BE2956

Compartilhe:


Registro Imobiliário do Brasil na era da informática
Registradores confirmam seu representante


Por decisão unânime do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, entidade que congrega os registradores imobiliários de todo o país e da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo, associação que representa os profissionais do Registro no Estado de São Paulo, o registrador paulistano Sérgio Jacomino foi confirmado como representante da categoria profissional para atuar nos debates multi-setoriais relacionados com certificação digital e documentos eletrônicos.

Nas palavras de Helvévio D. Castello, Presidente do Irib, a indicação se dá “em virtude da necessidade de fortalecimento e legitimação da participação dos registradores imobiliários nas entidades e instituições relacionadas com a certificação digital, tendo em vista que o ex-presidente e Conselheiro do Irib, Sérgio Jacomino, já nos representa nos comitês e órgãos de governo relacionados com a matéria”.

Os membros da diretoria e dos Conselhos do Irib confirmam, assim, o nome do ex-presidente do Instituto para “continuar desempenhando o papel de interlocutor dos registradores imobiliários do Brasil nos órgãos, instituições, entidades e afins na temática da certificação digital”.

Já o Presidente da Arisp, Flauzilino A. dos Santos, apresentou a proposta de indicação de Sérgio Jacomino, concluída a consulta aos associados da entidade. Flauzilino diz “ter havido unanimidade nas manifestações relativas ao assunto, de sorte que, pelos Registradores de Imóveis do Estado de São Paulo, fica o registrador paulistano confirmado como interlocutor perante Órgãos, Instituições, Entidades afins na temática da Certificação Digital”. E remata: “a Arisp está disponível para dar todo o apoio necessário ao desenvolvimento de tão importante mister para o Registro de Imóveis de São Paulo e do Brasil”.

As entidades estarão enviando ofício às entidades, públicas e privadas, reportando a confirmação do representante dos registradores imobiliários brasileiros e reiterando sua disposição para construir uma solução que atenda ao interesse público e ao interesse dos registradores imobiliários, que são absolutamente coincidentes.

Sérgio Jacomino agradece a confiança depositada e declara estar disposto a perseguir o objetivo de construir uma infra-estrutura sólida e confiável, em que o Registro de Imóveis possa alçar um vôo seguro, em que o interesse público, coincidente com os interesses que fundamentam a própria atividade registral, seja igualmente posto no mais alto grau.

Modelos de gestão no moderno direito registral

O registrador paulistano estará representando o Brasil, juntamente com o Presidente do Irib, Helvécio Castello, e o diretor Eduardo Pacheco, no Congresso Internacional de Direito Registral que ocorre entre os dias 21 e 24 de maio em Lima, Peru, em que o tema da modernização e modelos de gestão dos registros estará em pauta.

O Congresso contará com a participação da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, El Salvador, Honduras, México, Paraguai, Peru e Venezuela. Os organizadores do evento são A Sunarp – Superintendência Nacional dos Registros Públicos do Peru, Universidade de Lima e Colégio de Registradores da Espanha.



Últimos boletins



Ver todas as edições