BE499
Compartilhe:
Registro Civil do Brasil em movimento:
Jaime Araripe é reeleito presidente da Arpen-BR
Com o apoio da Arpen-SPe de forma unânime Jaime Araripe foi reeleito presidente da Arpen-BR em reunião realizada na sede da entidade paulista, no último dia 17 de junho.
Congratulando-se com os registradores civis brasileiros pela eleição do colega Jaime Alencar Araripe, o registrador paulistano e Presidente do Irib, Sérgio Jacomino, manifestou seu apoio à chapa encabeçada pelo colega cearense, enfatizando a importância de se estabelecer vínculos e canais de comunicação entre as várias especialidades dos serviços notariais e registrais brasileiros.
Segundo Jacomino, "os registradores e notários brasileiros devem buscar a harmonização de seus interesses comuns, compartilhando recursos técnicos e políticos para fazer frente às crescentes investidas que esses profissionais experimentam, seja em virtude de ignorância e desconhecimento da importância dessas atividades, seja em decorrência de má-fé e até oportunismo político". Nas palavras do Presidente do Irib "a eleição de um colega especialmente preparado, técnica e culturalmente, pode representar um ganho de excepcional valor nos contatos que devem ser aprofundados com os órgãos da administração pública. Jaime Araripe é um colega culto, articulado politicamente, tem uma visão estratégica que pode nos auxiliar nas várias frentes de batalha que travamos diuturnamente para a valorização profissional dos notários e registradores brasileiros".
"A Arpen-SP sempre esteve ao lado das iniciativas de Jaime Alencar Araripe e o apóia, unida, valorizando seu trabalho e sua reeleição”, declarou o Oficial de RCPN do 26º Subdistrito da Capital - Vila Prudente, Antônio Guedes Neto, que também ocupa o cargo de vice-presidente da Arpen-SP.
Além de Guedes, Mateus Brandão Machado, Oficial de RCPN e de Tutelas e Interdições da Comarca de Diadema e Lázaro da Silva, Oficial de RCPN do 2º Subdistrito da Comarca de São Bernardo do Campo, assumiram cargos na nova diretoria da Arpen-BR.
Na foto acima, vemos (da esquerda para a direita) Antonio Guedes Neto (26º Subdistrito de Vila Prudente - SP), Elza de Faria Rodrigues (Potunduva - SP), Lúcia Regina de Mello (1º Subdistrito de Santo André - SP), Sérgio Jacomino (5 Registrador Imobiliário de SP e Presidente do IRIB), Jaime de Alencar Araripe Júnior (Presidente da ArpenBR - Registrador Civil em Fortaleza - CE), Oscar Paes de Almeida Filho (2º Subdistrito de Ribeirão Preto - SP e Presidente da ARPEN-SP), Nino Canani (RS), Matheus Brandão Machado (Diadema - SP), Gilce Galindo de Lima (Mauá), Carlos Fernando (6º Oficio de Porto Alegre - RS), Lázaro da Silva (2º Subdistrito de São Bernardo do Campo - SP e Diretor de Informática da ArpenSP).
Desenvolvimento urbano em pauta: Tribunal de Alçada Criminal de SP abre suas portas a urbanistas e civilistas
Amanhã, 21 de junho de 2002, a partir das 15h., no Plenário do TACRIM - Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, situado no Fórum João Mendes Júnior - 13º andar - Praça João Mendes, Aser Cortines Peixoto Filho estará proferindo conferência sobre o tema desenvolvimento urbano, que pode interessar aos profissionais que atuam na área imobiliária.
O convite é formulado pelo Magistrado José Renato Nalini, Vice-Presidente daquela A. Corte, especialmente dirigida aos registradores e notários brasileiros, além dos assinantes deste Boletim que atuam na área do direito urbanístico e civil.
O conferencista ASER CORTINES PEIXOTO FILHO é Diretor de Desenvolvimento Urbano da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, já exerceu as seguintes atividades:
Superintendente de Negócios Institucionais da Caixa Econômica Federal - RJ
Gerente de Saneamento e Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal - RJ
Assessor da Assessoria Técnica da Presidência do Banco Nacional de Habitação
Coordenador da Assessoria de Pesquisa do Banco Nacional de Habitação
Atualmente:
Professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal Fluminense
Conferencista da COPPE/UFRJ, EJAP-FGV/RJ, ISEGFGV;RJ, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e Escola Nacional da Habitação e Poupança
Público-alvo: Juízes, Promotores de Justiça, Registradores, Notários, Urbanistas, Advogados de negócios Imobiliários.
Convite aberto a todos os interessados.
Parcelamento Irregular do Solo Urbano - prevenção e regularização - Ministério Público de SP instaura audiência pública
A Promotoria de Justiça de Garulhos (SP), através do Dr. Marcelo Duarte Daneluzzi, estará debatendo em audiência público, com todos os interessados, o tema parcelamento irregular do solo urbano: prevenção e regularização, no próximo dia 21 de junho, a partir das 8:30h. na Câmara Municipal de Guarulhos, situada na Praça Getúlio Vargas, s/n., centro.
Convidado a participar do evento, o Presidente do Irib, Dr. Sérgio Jacomino, estará manifestando-se sobre o tema da regularização e seus reflexos no registro imobiliário, na qualidade de expositor, objetivando a coleta de dados e informações que possam subsidiar e identificar prioridades que comporão o Programa de Atuação da Promotoria de Justiça.
Últimos boletins
-
BE 5892 - 14/08/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | Instrução Normativa ICMBIO n. 24, de 12 de agosto de 2025 | ANOREG/BR e CNR publicam Nota Oficial | CN-CNJ e ONR oferecem capacitação para CNIB 2.0 | Procedimento para aferição da invalidez de Tabeliães e Registradores é regulamentado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Despejo extrajudicial e consignação de chaves: O que propõe o PL 3.999/20? – por Elisa Junqueira Figueiredo e Victória Soranz | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5891 - 13/08/2025
Confira nesta edição:
IRIB e JUSPREV fecham Convênio de Adesão ao Plano de Benefícios Previdenciários | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | CNJ suspende PL que permitiria que pessoas sem formação em Direito assumissem Serventias em Tocantins | CASP aprova substitutivo de PL que dispõe sobre acesso de cidadão a informações sobre imóveis públicos | STJ No Seu Dia: podcast abordou a responsabilidade pelo pagamento das taxas condominiais de imóvel não registrado | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | A vulnerabilidade do certificado Gov.br e o papel dos Cartórios como guardiões da segurança na era digital – por Moema Locatelli Belluzzo e Fabiana Aurich | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5890 - 12/08/2025
Confira nesta edição:
IRIB DISPONIBILIZA FOTOS DO L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Revista de Direito Imobiliário: já está aberto o prazo para envio de trabalhos para edição do 1º semestre de 2026! | Raio-X dos Cartórios: mais de 95% das Serventias são ocupadas por titulares | Permuta entre incorporadoras e proprietários alerta setor imobiliário | CNJ divulga relação de projetos que receberão Menção Honrosa no Prêmio Solo Seguro | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Alienação fiduciária e locação de imóveis – por Wallace Bonfim Santa Cecilia | Jurisprudência do TJTO | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Promessa de compra e venda. Promitente comprador falecido. Espólio – adquirente – escritura definitiva. Título hábil.
- Regularização fundiária. Doação pelo Poder Público. Separação judicial. Outorga uxória – suprimento judicial. Interesse público.
- Procedimento para aferição da invalidez de Tabeliães e Registradores é regulamentado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás