BE652
Compartilhe:
Audiência Pública I – Cédula de Crédito imobiliário - roteiro prático para o registrador
No último dia 21 de março, a partir das 10h., reuniram-se os membros do Conselho Jurídico do Instituto e diretores convidados para apreciação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Audiência Pública I, que teve por tema a Cédula de Crédito Imobiliário - CCI.
Estiveram presentes os Srs. Dr. Ademar Fioranelli, membro do Conselho de Ética e Editorial do IRIB, Dr. Alexandre Assolini Mota, Gerente Jurídico da CIBRASEC, Dr. Carlos Eduardo Fleury, Superintendente da ABECIP, Dr. Flauzilino Araújo dos Santos, Diretor de Publicidade e Divulgação do IRIB, Dr. Hélio Lobo Júnior, Conselheiro Jurídico do IRIB, Dr. José de Mello Junqueira, Conselheiro Jurídico do IRIB, Dr. José Simão, Tesoureiro Geral do IRIB, Dr. Lincoln Bueno Alves, Vice-Presidente do Irib - SP, Dra. Maria Helena Leonel Gandolfo, Conselheira Jurídica do IRIB, Dra. Miriam de H. Vasconcellos, Vice-Presidente do Irib - PE, Dr. Manoel Carlos de Oliveira, 2º Tesoureiro do IRIB, Dr. Pedro Klumb, Presidente do SFI – Serviços Financeiros Imobiliários e Sérgio Jacomino, Presidente do IRIB.
Os trabalhos desenvolvidos até aqui apontam para uma convergência de entendimentos entre os juristas consultados. Esse trabalho de compilação e estudos redundará na publicação de roteiro de procedimentos padrão para as CCI´s, com vistas a se tornar referência para a prática dos registradores imobiliários brasileiros.
Como salientado na abertura dos trabalhos pelo Sr. Presidente, "o desafio do Irib aponta para uma necessária auto-regulação da atividade registral no pais, tendo em vista a inexistência de um órgão federal para regulação harmônica de procedimentos registrais. A proposta do Irib não visa a substituir ou suprimir fontes tradicionais de regulação estadual de procedimentos e práticas registrais. Ao contrário, pretende não só influir positivamente na regulação administrativa de tais procedimentos, como estará permanente aberto para agregar, às suas próprias conclusões, outras que melhor enfrentem o desafio de tornar harmônico e homogêneo o procedimento de registro no país", afirmou Jacomino.
De fato, o mercado está a exigir uma pronta resposta dos registradores imobiliários para que os negócios imobiliários possam ser impulsionados, ganhando agilidade e agregando a maior segurança jurídica possível.
A instauração de uma audiência pública inspirou-se no fato de que, desde o advento da MP. 2223/2001, os registradores imobiliários não estavam perfeitamente informados sobre a aplicação da novel lei, gerando interpretações assimétricas e conflitantes, causando um efeito negativo para a desejável circulação célere do crédito.
Ouvindo os especialistas, dialogando com os registradores e notários, hoje é possível dizer que o Irib tem condições de assumir a posição de indicar um caminho seguro para a prática dos atos respectivos no registro predial.
Próximos passos
O Irib estará redigindo a ata da reunião final da audiência pública I - CCI, publicando-a aqui mesmo, neste espaço, para apreciação final de todos os registradores e interessados na matéria.
Logo após estará editando o terceiro volume dos Cadernos de Prática Registral, inaugurados no Encontro de Natal de 2002.
Confira também:
Discussões sobre CCI chegam ao final
Irib publicará as conclusões dos trabalhos
Cédula de Crédito Imobiliário
roteiro prático para o registrador
Prática registral - Cédula de Crédito Imobiliário
E agora, como fazer?
Discussões sobre CCI chegam ao final
Registro - modelo descritivo X colunar e outras questões
Helvécio Duia Castelo
Modelo descritivo X colunar - a opção da LRP.
Sérgio Jacomino
Emissão da CCI não custodiada
Sérgio Jacomino
A emissão integral ou fracionária.
Sérgio Jacomino
Breves comentários sobre o significado e o alcance da expressão em forma narrativa
esculpida no art. 231, I, da Lei 6.015/73
Helvécio Duia Castello
Cédula de Crédito Imobiliário
João Pedro Lamana Paiva
CCI - considerações sobre os procedimentos
Maria Helena Leonel Gandolfo
CCI - considerações sobre os procedimentos de registro
José de Mello Junqueira
CCI - considerações sobre os procedimentos de registro
Ulysses da Silva
CCI - considerações sobre os procedimentos de registro
Gilberto Valente da Silva
CCI - considerações sobre os procedimentos de registro
Hélio Lobo Júnior - Juiz do TACiv de SP Aposentado e Consultor Jurídico do Irib
Narciso Orlandi Neto - Desembargador do TJSP aposentado e Consultor Jurídico do Irib
CCI - considerações sobre os procedimentos de registro
Alexandre Assolini Mota
Últimos boletins
-
BE 5979 - 12/12/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | ANOREG/BR publica matéria sobre relevância dos Cartórios na Regularização Fundiária | RIB emite Notas Técnicas sobre REURB, refinanciamento rural e assinaturas eletrônicas | CGJES veda criação de “sistema registral paralelo” | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A anticrese na reforma do Código Civil – por Eduardo Figueiredo Simões | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5978 - 11/12/2025
Confira nesta edição:
Parceria entre IRIB e JUSPREV oferece PLANJUS aos associados do Instituto | Provimento de Cartório desdobrado somente deve ocorrer por concurso público | Credor fiduciário tem direito de purgar a mora até o Auto de Arrematação do imóvel | Bem de Família: indisponibilidade pode ser decretada como medida cautelar em execução civil | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Formação em Direito Notarial e Registral para escreventes e colaboradores | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Consolidação definitiva do imóvel pelo credor fiduciário e a (des)necessidade de restituição do sobejo: Análise do conflito de entendimento entre a 3ª e 4ª turma do STJ – por Rafael Barros Emiliano de Almeida | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5977 - 10/12/2025
Confira nesta edição:
Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Portaria SGD/MGI n. 10.863, de 4 de dezembro de 2025 | Portaria SGD/MGI n. 10.864, de 4 de dezembro de 2025 | Imóvel rural em faixa de fronteira: PL sobre regularização é aprovado na Câmara dos Deputados | Senado Federal aprova PEC do Marco Temporal para demarcação de Terras Indígenas | Mutuários da CEF poderão contratar mais de um financiamento imobiliário | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Formação em Direito Notarial e Registral para escreventes e colaboradores | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Requisitos da usucapião e a possibilidade de pleito por herdeiros – por Edilson Santos da Rocha e Debora Cristina de Castro da Rocha | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Resultado definitivo do 2º ENAC é homologado pelo CNJ
- ARIBA promove evento sobre futuro do Registro de Imóveis e prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo
- Incorporação imobiliária. Casas geminadas. Lotes – terrenos distintos e não contíguos. Viabilidade.
