Em 12/03/2021

Companhia Hipotecária Brasileira tem liquidação extrajudicial decretada


Letras de Crédito Imobiliário são os principais depósitos da CHB, segundo Fundo Garantidor de Crédito.


O Presidente do Banco Central do Brasil (BCB), Roberto de Oliveira Campos Neto, decretou, por meio do Ato do Presidente n. 1.354, de 11 de março de 2021, a liquidação extrajudicial da Companhia Hipotecária Brasileira (CHB). O ato foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União (D.O.U. de 12/03/2021, Edição n. 48, Seção 1, p.112).

De acordo com as informações do site da CHB, a companhia foi fundada na cidade de Natal/RN, em 1968, como Associação de Poupança e Empréstimo do Rio Grande do Norte (APERN). Posteriormente, em 1998, a empresa se transformou em uma companhia hipotecária, podendo atuar em todo território nacional. Em 2007, a CHB, chegou ao Estado de São Paulo através de correspondentes, com a finalidade de realizar saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição da casa própria e realizou, ainda, a primeira operação de refinanciamento imobiliário.

Atualmente, as atividades da CHB são voltadas, para os financiamentos e empréstimos diversos, desde que a operação tenha garantia de bens imóveis. Ainda de acordo com a CHB, a companhia é “uma das ganhadoras dos leilões de programas que são administrados pelo Tesouro Nacional em conjunto com o Ministério das Cidades. Esses programas visam reduzir o grande déficit habitacional do país e são eles: o Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social e o PMCMV - Programa Minha Casa Minha Vida”. A instituição também atua no mercado de investimentos através da emissão de títulos de captação e aplicação financeira lastreados por recebíveis imobiliários.

Conforme notícia veiculada pelo InfoMoney, “segundo informações do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) referentes a janeiro, a instituição tem cerca de 2 mil credores, com depósitos que somam pouco mais de R$ 128 milhões, referentes principalmente a letras de crédito imobiliário (LCI).”

Fonte: IRIB, com informações do InfoMoney e CHB.



Compartilhe