Em 13/04/2021

COAF – Notários e Registradores no combate ao crime – Aspectos práticos, problemas mais comuns – repensando estratégias


Confira abaixo entrevista concedida pela Coordenadora do curso, Doutora Tânia Mara Ahualli*


Conforme divulgado em outras edições do Boletim do IRIB, o curso “COAF – Notários e Registradores no combate ao crime – Aspectos práticos, problemas mais comuns – repensando estratégias”, promovido em parceria entre Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça e a Escola Paulista da Magistratura (EPM), será realizado virtualmente nos dias 26 a 28/04/2021, a partir das 9h30. O objetivo é traçar um panorama geral da aplicação do Provimento CNJ n. 88/2019, fomentando o debate e procurando identificar problemas comuns, apresentando soluções e lançando sementes para o aperfeiçoamento do ecossistema de combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa (PLD/FTP).

Para destacar a importância do curso destinado a Notários e Registradores, o Boletim do IRIB entrevistou Coordenadora do curso, Doutora Tânia Mara Ahualli. Confira a íntegra da entrevista:

Boletim do IRIB (BE): Qual a importância desse evento para Notários e Registradores?

Tânia Ahualli (TA): Acredito que a principal importância do evento para os Notários e Registradores, igualmente aos Magistrados e demais operadores de Direito ligados à área, seja a tomada de conhecimento dos instrumentos e normas direcionados ao cumprimento dos objetivos do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), com o aprofundamento do tema e troca de experiências, em âmbito nacional, com a descoberta das diversas formas de interpretação e aplicação desses instrumentos, tornando-os mais efetivos.

BE: Qual o papel da EPM na promoção de eventos dessa natureza dirigido para Notários e Registradores?

TA: A EPM sempre foi muito atuante na seara Notarial e Registral, promovendo há anos vários cursos e debates, para a troca de ideias e entrosamento entre os Delegatários e os Magistrados, com acesso também a outros operadores de direito interessados no tema. A parceria com o CNJ e com a Corregedoria de Justiça do Maranhão alarga este nosso horizonte de integração e conhecimento.

BE: Fale sobre o seu papel na EPM.

TA: Eu coordeno, junto com o Doutor Marcelo Benacchio, sob Coordenadoria Geral do Desembargador Marcelo Martins Berthe e do Juiz José Marcelo Tossi e Silva, a Especialização de Direito Notarial e Registral da EPM, e integro o corpo de professores da Entidade.

IRIB se faz presente!

O Presidente do IRIB, Jordan Fabrício Martins, e o Vice-Presidente do Instituto pelo Estado de Minas Gerais, Luciano Dias Bicalho Camargos, terão participação de destaque no evento, expondo os problemas e possíveis soluções que poderão servir de elementos para o aperfeiçoamento do sistema.

Confira a NOVA programação oficial e não deixe de se inscrever! As vagas são limitadas!

* TÂNIA MARA AHUALLI foi Juíza-Titular da 1ª Vara de Registros Públicos da Capital de São Paulo. Atualmente, é Juíza Substituta em 2º Grau no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Coordenadora de Cursos da Escola Paulista da Magistratura.

 



Compartilhe