Em 29/09/2022

Para Corregedor Nacional de Justiça, SERP tem como desafios a interligação e o funcionamento com os demais microssistemas


Declaração foi feita ontem durante a abertura do Seminário promovido pela CN-CNJ.


Para o Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Luis Felipe Salomão, o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP) tem como desafios a interligação e o funcionamento adequado do sistema de Cartórios e registros com os demais microssistemas que envolvem o trabalho jurídico. A declaração foi feita ontem, 28/09/2022, durante a abertura do Seminário sobre o SERP promovido pela Corregedoria Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CN-CNJ).

Segundo o Ministro, em notícia divulgada pela Agência CNJ de Notícias, “o aluno que se forma hoje no curso de Direito se depara com uma realidade muito diferente. Temos microssistemas relativos à lei de arbitragem, mediação e conciliação, microssistema da insolvência e, agora, um microssistema legal que trata de cartório, registro, sistema financeiro, mercado imobiliário. E tudo isso tem de funcionar adequadamente. Nosso desafio é fazer com que esse sistema funcione de maneira interligada, em benefício para todos os que estão envolvidos nessa tarefa.”

Salomão também ressaltou a importância do evento. “Esse encontro é um convite ao diálogo. Sobre os diversos aspectos que a lei apresenta”, afirmou o Ministro. Com enfoque no atual momento vivido pelo país, o Corregedor Nacional de Justiça lembrou que “estamos numa fase de quase pós pandemia e temos de refletir sobre o impacto da pandemia para os contratos empresarias, bancários, imobiliários, de financiamento. Temos de pensar em todo esse conjunto de sistemas e variáveis que precisam conversar.

Assista a íntegra do Seminário abaixo:

Fonte: IRIB, com informações do CNJ.



Compartilhe