Em 19/11/2019

‘IRIB Academia’: novo portal reúne o acervo doutrinário e jurisprudencial do RI brasileiro


Exclusivo para associados da entidade, plataforma permite pesquisas acadêmicas sobre Direito Registral Imobiliário de todo o País e possui acervo indexado de décadas de produção científica imobiliária.


São Paulo (SP) –  O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) lançou um novo serviço exclusivo para seus associados, o portal “IRIB Academia”, que é acessado pelo site https://academia.irib.org.br/.

O lançamento oficial da plataforma aconteceu no último dia do XLVI Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, evento organizado pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de novembro no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, na capital paulista.

Totalmente digital, o novo site permite que os registradores obtenham, em poucos segundos, a informação útil e adequada aos seus propósitos de pesquisa, com uma ferramenta tecnológica dinâmica, que possibilita fácil acesso a todo o conteúdo de um repositório digital por meio de uma única interface de busca.

Sendo um patrimônio da comunidade jurídica brasileira, o IRIB é a mais importante fonte de pesquisa sobre Direito Registral Imobiliário do País. A plataforma reúne o conteúdo de décadas do que de melhor se produziu, em termos de doutrina e informação técnica especializada, fruto do trabalho de juristas de escol que se sucederam no IRIB.

O projeto “IRIB Academia” nasceu da necessidade de acesso rápido e eficaz ao conteúdo acadêmico e especializado já publicado pelo Instituto e teve por finalidade a digitalização de todo o acervo do IRIB: artigos, livros, revistas, jurisprudência, perguntas e respostas, boletins, etc. contemplando uma taxonomia básica, a permitir a recuperação, em meios eletrônicos, dos riquíssimos conteúdos de suas publicações.

“O IRIB é um tesouro. É um repositório de valor inestimável que estava enterrado. Não por problemas tecnológicos. A maneira de tratar a informação é que precisava ser revista. Era preciso dar um tratamento consistente aquele acervo de tal modo a revelar as preciosidades que temos dentro desse cubo mágico chamado Instituto de Registro Imobiliário do Brasil”, anunciou o presidente do IRIB, Sérgio Jacomino.

Além do presidente do IRIB, participaram do desenvolvimento do projeto a engenheira mecatrônica, coordenadora do Near-lab, Adriana Jacoto Unger, e a gerente de projetos do Near-lab, Nataly Cruz.

“O projeto foi idealizado há muitos anos. Já existia esse desejo de, não só digitalizar o acervo, mas disponibiliza-lo em uma plataforma digital que permitisse essas buscas indexadas. O nosso trabalho essencialmente foi de fazer uma pesquisa de quais tecnologias podíamos empregar e definir padrões de como esse acervo tinha que ser digitalizado, classificado, indexado para permitir essas buscas da forma como deveria ser”, afirmou Adriana Unger.

“O acesso a plataforma está disponível para qualquer pessoa consultar, mas o acesso ao conteúdo em si é restrito aos funcionários e associados do IRIB. Foi o maior exemplo de que quando todo mundo se une em prol de um objetivo, a coisa acontece”, complementou Nataly Cruz.

A captação de recursos ficou por conta do registrador de Imóveis em Recife (PE), André Villa Verde de Araújo, responsável por realizar durante o financiamento do projeto uma espécie de crowdfunding, financiamento coletivo que consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de recursos.

“A invenção do dinheiro é a maior prova de confiança que temos no ser humano. Porque o ser humano confia que ele vai conseguir trocar tudo e qualquer coisa comprada por aquele dinheiro. Esse projeto foi baseado na confiança. A maior importância é que nós precisamos confiar um nos outros”, argumentou o registrador.

“Estamos sobre os ombros de gigantes. Nunca se esqueçam disso. E que está agora ao alcance de cada um, de cada dispositivo eletrônico, em cada computador, em cada laptop”, comemorou Jacomino.

Produção bibliográfica

Foram classificados artigo por artigo, autor por autor, título por título. A digitalização do acervo em alta qualidade com OCR aliada à associação de metadados permitiu a indexação do acervo e a busca de palavras-chave no texto completo. Dentre a produção bibliográfica do IRIB, estão disponíveis as seguintes coleções:

- Revista de Direito Imobiliário (RDI): periódico brasileiro mais antigo e importante da área na América Latina, publicada desde 1977 em conjunto com a Thomson Reuters, com 85 edições;

- Boletim IRIB em Revista (BIR): meio de comunicação do IRIB com seus associados que publica artigos, notícias, jurisprudência e informações exclusivamente direcionadas para o registrador imobiliário desde 1977, com 359 edições;

- Coleção IRIB em Debate (CID): publicada desde 1997, com estudos sobre Direito Registral Imobiliário e trabalhos apresentados nos encontros dos oficiais de registro de imóveis em todo o Brasil, com 19 edições.



Compartilhe