Em 12/05/2011

ARISP promove encontro para discutir novas tecnologias


Evento ocorrerá amanhã (13) em São Paulo. Veja a programação.


Será realizado, nesta sexta-feira (13), a partir das 9 horas, o NTICS - II Encontro de Registradores de Imóveis de São Paulo, no Hotel Holiday Inn - Parque Anhembi São Paulo. O evento é promovido pela Associação dos Registradores Imobiliários do Estado de São Paulo (ARISP).

Além de expor a todos os registradores o que tem sido feito pela Arisp, em parceria com o CNJ - Conselho Nacional de Justiça, para instituição do Registro Eletrônico em nosso país, o encontra visa discutir a profundar as questões relacionadas com o Provimento nº 4/2011, de 2/3/2011, editado pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, que disciplinou o acesso, via Internet, às informações de todos os Registros de Imóveis do Estado de São Paulo.

Outros temas de interesse da comunidade registral serão discutidos - como penhora eletrônica de imóveis (Penhora Online), Registro de Imóveis Eletrônico de que trata a Lei nº 11.977/2009 e preservação digital de documentos.


PROGRAMA PROVISÓRIO

09:30    Abertura Oficial
11:00    Expectativas da sociedade na economia digital. O novo papel do Registro de Imóveis - Manuel Matos, membro efetivo do Comitê Gestor da ICP-Brasil.
11:25    A Corregedoria Nacional de Justiça e o Sistema Registral brasileiro. Ricardo Chimenti e José Antônio de Paula Santos Neto, juízes-auxiliares da Corregedoria Nacional do CNJ.
11:50    Fórum de Assuntos Fundiários. O desafio da segurança jurídica no campo e nas cidades. Marcelo Martins Berthe e Antônio Carlos Alves Braga Jr., juízes-auxiliares da Presidência do CNJ.
12:15    A importância da normalização dos sistemas de Registro Eletrônico Imobiliário. Volnys Borges Bernal, LSITec – Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico.
12:40    Registro Eletrônico, microfilmagem e digitalização – estabelecimento de diretrizes para preservação documental. Sérgio Jacomino, registrador em São Paulo, Capital.
    
TARDE
14:00    Registros Eletrônicos na Espanha e tendências européias. Francisco Palacios Criado, registrador imobiliário na Espanha
14:45    Registros Eletrônicos Estruturados – Do papel à base de dados com segurança e eficiência – A experiência peruana. Edgar Pérez Eyzaguirre, gerente registral do Registro Predial de Lima.
15:30    coffee-break
16:00    O Provimento CG 4/2011 – A infra-estrutura da Central de Serviços Compartilhados da ARISP – aspectos técnicos e financeiros. Flauzilino Araújo dos Santos, Presidente e Joelcio Escobar, Diretor de Tecnologia e equipe da ARISP.
17:00    Dúvidas, debates e conclusões
18:00    Carta de São Paulo.
 



Compartilhe