BE2195
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25º Fórum de Debates Projeto Brasil
Sistema Ferroviário no Brasil
Data:12 de dezembro de 2005
Local: Hotel Paulista Plaza – São Paulo
Evento
As primeiras iniciativas nacionais, relativas à construção de ferrovias remontam ao ano de 1828, quando o Governo Imperial autorizou por Carta de Lei a construção e exploração de estradas em geral. O propósito era a interligação das diversas regiões do País. Porém, a primeira linha só foi inaugurada pelo Barão de Mauá e D. Pedro II no dia 30 de abril de 1854. A Estrada de Ferro Mauá permitiu a integração das modalidades de transporte aquaviário e ferroviário, introduzindo a primeira operação intermodal do Brasil.
De 1980 a 1992, os sistemas ferroviários pertencentes à Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA e a FEPASA – Ferrovia Paulista S.A., foram afetados de forma dramática, quando os investimentos reduziram-se substancialmente. Na impossibilidade de gerar os recursos necessários para continuar financiando os investimentos, o Governo Federal colocou em prática ações voltadas à concessão de serviços públicos de transporte de carga à iniciativa privada.
Foi editada a Lei n.º 8.031/90 e suas alterações posteriores, que instituíram o Programa Nacional de Desestatização – PND, sendo a RFFSA incluída no referido Programa, em 10/03/92. Hoje, o sistema ferroviário nacional conta com cerca de 30 mil quilômetros de extensão, sendo que 28 mil foram concedidos para exploração privada durante a década de 90, e é o maior da América Latina em termos de carga transportada, atingindo 162,2 bilhões de tku (tonelada quilômetro útil), em 2001.
A integração da malha ferroviária no Brasil é tida como fundamental para acelerar e baratear o transporte de cargas e pessoas. A integração continental das ferrovias é vislumbrada como fundamental para maior integração comercial entre os países.
Temas
• Ferrovias Pós-Concessão: principais pontos de desenvolvimento e atrasos
• Novo desenho do sistema ferroviário nacional
• Principais obstáculos para integração da malha ferroviária nacional
• Visão de futuro: integração continental de ferrovias
Palestrantes
• Alfredo Nascimento – Ministro dos Transportes
• Luís Nassif – Dinheiro Vivo Agência de Informações
• Bernardo Hees – Presidente da América Latina Logística (ALL)
• Demian Fiocca – Vice-Presidente do BNDES
• Elias David Nigri – Presidente da Brasil Ferrovias
• Embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho - Comissão de Comércio do MERCOSUL-CCM
• Guilherme Lacerda – Presidente da FUNCEF
• José Alexandre Resende – Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres
• Manoel Reis – Coordenador do Centro de Excelência em Logística e Cadeias de Suprimentos da FGV-SP
* Lista sujeita a alteração
Inscrições
As inscrições podem ser efetuadas através do telefone0800.169966 ou do e-mail [email protected] até cinco dias antes da data do evento, pelo valor deR$ 310,00.
Para um número maior de inscrições, há descontos progressivos, conforme segue abaixo:
- Para mais de3 inscrições, o valor unitário passa a ser deR$ 280,00
- Para mais de5 inscrições, o valor unitário passa a ser deR$ 250,00
- Para mais de10 inscrições, o valor unitário passa a ser deR$ 230,00
Assinantes dos Produtos Dinheiro Vivo pagam R$ 200,00.
O cancelamento da inscrição só será aceito uma semana antes do evento, sendo assim se não comunicado a inscrição será efetivada.
Contamos com vossa participação. As vagas são limitadas.
Informações
Telefone:0800.169966
E-mail: [email protected]
www.dinheirovivo.com.br
Local: Hotel Paulista Plaza
Alameda Santos, 85 – São Paulo
12 de Dezembro – das 08h30 às 18h00
Patrocínio:
Brasil Ferrovias
Apoio:
Folha
CDN
Divulgação:
ANTF
Sindicato dos Metroviários de São Paulo
Realização:
Dinheiro Vivo
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