BE2904

Compartilhe:


IRIB participa da 2ª edição da conferência Financiamento e Crédito Imobiliário


24 e 25 de abril de 2007, Blue Tree Towers Faria Lima, São Paulo, SP. O vice-presidente do IRIB/RS, João Pedro Lamana Paiva, profere palestra sobre a redução de risco através do patrimônio de afetação (dia 25, 14h)

A queda gradual dos juros e as novas mudanças na legislação para o setor abrem as portas para a desburocratização da tomada do crédito imobiliário e instigam a competição entre os bancos. Dados da Abecip mostram que o crédito imobiliário praticamente dobrou em 2006, atingindo R$ 9,5 bilhões. O mês de dezembro teve o maior volume de empréstimos em 20 anos – R$ 1,03 bilhão. Tudo isso beneficia diretamente o consumidor e a cada dia mais negócios são fechados. Em 2007, o crédito deverá ser ainda mais abundante.

O IQPC desenvolve e realiza conferências, seminários e workshops para executivos de todos os setores da economia. O escritório do IQPC no Brasil tem como missão atender a crescente demanda de informações deste importante mercado.

Na segunda ediçãoda conferência sobre Financiamento e Crédito Imobiliário, nos dias 24 e 25 de abril, no hotel Blue Tree Towers Faria Lima, em São Paulo, grandes empresas falarão de suas experiências de sucesso.

Programa: terça-feira, 24 de abril de 2007

8:30 Recepção, entrega da documentação do evento e café.

9:00 - 11:00 Workshop A: Captação de recursos através de Fundos de Investimento em Participações (FIPs).

Análise das situações em que o investimento em imóveis através do FIP se justifica, em especial na perspectiva de investidores estrangeiros. Comparação com outras alternativas de investimento, como o investimento direto em imóveis, o Fundo de Investimento Imobiliário (FII) e a sociedade de propósito específico (SPE).

11:00 Networking coffee break

11:25 Abertura da conferência pelo presidente da mesa

11:30 A indústria de fundos de investimento imobiliários – resultados e perspectivas.

Alexandre Augusto Leite Machado, sócio-responsável pela área imobiliária da Hedging-Griffo

12:20 A captação de recursos através de fundos imobiliários – caso prático JK Financial Center

Eduardo Coelho Pinto de Almeida, captação de áreas para loteamento da Cyrela

13:10 Almoço

14:40 Novos instrumentos financeiros para captação de recursos em hospitais.

Alternativas de funding disponíveis no mercado, funcionamento e a quem se aplica.

Dívida: Linhas de financiamentos (capital de giro, BNDES, fornecedores, etc); emissão de debêntures;

Mercado de capitais: Fundos de investimentos imobiliários, CRIs - Certificados de Investimentos Imobiliários, FIDC - Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios, IPO - Ofertas Públicas de Ações.

Rodrigo Machado, diretor da Brazilian Mortgages

Caso Prático: experiência do grupo Nossa Senhora de Lourdes na captação de recursos financeiros através do fundo de investimento imobiliário. Estudo de caso - Fundo de investimento imobiliário.

Fábio Sinisgalli, diretor-geral do Grupo Nossa Senhora de Lourdes

16:00 Networking coffee break

16:20 o papel dos consórcios de imóveis no mercado imobiliário.

Caso Prático: serão apresentados os números do mercado consorcial, representatividade do consórcio no mercado imobiliário e as principais vantagens do consórcio para aquisição de imóveis, além das tendências do segmento para os próximos anos.

Fábio Braga, gerente da Porto Seguro Consórcio

17:10 Securitization in Mexico

Caso Prático: recent developments in the securitization market in Mexico, including local market development, currency issues and new asset classes.

Scott Sucher, executive director, Westlb AG - NY Branch

Programa: quarta-feira, 25 de abril de 2007

8:30 Recepção, entrega da documentação do evento e café.

8:45 Abertura da conferência pelo presidente da mesa

9:00 A importância do desenvolvimento de CRI’S e da securitização no Brasil.

Dados sobre o mercado imobiliário, a importância do desenvolvimento de securitização no Brasil e a breve descrição das leis e regulamentos que regem este Mercado.

Fernando Pinilha Cruz, diretor da Brazilian Securities Companhia de Securitização

09:50 Networking coffee break

10:20 A vantagem da securitização de recebíveis imobiliários para os incorporadores imobiliários.

Caso Prático: O objetivo é demonstrar o processo de securitização, as exigências de mercado, a evolução deste tipo de negócio, suas vantagens e a preparação adequada por parte dos incorporadores imobiliários para este mercado. Serão demonstrados exemplos de outros países e a perspectiva da securitização de recebíveis imobiliários no Brasil.

Luis Felipe Carlomagno Carchedi, diretor de operações e negócios da Cia. Província de Crédito Imobiliário

11:10 Os reflexos tributários das operações de desmobilização patrimonial utilizadas como alternativas para captação de recursos.

Abordagem dos aspectos fiscais relativos ao processo de captação de recursos e investimentos no setor imobiliário por meio de operações de desmobilização patrimonial.

Álvaro Taiar Jr., tributarista, responsável pela Área de Real Estate para América Latina da PriceWaterHouseCoopers       

Ana Luiza Salles Lourenço, tributarista, especialista na Área de Real Estate da PriceWaterHouseCoopers           

12:10 Almoço

14:00 Redução de risco através do patrimônio de afetação.

A palestra ressaltará como se constitui o patrimônio de afetação e qual é a sua precípua finalidade, bem como de que forma esse instituto contribui para reduzir os riscos do empreendimento de aquisição de imóveis em planta.

João Pedro Lamana Paiva, vice-presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, IRIB; registrador imobiliário e tabelião de protesto de títulos; professor de registros públicos; Registros Públicos de Sapucaia do Sul.

14:50 Como o sucesso do mercado de crédito imobiliário do Chile pode se repetir no Brasil.

Caso Prático: será descrito o case de sucesso do mercado de crédito imobiliário chileno incluindo aspectos de marketing e produtos. Com base no case chileno serão traçados cenários para o mercado brasileiro.

Fernando Baumeier, superintendente adjunto de crédito imobiliário do Santander Banespa

16:00 - 18:00 Workshop B: Identificação e viabilização de funding para empreendimentos imobiliários - Como atrair o investidor estrangeiro a investir e comprar no Brasil.

Custo, Descontos e Inscrições



Últimos boletins



Ver todas as edições