Em 04/08/2015

Grande reunião na capital paulista debate o futuro da atividade notarial e registral


Artigo do presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, sobre o evento promovido pelo TJSP, em 31/7



O dia 31 de julho de 2015 vai entrar para a história de nosso país como o dia do reconhecimento profissional dos notários e registradores brasileiros.

A iniciativa foi do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, presidido pelo insigne desembargador José Renato Nalini que, com seu prestígio e talento de magistrado conhecedor das atividades extrajudiciais a cargo dos tabeliães e registradores, convocou um seminário cujo tema foi “O futuro dos Registros e das Notas”.

Esse evento serviu de pano de fundo para que se reunissem em um só conclave, além da cúpula diretiva daquele Tribunal, corregedores, magistrados, notários, registradores e representantes de suas entidades classistas de todo o país. Seu organizador, o des. Ricardo Henry Marques Dip, assessor da Corregedoria Nacional de Justiça, deu início aos trabalhos saudando os mais de quatrocentos participantes e proclamando que a sociedade deposita imensa confiança nos tabeliães e registradores públicos.

Na sua fala, o presidente da instância máxima do Judiciário Paulista, des. Nalini, pontificou o relevo que possui a categoria no cenário nacional, qualificando-a como valiosa, operosa, dinâmica, pioneira, produtiva e criativa, almejando que o debate trouxesse promissoras ideias e perspectivas que alimentassem a esperança de todos.

Também fez uso da palavra a ministra Nancy Andrighi, Corregedora Nacional de Justiça, dizendo de sua satisfação de estar entre os colegas do extrajudicial, que compõem um dos pilares estruturantes do Poder Judiciário, imprescindíveis no apoio ao trabalho dos Tribunais em todo o território nacional e que dessa união de esforços estará sendo construído um mundo melhor para todos.

Muitas foram as manifestações de representantes das entidades representativas de notários e registradores, colocando suas apreensões, expectativas e esperanças na construção de uma perspectiva animadora para os novos tempos àqueles a quem incumbem as atividades notariais e registrais e, consequentemente, proporcionando um futuro melhor para a população de nosso país.

Um dos destaques nas manifestações representativas das instituições foi o presidente da Associação dos Registradores Imobiliários do Estado de São Paulo (Arisp) e diretor de tecnologia e informática do IRIB, Flauzilino Araújo dos Santos, afirmando que o Registro de Imóveis brasileiro está apto a prosseguir na sua ascendente caminhada em direção a um padrão de eficiência dos melhores sistemas de registro imobiliário de todo o mundo, com padrões de operabilidade do registro eletrônico, que oferecerá serviços em um modelo de excelência, pois a parceria IRIB-Arisp está preparadíssima para enfrentar os desafios tecnológicos que se apresentam a cada dia.

Ao IRIB só resta o penhorado reconhecimento ao des. José Renato Nalini pela iniciativa de promover um evento tão significativo para as classes notariais e registrais, comprovando o prestígio de que desfruta no seio do Judiciário brasileiro, pelo que essas categorias profissionais lhe têm enorme admiração, servindo de paradigma para todo o Poder Judiciário.

À ministra Nancy Andrighi, o nosso orgulho por ter podido contar com sua presença entre nós, fortalecendo os laços que nos unem ao Poder Judiciário, em um esforço em prol da sociedade brasileira.

Ao nosso doutrinador e organizador, des. Ricardo Dip, consignamos nossos mais elevados agradecimentos por tudo que vem fazendo em benefício de nosso desenvolvimento e crescimento profissional.

Ao registrador Calixto Wenzel, presidente da Arpen-Brasil, nos juntamos na busca de alternativas e ao combate de projetos que visam desestabilizar e prejudicar os sistemas notarial e de registro, que servem de modelo para o mundo.

 

                                                                    João Pedro Lamana Paiva

                                                                        Presidente do IRIB

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 4.8.2015



Compartilhe

  • Tags