Em 04/11/2015

Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado realiza novo debate sobre fraude em delimitação de área quilombola


Participantes da última audiência afirmaram que o processo de reconhecimento do povoado estaria sendo conduzido por um grupo de pessoas que não representa os cerca de 2 mil moradores do lugar


A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza, nesta quinta-feira (5), às 8h, audiência pública para discutir as denúncias de fraude no processo de delimitação da área quilombola no município de Brejo Grande (SE).

Foram convidados novamente para o debate Marcos Bispo dos Santos Andrade, procurador-regional do Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Sergipe, e Lívia Nascimento Tinoco, procuradora do Ministério Público Federal no estado. Eles não compareceram à última audiência da comissão sobre o tema, o que gerou indignação da presidente da CRA, senadora Ana Amélia (PP-RS). Ela e o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) são os autores do requerimento para a realização da audiência.

A comissão também renovou o convite feito ao padre Isaías Nascimento Filho, coordenador da Cáritas Diocesana em Sergipe, e a Maria Izaltina Silva Santos, representante da comunidade quilombola Brejão dos Negros, que não justificaram a ausência no mesmo debate.

Os participantes da última audiência afirmaram que o processo de reconhecimento do povoado Brejão dos Negros como comunidade quilombola estaria sendo conduzido por um grupo de pessoas que não representa os cerca de 2 mil moradores do lugar.

Também foram convidados para o debate da próxima quinta-feira Rosivan Machado da Silva, juíza da comarca de Neópolis(SE); o Deputado Estadual Garibalde Mendonça (PMDB/SE); Maria Aparecida da Silva Abreu, Presidente da Fundação Cultural Palmares; e José Fausto Santos, Vice–Presidente da Colônia de Pescadores Z-7 de Neópolis e Região, no estado de Sergipe.

Fonte: Agência Senado

Em: 3/11/2015



Compartilhe