BE35
Compartilhe:
REGISTRO DE CONTRATO: NEM O DECOM INDICA
Entre os inúmeros cuidados que o consumidor deve ter na hora de adquirir um imóvel não está o registro do contrato de compromisso de compra e venda, pelo menos para o DECOM - PROCON de Fortaleza, Ceará. O site que os dois órgãos de proteção ao consumidor assinam conjuntamente foi desenvolvido por Alexandre Holanda e Ricardo Maia (Promotor de Justiça e
Coordenador-geral do DECOM) e dedica um ítem inteiro à compra de imóveis. Se a introdução começa bem (" Para comprar um imóvel na planta, o primeiro passo é ir ao Registro de Imóveis da região e procurar o memorial de Incorporação..."), o mesmo não se pode dizer da seção que trata da venda e compra de um imóvel na planta ou em contrução. O "lembrete" diz apenas que "é necessário, por lei, que a sua documentação seja arquivada pelo Incorporador no Cartório de Registro de Imóveis local. Este procedimento assegura direitos de quem compra um imóvel que não esteja pronto quando da assinatura do contrato." Será? E o registro do contrato? Parece que nem o recente caso da Encol, revelando a tragédia de 42 mil famílias de compradores de imóveis que ficaram sem ter como reclamar seus direitos na Justiça, alertou as autoridades em defesa do consumidor para a importância da segurança jurídica obtida através do registro. (Confira toda as recomendações DECOM/PROCON no site www.decom.ce.gov.br)
MST MUDA TÁTICA
O MST está adotando nova tática de ocupação de terras inaugurada com a invasão da Fazenda Engenho D'Água, em Porto Feliz (SP), no último dia 7. O objetivo é criar cinturões agrícolas próximos às capitais para combater o desemprego nos grandes centros urbanos e abastecer as grandes cidades. (O Globo - 22/2)
DEFESA DE RESERVA INDÍGENA
A Polícia Federal, a Fundação Nacional do Índio e o Ministério da Justiça estudam a retirada de garimpeiros ilegais da aldeia Paapiú, dentro da reserva Ianômami, em Roraima. Estima-se que haja pelo menos 200 garimpeiros irregularmente na região. (Correio Braziliense - 22/2)
STF RECEBE 6.466 NOVOS PROCESSOS
O Supremo Tribunal Federal distribuiu, neste início de ano, 6.466 novos processos aos seus 11 ministros. (Cada ministro do Supremo recebeu, em média, 600 novos casos para examinar). O maior volune (3.743) é de agravo de instrumento, ou seja, recurso apresentadocontra decisão de presidente de outro tribunal que negue o encaminhamento de recurso extraordinário ao Supremo. O segundo maior número de novos processos apresentados ao Supremo (2.385) é de recurso extraordinário contra decisão judicial, tratado, lei federal, lei estadual ou ato de governo local que contrarie a Constituição. No ano passado o STF distribuiu aos 11 ministros um total de 50.263 processos e julgou 51.086 ações. (www.stf.gov.br - 22/2)
STJ: BRADESCO DESISTE DE AÇÃO
Temendo que seja firmada jurisprudência favorável à redução das parcelas, o banco Bradesco entrou com um pedido de desistência na ação que poderia definir o índice a ser usado na correção das prestações da casa própria. O Superior Tribunal de Justiça já havia iniciado o julgamento que regulamentaria o Índice de Preços ao Consumidor - IPC (84,32%), ou o Bônus do Tesouro Nacional Fiscal - BTNF (3,2%), como ideal para o reajuste do Sistema Financeiro da Habitação. (www.stj.com.br - 19/2)
SITE DO IRIB INAUGURA SISTEMA DE PESQUISA
Ainda em fase de testes, todo o site do IRIB está sendo indexado para maior conforto e precisão para todos os usuários do espaço eletrônico. Segundo o coordenador de informática do IRIB/ANOREG-SP, Sérgio Jacomino, "a indexação das páginas do IRIB se tornou imperiosa em virtude do volume de informações que já reúne. Diariamente são produzidas notícias e informações que se perdem entre as várias seções e informações que o site coleciona". Ainda segundo Jacomino, a idéia é extender o sistema de busca ao site da ANOREG-SP, "permitindo ao consulente consultar as bases de dados das duas entidades, fornecendo uma informação rápida e precisa".
Funcionando de maneira experimental, o novo serviço pode ser conhecido na página inicial do IRIB.
Últimos boletins
-
BE 5892 - 14/08/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | Instrução Normativa ICMBIO n. 24, de 12 de agosto de 2025 | ANOREG/BR e CNR publicam Nota Oficial | CN-CNJ e ONR oferecem capacitação para CNIB 2.0 | Procedimento para aferição da invalidez de Tabeliães e Registradores é regulamentado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Despejo extrajudicial e consignação de chaves: O que propõe o PL 3.999/20? – por Elisa Junqueira Figueiredo e Victória Soranz | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5891 - 13/08/2025
Confira nesta edição:
IRIB e JUSPREV fecham Convênio de Adesão ao Plano de Benefícios Previdenciários | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | CNJ suspende PL que permitiria que pessoas sem formação em Direito assumissem Serventias em Tocantins | CASP aprova substitutivo de PL que dispõe sobre acesso de cidadão a informações sobre imóveis públicos | STJ No Seu Dia: podcast abordou a responsabilidade pelo pagamento das taxas condominiais de imóvel não registrado | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | A vulnerabilidade do certificado Gov.br e o papel dos Cartórios como guardiões da segurança na era digital – por Moema Locatelli Belluzzo e Fabiana Aurich | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5890 - 12/08/2025
Confira nesta edição:
IRIB DISPONIBILIZA FOTOS DO L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Revista de Direito Imobiliário: já está aberto o prazo para envio de trabalhos para edição do 1º semestre de 2026! | Raio-X dos Cartórios: mais de 95% das Serventias são ocupadas por titulares | Permuta entre incorporadoras e proprietários alerta setor imobiliário | CNJ divulga relação de projetos que receberão Menção Honrosa no Prêmio Solo Seguro | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Alienação fiduciária e locação de imóveis – por Wallace Bonfim Santa Cecilia | Jurisprudência do TJTO | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Promessa de compra e venda. Promitente comprador falecido. Espólio – adquirente – escritura definitiva. Título hábil.
- Regularização fundiária. Doação pelo Poder Público. Separação judicial. Outorga uxória – suprimento judicial. Interesse público.
- Procedimento para aferição da invalidez de Tabeliães e Registradores é regulamentado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás