BE1829
Compartilhe:
Catedráticos da Universidade de Coimbra cumprem agenda de visitas em BH
Responsáveis por ministrar o curso preparatório para o ingresso na carreira de Notários e Registradores em Portugal, os membros do corpo diretivo do Centro de Estudos Notariais e Registrais da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, CENoR, Mónica Jardim e Rafael Reis, cumpriram agenda oficial em Belo Horizonte, antes de deslocaram-se para Ouro Preto, onde ministraram o primeiro módulo do Curso de Direitos Reais e Sistemas Registrais , para 106 alunos oriundos de dez estados brasileiros.
Os catedráticos portugueses, que vieram ao Brasil a convite do Irib e da Serjus, visitaram na tarde do dia 28/6/2005, a sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, onde foram recepcionados pelo assessor especial da presidência do TJ, Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza , acompanhados do vice-presidente da Serjus, Ari Pires e do registrador de Teresópolis/RJ, Eduardo Pacheco , responsável pelo convênio entre a Universidade de Coimbra e o Irib.
Ricardo Fiúza (assess. TJ-MG), Profª Mónica Jardim (CENoR), Eduardo Pacheco (registrador Teresópolis/RJ), Prof. Rafael Reis (CENoR) e Ari Álvares Pires Neto (vice-presidente da Serjus)
“A vinda dos professores Mónica Jardim e Rafael Reis ao nosso País promove um importante intercâmbio de conhecimentos. Quando se trata da Universidade de Coimbra, esta importância cresce porque a história de Minas e do Brasil está ligada a esta Universidade. Vale lembrar que os grandes inconfidentes brasileiros e portugueses vieram para cá com ideais de justiça e liberdade”, opinou o assessor especial da presidência do TJ, Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza.
Ricardo Fiúza (assess. TJ-MG), presenteia os professores do CENoR, Rafael Reis e Mónica Jardim
Convidados internacionais do Irib e da Serjus são prestigiados pela UFMG
Em seguida, cumprindo agenda de visitas em Belo Horizonte, os catedráticos também foram recebidos na Faculdade de Direito da UFMG, onde fizeram um tour pelas instalações e visitaram o memorial da faculdade, que abriga obras anteriores a 1920, em sua maior parte doadas pelo jornalista e mecenas Assis Chateaubriand. Eles foram recepcionados pelo diretor da Faculdade de Direito da UFMG, Aluízio Gonzaga , que declarou: “Os professores da Universidade Coimbra vieram ao Brasil tratar de uma matéria importantíssima para os cartórios brasileiros, que é o Direito Notarial e Registral. É preciso que se estude muito esta matéria para praticá-la bem no dia-a-dia da profissão de notários e registradores”.
Mónica Jardim, Ari Álvares Pires Neto, Rafael Reis, Eduardo Pacheco e Prof. Aluízio Gonzaga (UFMG)
Eduardo Pacheco acompanha Mónica Jardim e Rafael Reis em visita à biblioteca da Faculdade de Direito da UFM
Últimos boletins
-
BE 5980 - 15/12/2025
Confira nesta edição:
IRIB divulga link para AGO 2025 | SREI: ONR apresenta avanços da Fase 4 | Resultado definitivo do 2º ENAC é homologado pelo CNJ | CNB/CF elege novo Presidente para gestão nos próximos anos | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | É possível regularizar a minha fração ideal? Quando a estremação urbana é uma opção – por Dayana Fernanda Machado | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5979 - 12/12/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | ANOREG/BR publica matéria sobre relevância dos Cartórios na Regularização Fundiária | RIB emite Notas Técnicas sobre REURB, refinanciamento rural e assinaturas eletrônicas | CGJES veda criação de “sistema registral paralelo” | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A anticrese na reforma do Código Civil – por Eduardo Figueiredo Simões | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5978 - 11/12/2025
Confira nesta edição:
Parceria entre IRIB e JUSPREV oferece PLANJUS aos associados do Instituto | Provimento de Cartório desdobrado somente deve ocorrer por concurso público | Credor fiduciário tem direito de purgar a mora até o Auto de Arrematação do imóvel | Bem de Família: indisponibilidade pode ser decretada como medida cautelar em execução civil | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Formação em Direito Notarial e Registral para escreventes e colaboradores | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Consolidação definitiva do imóvel pelo credor fiduciário e a (des)necessidade de restituição do sobejo: Análise do conflito de entendimento entre a 3ª e 4ª turma do STJ – por Rafael Barros Emiliano de Almeida | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- 90 anos: Serjus-Anoreg/MG lança site e logomarca celebrando fase de modernização da entidade
- ONR homenageia Comitê de Normas Técnicas do SREI pela modelagem de dados do Registro Eletrônico de Imóveis
- CNB/CF elege novo Presidente para gestão nos próximos anos
