejo que todos tenham um Natal abençoado e um 2017 de muitas conquistas.
 

JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA
Presidente do IRIB

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 15.12.2016

Encontros de 2015 e 2016 foram marcados pela qualidade das programações e intensa participação dos registradores imobiliários
Ao todo, foram realizados dois encontros regionais, dois nacionais, um evento internacional e dois dedicados ao registro eletrônico de imóveis

A gestão IRIB DE TODOS proporcionou à classe registral imobiliária eventos de grande qualidade técnica e que tiveram a total acolhida de registradores de imóveis e demais públicos interessados nos temas das programações. Foram realizados dois encontros regionais, dois nacionais, um seminário e um workshop exclusivo para a discussão do registro eletrônico de imóveis. Para fechar, um evento internacional que reuniu palestrantes do Brasil, Portugal, Espanha e Chile.

Belém do Pará sediou o regional de 2015. Apesar de estar no extremo norte do país, a cidade recebeu 174 participantes de 18 unidades da federação. Experientes e estudiosos registradores imobiliários, além de especialistas convidados, conduziram com maestria a exposição e debates de temas como alienação fiduciária, condomínio de lotes, registro eletrônico de imóveis, entre outros.  Em agosto de 2016, Goiânia/GO foi sede do 35º Regional do IRIB, que teve dimensões de um nacional: 413 congressistas de 19 estados e do Distrito Federal. A programação contemplou temas como princípio da concentração da matrícula, novo Código de Processo Civil, sucessões – inventários extrajudiciais, georreferenciamento.



Os Encontros nacionais foram históricos pela qualidade da programação científica e pelo grande interesse dos participantes, que mantiveram as plenárias lotadas todos os dias. Novamente, a maioria dos temas foi apresentada por mestres do Direito Imobiliário, que também são oficiais do Registro de Imóveis. Aracaju/SE recebeu o 42º do Encontro Nacional, com 300 participantes de 22 estados e do DF. A temática principal foi o registro eletrônico, mas o IRIB proporcionou o reencontro com palestrantes que há muito tempo não figuravam nas programações, como Luciano Passarelli e Marcelo Augusto Santana de Melo, além de grandes professores do Registro de Imóveis, por exemplo Francisco Rezende, Sérgio Jacomino,  Flauzilino Araújo dos Santos, Henrique Ferraz de Mello e Luiz Egon Richter. O Encontro Nacional de 2016 não foi diferente. Realizado em Salvador/BA, no mês de setembro, a 43ª edição Encontro reuniu um total de 386 participantes de 23 estados e do Distrito Federal, sendo um total de 87 somente do Estado da Bahia. A programação reuniu os temas mais importantes da atualidade: 16 palestras e duas sessões do tradicional Pinga-Fogo.

Por fim, o IRIB proveu  o XI Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol-Chileno de Direito Registral Imobiliário. Florianópolis, em Santa Catarina, foi escolhida para receber o evento, que contou, pela primeira vez, com a participação do Chile. Cerca de cem congressistas, dos quatro países, participaram da edição que marcou o transcurso de uma década de existência do Seminário. Foram verdadeiras aulas de Direito Comparado com as presenças de Mónica Jardim, Madalena Teixeira (Portugal), Sergio Saavedra e Enrique Maside (Espanha), Yamil Abraham Najle Alée (Chile), além de grandes palestrantes brasileiros.


 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 15.12.2016

CSM/SP: Doação – Município para União. Escritura Pública – necessidade
O registro da doação de imóvel do Município para a União depende de escritura pública e do pagamento dos respectivos emolumentos

O Conselho Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (CSM/SP) julgou a Apelação nº 0020409-22.2014.8.26.0320, onde se decidiu que o registro da doação de imóvel do Município para a União depende de escritura pública e do pagamento dos respectivos emolumentos. O acórdão teve como Relator o Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças e o recurso foi, por unanimidade, julgado improvido.

O caso trata de apelação interposta em face de sentença que julgou procedente dúvida e impediu o registro de certidão de contrato de doação, com encargo, feita pelo Município para a União. De acordo com o Oficial Registrador, para o pretendido registro, é necessária a escritura pública e o recolhimento dos respectivos emolumentos. Em suas razões recursais, a apelante alegou, inicialmente, a incompetência da Justiça Estadual, dado o interesse da União. Quanto ao mérito, afirmou que o art. 74 do Decreto-Lei nº 9.760/46 permite a dispensa da escritura pública para a aquisição de imóveis pela União que, por sua vez, é isenta do pagamento de emolumentos.

Íntegra da decisão

Leia mais 

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB

Carta de Arrematação. Usufruto – vigência.
Questão esclarece dúvida acerca do registro de Carta de Arrematação.

Nesta edição do Boletim Eletrônico esclarecemos dúvida acerca do registro de Carta de Arrematação. Veja nosso posicionamento sobre o assunto:

Pergunta: Tenho matriculado um imóvel com indicações da nua propriedade ser de determinada pessoa, e o usufruto de outra. A plena propriedade desse bem encontra-se hipotecada em favor de um determinado banco, tendo como hipotecantes tanto o nu proprietário, como o usufrutuário. Foi apresentada uma Carta de Arrematação envolvendo o imóvel todo. Pode ela ser registrada, incluindo-se, aí, o usufruto?

Veja a resposta
 

Seleção: Consultoria do IRIB.
Fonte: Base de dados do IRIB Responde.
Comentários: Equipe de revisores técnicos.

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: João Pedro Lamana Paiva ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
João Pedro Lamana Paiva (presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e vice-presidente para o Estado de Minas Gerais); Ricardo Basto da Costa Coelho (membro do Conselho Deliberativo); José Augusto Alves Pinto (vice-presidente para o Estado do Paraná); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (vice-presidente para o Estado de São Paulo); Luiz Egon Richter (diretor Legislativo); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (representante do IRIB para o Estado do Maranhão).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br



Últimos boletins



Ver todas as edições