Em 23/07/2021

Transferência de imóvel é mais rápida em São Paulo


Relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021 aponta o Estado como 1º colocado na Classificação Geral.


O Relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021, realizado pelo Banco Mundial, aponta o Estado de São Paulo como sendo o que apresenta o menor tempo para transferência de imóvel e o que exige menos etapas para efetivá-la. O documento apresenta uma análise comparativa do ambiente de negócios nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e foi lançado em junho deste ano. O Relatório também classifica São Paulo como primeiro colocado na Classificação Geral.

Segundo o documento, o resultado é decorrente da centralização dos procedimentos de diligência prévia em um balcão online. O Relatório indica que são necessários 21 dias para a transmissão da propriedade imobiliária, prazo este que engloba desde o levantamento da documentação necessária até o registro da transmissão no Registro de Imóveis. Em países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a média é de 26,6 dias, e, em relação aos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 23,7 dias. O custo para efetivar a transmissão imobiliária é de 3,6% do valor do imóvel e são necessários 8 procedimentos para a efetivação. A média brasileira para o tempo de transmissão e número de procedimentos é, respectivamente, 39 dias e 15,4 procedimentos. Estes e outros resultados classificam o Estado de São Paulo em primeiro lugar no ranking nacional com 59,1 pontos de 100 pontos possíveis.

Em entrevista concedida à CNN Brasil, o 10º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo/SP, Presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) e do Colégio de Registro de Imóveis do Brasil (CORI-BR) e Diretor de Imóveis da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP), Flaviano Galhardo, afirmou que “O relatório Doing Business Subnacional Brasil faz um ranqueamento entre os estados, onde é possível observar as melhores localidades para se fazer negócios. O estado de São Paulo está entre os primeiros colocados e quem é premiado é a população e o Brasil.”

Veja também:

Fonte: IRIB, com informações da CNN Brasil.



Compartilhe