Em 24/09/2021

Corregedor dialoga com presidente da comissão do concurso dos cartórios


Visita de cortesia foi realizada na tarde desta quinta-feira (23), na sede da CGJAL, e teve participação do Juiz Anderson Santos dos Passos.


Foto: Niel Antônio Rodrigues
 
Foto: Niel Antônio Rodrigues
 
Na tarde desta quinta-feira (23), o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, e o Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL), Anderson Santos dos Passos, receberam a visita de cortesia do Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Marcelo Berthe, presidente da comissão do concurso dos cartórios de Alagoas.
 
Na oportunidade, foram discutidas questões pontuais sobre projetos voltados às serventias extrajudiciais de Alagoas, a exemplo do que foi apresentado ao Fundo Especial Notarial e Registral (FUNOREG), cujo teor possibilita o aumento da renda mínima dos cartórios de R$ 1.700,00 para R$ 5.500,00, e da ampliação dos serviços dos cartórios de registro civil, para que também emitam atos de notas.
 
O Desembargador Marcelo Berthe, que foi designado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afirmou que “o objetivo é organizar os serviços do Extrajudicial em Alagoas” com a retomada do concurso para as serventias. 
 
O Corregedor Fábio Bittencourt mostrou-se solícito aos anseios do CNJ e destacou a necessidade de reajustar a renda mínima dos cartórios, principalmente para quando o concurso for concluído, visto que o contexto econômico exige mudanças e o último certame foi realizado em 1988.
 
Fonte: TJAL (Niel Antônio Rodrigues - Ascom CGJAL).
 


Compartilhe