BE4413

Compartilhe:


BE4413 - ANO XIV - São Paulo, 03 de Dezembro de 2014 - ISSN1677-4388

versão para impressão
Associados do IRIB elegem nova diretoria para o biênio 2015-2016
João Pedro Lamana Paiva e Francisco Ventura de Toledo foram eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente

Na tarde do dia 1º de dezembro, segunda-feira, aconteceram as eleições do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB. A chapa IRIB DE TODOS, a única inscrita no pleito, recebeu um total de 478 votos. A apuração ocorreu na sede do IRIB, na capital paulista e o resultado foi proclamado às 17 horas. Foram eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, os registradores de imóveis João Pedro Lamana Paiva (RS) e Francisco Ventura de Toledo (SP).

Completam a Diretoria Executiva eleita os seguintes registradores: Frederico Jorge Vaz de Figueiredo Assad (SP), secretário geral; Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza (RJ), 1º secretário; Vanda Maria de Oliveira Penna Antunes da Cruz (SP), tesoureira geral; Sérgio Busso (SP), 1º tesoureiro; Jordan Fabrício Martins (SC), diretor Social e de Eventos.

À noite, registradores de imóveis e convidados de todo o Brasil participaram do jantar de posse da nova diretoria, no salão do Meliá Paulista, em São Paulo/SP. Participaram da cerimônia a registradora de imóveis em Poxoréu/MT e presidente da Anoreg-MT, Maria Aparecida Bianchin; a presidente da Arpen-RS, Joana D'arc Malheiros; o presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil, Paulo Rêgo; o presidente eleito, João Pedro Lamana Paiva; o presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho; o vice-presidente eleito, Francisco Ventura de Toledo; o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Mário Pazutti Mezzari; e o presidente da Arisp, Flauzilino Araújo dos Santos.

De acordo com o programa de trabalho da diretoria eleita, o IRIB terá como meta prioritária o fomento, o desenvolvimento e a aplicação do registro eletrônico, concentrando esforços para que a implantação da Central Nacional de Indisponibilidades e do Sistema de Registro Eletrônico (Sinter) venha a ser uma realidade nacional disponibilizada pelos mais de 3.600 registradores imobiliários brasileiros. Para alcançar o registro eletrônico em nível nacional, a nova diretoria buscará a filiação de novos registradores e, para isso, contará com a colaboração primordial dos vice-presidentes estaduais na busca da unidade nacional.

Chapa IRIB DE TODOS

Programa de trabalho

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 03.12.2014

 

 

“Hoje, podemos afirmar que o IRIB é a principal instituição que representa os registradores imobiliários no país, com respeito e apoio das demais entidades estaduais de representação da classe. Nossa marca se tornou conhecida em todas as esferas de poder e fomos chamados a dialogar com representantes do Judiciário, Legislativo e Executivo. (...) Entrego o meu cargo ciente de que não fugi das batalhas. Somente conseguimos executar o programa de trabalho proposto, porque, desde o primeiro instante, eu me cerquei de competentes colaboradores. Por mais presidencialista que seja o nosso Instituto, ninguém consegue exercer a presidência de modo isolado. Contei, em todos os momentos dessa caminhada, com o apoio incondicional dos meus colegas da Diretoria Executiva, entre eles o meu vice-presidente, João Pedro Lamana Paiva. Ricardo Basto da Costa Coelho

Íntegra do discurso
 
“Agradeço imensamente aos eleitores que depositaram sua confiança no grupo formado para exercer a dirigência da entidade neste biênio de 2015/2016, chancelando a nossa proposta de trabalho, sem o que não teríamos a legitimidade suficiente para a concretização dos projetos pretendidos e para o enfrentamento dos embates que, com certeza, se irão apresentar ao longo do caminho. (...) Quando definimos nossa candidatura à presidência da entidade nacional de representação dos registradores imobiliários, designamos nossa chapa como “IRIB de Todos” e essa denominação é plena de significado no sentido de buscar a mais completa inclusão dos registradores imobiliários no seio de sua categoria, tenha a serventia a magnitude que tiver, esteja ela no mais remoto ponto do território brasileiro; não importa! O que precisamos ter é uma política institucional abrangente e valorizadora dos mais legítimos interesses dos associados no fortalecimento de nossa unidade nacional”. João Pedro Lamana Paiva

Íntegra do discurso

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 03.12.2014

Reunião de diretoria do IRIB discute ações para a próxima gestão
Registradores de 14 estados compareceram no dia 2/12 para apresentação das metas prioritárias da chapa IRIB DE TODOS

Na manhã de ontem (2/12), integrantes da Diretoria Executiva e dos Conselhos  do IRIB, eleitos para o biênio 2015-2016, participaram da primeira reunião de trabalho, coordenada pelo próximo presidente, o titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS; e pelo atual presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho.

Durante a reunião, o presidente eleito, Lamana Paiva, teve a oportunidade de detalhar cada uma das propostas do programa de trabalho da chapa, ressaltando a importância do engajamento  dos vice-presidentes estaduais do IRIB para o alcance das metas, entre elas a expansão do quadro de associados.

Foram discutidas as ações para alavancar o registro eletrônico de imóveis em todo o país, uma das prioridades da nova diretoria. Também foi destacado que as atividades dos grupos de trabalho terão prosseguimento e que serão ampliadas para que o IRIB possa participar da discussão  de todas as questões de interesse da classe registral imobiliária. Foi deliberado, ainda, que a Diretoria Executiva realizará  reuniões  a cada dois meses, sempre em  estados diferentes, como forma de difundir o trabalho do IRIB em todas as regiões do país. O calendário de eventos do Instituto também foi definido.

Participaram da reunião os seguintes registradores: Francisco Ventura de Toledo (SP), Francisco José Rezende dos Santos (MG), Sérgio Busso (SP), Mario Pazutti Mezzari (RS) Luiz Egon Ritcher (RS), Maria do Carmo Rezende Campos Couto (SP), Valdecy José Gusmão da Silva Júnior (PE), José de Arimatéia Barbosa (MT), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (MT), Eduardo Augusto (SP), José Augusto Alves Pinto(PR), Rubens Pimentel Filho (ES), Frederico Jorge Vaz de Figueiredo Assad (SP), Leonardo Monçores Vieira (RJ), Eduardo Sócrates Castanheira Sarmento Filho (RJ), Hélio Egon Ziebarth (SC), Ricardo Gonçalves (MA), Estelita Nunes de Oliveira (SE), Alexandre Rezende Pellegrini (MS), Cleomar Carneiro de Moura (PA), Kaison Neves de Freitas (GO) e Juan Pablo Correa Gossweiter (MT).

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 03.12.2014

Procedimento de Dúvida. Título – regularização.
Questão esclarece acerca da regularização de título no decorrer do procedimento de suscitação de dúvida.

Nesta edição do Boletim Eletrônico esclarecemos dúvida acerca da regularização de título no decorrer do procedimento de suscitação de dúvida. Valendo-se dos ensinamentos de João Pedro Lamana Paiva e Eduardo Sócrates Castanheira Sarmento Filho, veja como o tema foi abordado:
 
Pergunta: Uma vez suscitada dúvida nos termos do art. 198 e seguintes da Lei de Registros Públicos, é possível a regularização do título no decorrer deste procedimento?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB.
Fonte: Base de dados do IRIB Responde.
Comentários: Equipe de revisores de técnicos

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (representante do IRIB para o Estado do Maranhão). 

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução 

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

 



Últimos boletins



Ver todas as edições