BE2982

Compartilhe:


XIII Educartório: edição especial realizada em Alphaville bate recorde de público com transmissão ao vivo para todo o Brasil


Centro de Convenções Stadium Alphaville, em Barueri, recebe a maior platéia da história do programa Educartório.

A iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo e das entidades representativas dos notários e registradores de realizar um projeto de educação continuada de cartórios que vise ao aperfeiçoamento técnico-profissional das atividades confirmou seu total êxito no último dia 2 de junho, no Centro de Convenções Stadium Alphaville, em Barueri, SP.

O XIII Seminário de Direito Notarial e Registral de São Paulo, edição especial, superou o sucesso alcançado pelas edições anteriores e resultou em um recorde absoluto de participação ao receber a maior platéia da história do programa Educartório.

Trezentas pessoas puderam acompanhar de forma presencial as excelentes palestras proferidas por autoridades e registradores do mais alto grau de conhecimento no ramo do direito registral imobiliário, especialmente convidados para compor o quadro de palestrantes do encontro. Outros 214 interessados participaram do curso à distância, em uma iniciativa da UniRegistral – Universidade Corporativa do Registro, que possibilitou a transmissão do evento ao vivopara todo o Brasil, pela Web TV.

Centenas de participantes lotaram o auditório e acompanharam pela WebTV o transcurso dos trabalhos.

Com a coordenação do desembargador Ricardo Dip, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a décima terceira edição do Educartório foi especialmente organizada para acadêmicos de direito, prepostos, registradores, notários e demais profissionais do direito interessados no tema dos procedimentos judiciais e o registro de imóveis.

O seminário contou com a participação de Flauzilino Araújo dos Santos, presidente da Arisp e primeiro registrador imobiliário de São Paulo, Marco Antônio Botto Muscari, juiz de direito, assessor da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de São Paulo, Ubiratan Pereira Guimarães, vice-presidente do CNB-SP, Carlos Frederico Coelho Nogueira, registrador de imóveis de Barueri, além dos prestigiados palestrantes Marcelo Martins Berthe, juiz titular da primeira Vara de Registros Públicos de São Paulo,  Vicente de Abreu Amadei, juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de São Paulo, Sérgio Jacomino, quinto registrador imobiliário de São Paulo e diretor do Irib, Eduardo Augusto, registrador imobiliário de Conchas e diretor do Irib, e o próprio coordenador do evento, desembargador Ricardo Dip.

A edição especial do Educartório foi uma iniciativa da Arisp – Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo e da UniRegistral – Universidade Corporativa do Registro, em parceria com o Irib – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil e Colégio Notarial do Brasil, seção de São Paulo, com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo.

Em pronunciamento, corregedor Gilberto Passos de Freitas afirma que a melhor correição é a prevenção

Impossibilitado de comparecer pessoalmente à edição especial do programa de educação continuada de cartórios, o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Gilberto Passos de Freitas, fez questão de participar da cerimônia oficial de abertura dos trabalhos e gravou um pronunciamento aos registradores, notários e demais profissionais do Direito.

Educartório Alphaville 02:51
Pronunciamento do Des. Gilberto Passos de Freitas
Tags: Educartorio  GilbertoPassosDeFreitas
Added: 1 week ago in Category: News & Politics
Views: 14

Na gravação, o corregedor Gilberto Passos de Freitas faz uma saudação ao coordenador do seminário desembargador Ricardo Dip, aos juízes Vicente de Abreu Amadei e Marcelo Martins Berthe, e destaca a participação dos registradores imobiliários Eduardo Augusto, Sérgio Jacomino e Flauzilino Araújo dos Santos. O corregedor enfatiza a colaboração da ARISP, IRIB e CNB-SP e classifica os registradores como um “orgulho na área dos registros”.

De acordo com o corregedor, o Educartório chega à sua edição especial “em grande estilo” ao possibilitar que magistrados, registradores, notários, escreventes, operadores do direito e estudantes de Direito do Estado de São Paulo tenham acesso ao evento.

O corregedor afirma em seu pronunciamento que a melhor correição é a prevenção. Destaca a iniciativa da UniRegistral – Universidade Corporativa do Registro, de transmitir ao vivo o evento, pela Internet, permitindo a propagação dos estudos realizados à distância.

Diz, ainda, que os temas foram especialmente escolhidos, considerando as atribuições próprias dos juízes e as atribuições próprias dos registradores, e que esses temas seriam ministrados por “magistrados e registradores de larga experiência no direito registral imobiliário, sob a coordenação do desembargador Ricardo Dip”.

O desembargador Gilberto Passos de Freitas finaliza seu pronunciamento agradecendo a dedicação e o empenho dos organizadores do evento, e declarou abertos os trabalhos.

A mesa de trabalhos contou com a participação de Sérgio Jacomino e do coordenador desembargador Ricardo Dip.

Internautas acompanham palestras e fazem perguntas on line

A platéia de Alphaville e o público internauta que acompanhava a transmissão pelo site da UniRegistral foram brindados com a aula-magna do desembargador Ricardo Dip, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que analisou oprocedimento de dúvida no registro de imóveis, e com a brilhante exposição do juiz auxiliar da CGJSP, Vicente de Abreu Amadei, que tratou dos procedimentos administrativos ordinários.

A maior platéia já tida na história do programa de educação continuada de cartórios também pôde assistir à exposição do doutor Marcelo Martins Berthe, juiz da 1ª Vara de Registros Públicos da capital de São Paulo, que discorreu sobre o tema da retificação judicial de registro, em contraponto com a palestra apresentada pelo registrador de Conchas, Eduardo Augusto, que cuidou da retificação extrajudicial de registro.

Participou igualmente do evento o registrador imobiliário e diretor do Irib, Sérgio Jacomino, que levantou pontos polêmicos relacionados às recentes reformas legais que alteraram o Código de Processo Civil no que tange à penhora e ao procedimento de dúvida.

Durante os debates, os participantes on line puderam interagir com os palestrantes, formulando consultas no site que foram respondidas prontamente. As perguntas não respondidas a tempo do encerramento dos trabalhos, serão oportunamente apreciadas e publicadas no Boletim Eletrônico IRIB.

A décima terceira edição especial do programa de educação continuada de cartórios foi encerrada por Flauzilino Araújo dos Santos, que agradeceu às pessoas que compareceram ao seminário e ao público internauta que se manteve on line, bem como aos palestrantes pela dedicação e presteza com que trataram dos temas, tornando possível a realização de uma edição especial do Educartório.

O presidente da Arisp relembrou o começo da trajetória do programa Educartório, quando a Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo sugeriu a criação de uma força-tarefa destinada à adequação dos serviços e à regularidade dos atos de registro, visando ao aperfeiçoamento técnico dos cartórios do estado de São Paulo, começando pelas serventias do Vale do Ribeira.

Segundo Flauzilino, a maior constatação de que a idéia de uma força-tarefa era viável foi a magnitude que a edição especial alcançou reunindo trezentos participantes, entre notários, registradores, prepostos, estudantes e operadores do direito, de várias regiões do país, bem como um time de palestrantes especialistas no ramo do direito registral imobiliário.

Finalizou dizendo que a Arisp e a UniRegistral têm o firme propósito de contribuir objetivamente para o desenvolvimento da atividade do registro de imóveis em todo o Brasil. Nesse sentido, “há uma união de esforços por parte das autoridades judiciárias e entidades representativas dos cartórios, como o Irib, que renova a esperança do crescimento de uma doutrina voltada para o registro de imóveis capaz de levar os operadores do direito a repensar o relacionamento do direito registral imobiliário com os outros ramos do direito”.

As entrevistas realizadas durante o XIII Seminário de Direito Registral e Notarial de São Paulo, bem como os trabalhos apresentados pelos palestrantes serão divulgados nas próximas edições do Boletim Eletrônico IRIB.

(Fonte: Agência Irib de Notícias, reportagem Cláudia Trifiglio, fotos Carlos Petelinkar).

Caleidoscópio: http://www.flickr.com/photos/iacominvs/sets/72157600310883313/
 
Irib

Arisp

CNB-SP

Uniregistral



Últimos boletins



Ver todas as edições