BE2903
Compartilhe:
Registradores Imobiliários de SP e PR ratificam intenções
Arisp, Irib e Colégio de Registro de Imóveis do Paraná na era da informática
Retomando as discussões da última reunião, ocorrida no dia 7 de março de 2007, em São Paulo, Capital (BE #2872, 14/3), o Presidente da Arisp – Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo, Flauzilino Araújo dos Santos, entidade que representa os registradores imobiliários do Estado de São Paulo, o Conselheiro e diretor do Irib – Instituto de Registro de Imóveis do Brasil, Sérgio Jacomino e o Presidente do Colégio do Registro de Imóveis do Paraná, João Carlos Kloster, reuniram-se hoje nas dependências da Biblioteca Medicina Anima, do Quinto Registro, para acertamento de detalhes das iniciativas conjuntas.
João Carlos Kloster, SJ e Flauzilino A. dos Santos – Biblioteca Medicina Anima, em 13/4/2007.
O registrador de Campos Mourão, João Carlos Kloster, expôs, em detalhes, as iniciativas do Colégio, que vem investindo no desenvolvimento de software para pequenos registros imobiliários, buscando integrar os Registros Prediais do Paraná na nova onda digital.
Entre os temas tratados na reunião, destacam-se:
1. Definição e modelagem do banco de dados que servirá, a exemplo do que ocorre com o ofícioeletrônico® da Arisp, para atender às necessidades da administração pública.
2. Interoperatividade entre o Colégio, Irib e Arisp para atendimento da Administração Pública e penhora on line.
3. Estudos sobre a molecularização dos registros paranaenses e paulistas formando o Círculo Registral para compartilhamento de informações e dados.
4. Realização de workshop no Paraná para divulgação das iniciativas dos registradores paulistas compatibilizando publicidade registral com salvaguardas da privacidade.
5. Participação da Arisp e do Irib no Encontro Estadual do Colégio do Paraná, que ocorrerá entre os dias 19 e 20 de outubro do corrente ano.
O workshop programado entre os registradores paulistas e paranaenses ocorrerá no próximo dia 24 de abril, em horário e local a serem definidos oportunamente (e aqui divulgados) pelo Colégio do Registro de Imóveis do Paraná.
Luís Paulo Aliende Ribeiro em palestra proferida em São Paulo no Encontro Internacional de Proteção de Dados, Novas Tecnologias e Direito à Privacidade nos Registros Público, realizado em São Paulo entre os dias 28 e 29 de setembro de 2005 (fotos KPTK).
Entre os temas a serem abordados, destacamos:
• Publicidade registral e direito à privacidade. Luís-Paulo Aliende Ribeiro, juiz de direito em SP e doutorando pela Universidade de São Paulo.
• Compartilhamento – interconexão – molecularização e interoperabilidade dos serviços registrais. Sérgio Jacomino, registrador imobiliário em SP, doutor em Direito e membro efetivo do Cotec – Comitê Técnico da ICP-Brasil.
• Certificação Digital. Manuel Matos, Presidente da Camara-e.net e membro efetivo da ICP-Brasil.
• Ofícioeletrônico® e a informação registral franqueada à Administração Pública. Banco de dados light e as condições de acesso às informações registrais. Flauzilino Araújo dos Santos. Registrador imobiliário em SP, mestre em Direito e Presidente da Arisp.
Caleidoscópio: http://www.flickr.com/photos/iacominvs/sets/72157594571468869/
Últimos boletins
-
BE 5938 - 17/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | Parceria entre IRIB e JUSPREV oferece PLANJUS aos associados do Instituto | Limites legais e garantias aplicáveis à atuação dos Cartórios foram temas do “STJ No Seu Dia” | ExpoJud 2025 teve painel destinado aos desafios dos Cartórios Digitais | José de Arimatéia Barbosa recebe Moção de Aplausos na ALMT | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: YK Editora púbica o livro “Teoria da Imprevisão e Contratos Imobiliários: um estudo comparado Brasil e Espanha” – obra foi escrita por Alexis Cavichini | Tokenização imobiliária e competência regulamentar: Notas sobre a recente liminar que suspendeu a resolução COFECI 1.551/25 – por Olivar Lorena Vitale Junior e Juliana Soares de Carvalho Regueira | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5937 - 16/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | IRIB realiza doação de exemplares e coleções clássicas aos associados | ONR disponibiliza manual de apoio e vídeos tutoriais para integração entre RI Digital e e-Notariado | Podcast do STJ tratou sobre partilha de imóveis doados por programas habitacionais | Paraíba recebe Caravana da REURB | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | O importante e recente julgamento do REsp 2.175.073-PR – A decretação da indisponibilidade do bem de família via CNIB – por Elias Marques de Medeiros Neto | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5936 - 15/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | RI Digital e e-Notariado: integração entre plataformas é oficialmente habilitada | CRE do Senado Federal aprova texto substitutivo do PL n. 4.497/2024 | Registro torna comprador responsável pelas cotas condominiais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: Obra “Tratado Notarial e Registral – Vol. 5 – Ofício de Registro de Imóveis” chega à 2ª edição | STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias – por Werner Damásio | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Adjudicação compulsória extrajudicial. Sucessivas cessões. Promitente comprador atual – requerente – legitimidade. Imóvel rural. Georreferenciamento.
- Imóvel adquirido com recursos públicos. Programa Nacional de Crédito Fundiário. Alienação – vedação – prazo legal – dez anos. Natureza pública por equiparação. Contratos particulares. Ineficácia.
- Tokenização imobiliária e competência regulamentar: Notas sobre a recente liminar que suspendeu a resolução COFECI 1.551/25