BE3004
Compartilhe:
IRIB participa de curso de regularização fundiária no Espírito Santo
A diretora-presidente do IJSN, órgão ligado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento do Espírito Santo, agradece a participação do presidente do Irib Helvécio Castello e manifesta interesse em continuar com a parceria
Vinculado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) do Espírito Santo, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) tem como finalidade produzir conhecimento sobre a realidade do estado em seus aspectos socioeconômicos como forma de subsidiar políticas governamentais e decisões de investimentos. Mediante estudos, pesquisas, planos, projetos, programas de ação e organização de bases de dados estatísticos e georreferenciados o Instituto atua nas esferas estadual, regional e municipal.
No que diz respeito à assessoria municipal, o IJSN atua no assessoramento aos municípios com vistas à elaboração de legislação urbanística, principalmente planos diretores municipais, bem como código de obras, código de posturas, parcelamento do solo, perímetro urbano, zoneamento, entre outros. O Instituto ainda presta assessoria aos municípios na elaboração de sua cartografia básica, além de desenvolver programas de capacitação dos técnicos municipais.
De 24 a 27 de abril último, o IJSN realizou em seu auditório um curso sobre regularização fundiária que contou com a participação do presidente do Irib Helvécio Duia Castello.
O curso é destinado aos técnicos municipais das prefeituras do Espírito Santo e tem como objetivo capacitá-los para a elaboração e implementação do Programa de Regularização Fundiária Urbana de Assentamentos Populares Informais e ressaltar as novas possibilidades introduzidas com o Estatuto da Cidade.
Durante o curso, o IJSN lançou a publicação Regularização Fundiária – Guia de orientação para áreas de ocupação consolidadas, paraatender a necessidade dos municípios relativa ao planejamento dos espaços territoriais, principalmente no tocante à elaboração de sua legislação urbanística e desenvolvimento de programas de regularização fundiária de interesse social. O guia contempla os aspectos jurídicos, ambientais e urbanísticos da questão.
Vera Maria Simoni Nacif, diretora-presidente do IJSN, enviou o ofício que transcrevemos aqui em agradecimento à participação do Irib.
Interesse no desenvolvimento de programas de regularização fundiária de interesse social
OF/IJSN/DP/Nº 156/07
Vitória, 08 de maio de 2007
llmo. Sr.
Helvécio Duia Castello
Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil
Prezado Senhor,
Com a sua participação, nos dias 24 a 27 de abril o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) promoveu o Curso de Regularização Fundiária de Assentamentos Urbanos Informais de Baixa Renda, dentro do Programa de Assessoramento Municipal, objetivando a capacitação de técnicos municipais assim como o aperfeiçoamento e atualização dos quadros efetivos das prefeituras para a melhoria do desempenho da gestão pública municipal.
Nesta primeira turma do curso, foram capacitados 38 técnicos municipais de 22 prefeituras do Estado; outras já estão realizando pré-inscrição e aguardam novas turmas.
Essa demanda caracteriza a dificuldade encontrada pelos municípios em trabalhar o planejamento de seu espaço territorial, principalmente no tocante à elaboração de sua legislação urbanística e desenvolvimento de programas de regularização fundiária de interesse social que contemplem as inovações introduzidas pelo Estatuto da Cidade.
Neste sentido, gostaríamos de compartilhar o sucesso do curso e de agradecer a participação desse órgão. Ficaremos honrados em continuar a contar com essa parceria em próximas turmas do referido curso.
Atenciosamente,
Vera Maria Simoni Nacif
Diretora Presidente do IJSN
Últimos boletins
-
BE 5892 - 14/08/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | Instrução Normativa ICMBIO n. 24, de 12 de agosto de 2025 | ANOREG/BR e CNR publicam Nota Oficial | CN-CNJ e ONR oferecem capacitação para CNIB 2.0 | Procedimento para aferição da invalidez de Tabeliães e Registradores é regulamentado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Despejo extrajudicial e consignação de chaves: O que propõe o PL 3.999/20? – por Elisa Junqueira Figueiredo e Victória Soranz | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5891 - 13/08/2025
Confira nesta edição:
IRIB e JUSPREV fecham Convênio de Adesão ao Plano de Benefícios Previdenciários | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | CNJ suspende PL que permitiria que pessoas sem formação em Direito assumissem Serventias em Tocantins | CASP aprova substitutivo de PL que dispõe sobre acesso de cidadão a informações sobre imóveis públicos | STJ No Seu Dia: podcast abordou a responsabilidade pelo pagamento das taxas condominiais de imóvel não registrado | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | A vulnerabilidade do certificado Gov.br e o papel dos Cartórios como guardiões da segurança na era digital – por Moema Locatelli Belluzzo e Fabiana Aurich | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5890 - 12/08/2025
Confira nesta edição:
IRIB DISPONIBILIZA FOTOS DO L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Revista de Direito Imobiliário: já está aberto o prazo para envio de trabalhos para edição do 1º semestre de 2026! | Raio-X dos Cartórios: mais de 95% das Serventias são ocupadas por titulares | Permuta entre incorporadoras e proprietários alerta setor imobiliário | CNJ divulga relação de projetos que receberão Menção Honrosa no Prêmio Solo Seguro | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Alienação fiduciária e locação de imóveis – por Wallace Bonfim Santa Cecilia | Jurisprudência do TJTO | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Promessa de compra e venda. Promitente comprador falecido. Espólio – adquirente – escritura definitiva. Título hábil.
- Regularização fundiária. Doação pelo Poder Público. Separação judicial. Outorga uxória – suprimento judicial. Interesse público.
- Procedimento para aferição da invalidez de Tabeliães e Registradores é regulamentado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás