BE2888
Compartilhe:
Curso de Direito Imobiliário III
Repetindo o sucesso dos cursos anteriores, a Fadisp repete a edição do seu prestigiado Curso de Direito Imobiliário em São Paulo, agora sob a coordenação da juíza Tânia Mara Ahualli e do registrador Leonardo Brandelli. O curso conta ainda com a participação de renomados juristas e oferece ao aluno a oportunidade de debater os maiores especialistas em direito civil e processual civil da atualidade.
Entrevista com Tânia Ahualli
BE- A Fadisp programa a realização da terceira edição do seu já tradicional Curso de Direito Imobiliário. Quais as novidades? O que fica e o que muda?
Tânia Ahualli - A cada edição o conteúdo do Curso de Direito Imobiliário é repensado e atualizado, em busca de um aprimoramento constante. O panorama jurídico tem sofrido sensíveis modificações, sobretudo em razão do advento de diversas leis que alteraram o CPC, com repercussão no Direito Imobiliário e Registral, o que foi bem considerado para a composição deste 3º Curso.
BE - O concurso público para outorga de delegações de registro de imóveis se aproxima. A senhora acredita que este Curso poderá auxiliar os candidatos a se prepararem para o certame?
TA - Acredito que este curso será especialmente importante para as pessoas que pretendem prestar o concurso de outorga de delegação imobiliária, que está prestes a ser publicado. As matérias são bastante específicas e pouco abordadas nas graduações em direito ou nos Cursos Preparatórios para Concurso. Nossos professores são profissionais da área e estão entre os maiores estudiosos de cada tema abordado.
BE - Percebe-se uma clara preocupação com aspectos de direito público – direito de superfície, usucapião coletiva, políticas urbanas, estatuto da cidade, georreferenciamento de imóveis rurais etc. O direito imobiliário se movimenta em direção ao direito público? O direito imobiliário é um ramo do direito público ou do privado?
TA - O Direito Imobiliário, por estar estreitamente ligado ao Direito de Propriedade, sempre foi inserido na seara do Direito Privado. Todavia, com a crescente atribuição da função social à propriedade, houve uma agregação de novos valores e incidência de normas de caráter público a este ramo do direito – como as de cunho urbanístico e ambiental, por exemplo – deslocando o foco do estudo para a esfera do Direito Público.
BE - Como avalia o progressivo deslocamento de atribuições antes cometidas ao Judiciário (p. ex., as partilhas, separações, divórcios, retificação de registro, leilões extrajudiciais etc.) em direção a novos profissionais do direito, como notários e registradores? A Senhora avalia que o Judiciário está se reservando para as questões que lhe são próprias, como solução de litígios e conflitos?
TA - A tendência atual é afastar do Judiciário as questões que não tenham caráter decisório e possam ser resolvidas no âmbito administrativo, como forma de aliviar a sua carga de trabalho e propiciar uma melhor análise pelos juízes – com mais qualidade e presteza. O foco será posto nas questões que realmente precisam ser por eles resolvidas. A experiência com a retificação de registro, que atualmente pode ser feita pelas Serventias Imobiliárias, foi muito boa. Os notários e registradores, conscientes de suas responsabilidades, têm se mobilizado para o bom cumprimento de suas novas atribuições. Todo este movimento só tende a ser positivo para a sociedade.
BE - As sucessivas reformas do CPC, especialmente na parte das execuções, apontam para uma valorização do Registro. Como avalia esse movimento?
TA - O sistema registral brasileiro é um dos melhores do mundo. É bem estruturado e aparelhado, contando com profissionais confiáveis e bem preparados; é organizado de forma tal que poderia suprir toda a questão relativa à publicidade dos atos a ele pertinentes, A lei veio reforçar esta função, criando presunções de conhecimento. Entendo ser um desperdício minimizar sua importância, solicitando certidões e provas suplementares, de utilidade duvidosa.
BE - O que o aluno pode esperar do III Curso de Direito Imobiliário?
TA - Ele pode esperar um curso sério e dinâmico, com professores cuidadosamente escolhidos. A característica comum ao corpo docente é a preocupação em resolver e discutir os problemas da área, e prontos a interagir com os alunos, na procura de novas soluções.
Temas a serem abordados:
• Negócio imobiliário
• Direito de superfície e usucapião coletiva
• Instrumentos de política urbana no Estatuto da Cidade
• Parcelamentos irregulares e clandestinos – regularização
• Proteção da propriedade imobiliária
• Alienação fiduciária de bens imóveis
• Securitização de créditos imobiliários
• Alterações na Lei de Registros Públicos
• A propriedade rural e o georreferenciamento
Palestrantes:
• Prof. Adilson de Abreu Dallari
• Prof. Alexandre Assolini Mota
• Prof. Arruda Alvim
• Prof. Benedito Silvério Ribeiro
• Prof. Eduardo Augusto
• Prof. Kioitsi Chicuta
• Prof. Marcos Vinicius dos Santos Andrade
• Profª. Patricia Ferraz
• Prof. Sérgio Jacomino
Horário: Das 19:30 às 23:00 – às quintas-feiras – 19/04 a 21/06
Créditos: As horas atribuídas aos Cursos de Direito Imobiliário I, II, III serão computadas para Cursos de Especialização da FADISP.
Fácil Localização: Rua Lisboa, 74 – Pinheiros
05413-000 – São Paulo – SP
Fone: (11) 3061.0212 – www.fadisp.com.br
(próx. Av. Rebouças x Henrique Schaumann)
Investimento: 3 x de R$ 190,00 no cartão/cheque até 04/04. Após, 3 x de R$ 211,00
Reservamo-nos no direito de não abrir turmas com número insuficiente de aluno
Últimos boletins
-
BE 5892 - 14/08/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | Instrução Normativa ICMBIO n. 24, de 12 de agosto de 2025 | ANOREG/BR e CNR publicam Nota Oficial | CN-CNJ e ONR oferecem capacitação para CNIB 2.0 | Procedimento para aferição da invalidez de Tabeliães e Registradores é regulamentado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Despejo extrajudicial e consignação de chaves: O que propõe o PL 3.999/20? – por Elisa Junqueira Figueiredo e Victória Soranz | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5891 - 13/08/2025
Confira nesta edição:
IRIB e JUSPREV fecham Convênio de Adesão ao Plano de Benefícios Previdenciários | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | CNJ suspende PL que permitiria que pessoas sem formação em Direito assumissem Serventias em Tocantins | CASP aprova substitutivo de PL que dispõe sobre acesso de cidadão a informações sobre imóveis públicos | STJ No Seu Dia: podcast abordou a responsabilidade pelo pagamento das taxas condominiais de imóvel não registrado | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | A vulnerabilidade do certificado Gov.br e o papel dos Cartórios como guardiões da segurança na era digital – por Moema Locatelli Belluzzo e Fabiana Aurich | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5890 - 12/08/2025
Confira nesta edição:
IRIB DISPONIBILIZA FOTOS DO L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Revista de Direito Imobiliário: já está aberto o prazo para envio de trabalhos para edição do 1º semestre de 2026! | Raio-X dos Cartórios: mais de 95% das Serventias são ocupadas por titulares | Permuta entre incorporadoras e proprietários alerta setor imobiliário | CNJ divulga relação de projetos que receberão Menção Honrosa no Prêmio Solo Seguro | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Alienação fiduciária e locação de imóveis – por Wallace Bonfim Santa Cecilia | Jurisprudência do TJTO | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Promessa de compra e venda. Promitente comprador falecido. Espólio – adquirente – escritura definitiva. Título hábil.
- Regularização fundiária. Doação pelo Poder Público. Separação judicial. Outorga uxória – suprimento judicial. Interesse público.
- Procedimento para aferição da invalidez de Tabeliães e Registradores é regulamentado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás