BE3035
Compartilhe:
IRIB ratifica convênio de cooperação acadêmico-jurídica com o Centro Acadêmico de Direito Registral do México
Depois de assinar convênios de cooperação científica com Peru, Equador e Argentina, o IRIB ratificou mais um acordo internacional, desta vez com o México, para a interação acadêmico-jurídica entre os dois países.
O XX Encontro do Comitê Latino-Americano de Consulta Registral, realizado de 7 a 11 de julho último no hotel Pestana, em Salvador, Bahia, teve resultados extremamente positivos para o Irib, que celebrou quatro convênios internacionais de intercâmbio técnico, científico, acadêmico e/ou jurídico.
Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, Helvécio Castello, Raúl Castellano Martínez-Báez 1 - 2
Os presidentes do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – Irib, Helvécio Duia Castello, e do Centro Acadêmico de Direito Registral A.C. – Cader, Raúl Castellano Martínez-Báez, assinaram a ratificação do convênio entre as entidades no dia 9 de julho.
O primeiro acordo de cooperação acadêmico-jurídica entre o Irib e o Cader foi assinado no dia 14 de março de 2003, durante a realização do XVII Encontro do Comitê Latino-americano de Consulta Registral na cidade de Morelia, estado de Michoacán de Ocampo, México, pelo então presidente do Irib, Sérgio Jacomino, e pelo presidente do Cader, Raúl Castellano Martínez-Báez.
O Centro Acadêmico de Direito Registral A.C. é uma associação civil constituída conforme as leis dos Estados Unidos Mexicanos, com o objetivo de realizar pesquisa, intercâmbio acadêmico, análise jurídica, oferta de cursos, bem como prestar assessoria na área de Direito registral.
O objetivo do acordo é o estudo do Direito registral imobiliário. Pelo convênio agora ratificado as instituições se propõem a intercambiar informação acadêmica, capacitação profissional, adequação e operação dos sistemas registrais implementados em seus respectivos países, bem como promover, incentivar e difundir a publicação de artigos e trabalhos em matéria de Direito registral.
Leia o inteiro teor do convênio entre o Irib e o Cader no Boletim do Irib em Revista 309 (mar./abr. 2003).
RATIFICACIÓN
CONVENIO DE COOPERACION ACADÊMICA-JURÍDICA, CELEBRADA POR EL INSTITUTO DE REGISTRO INMOBILIARIO DEL BRASIL – IRIB, Y EL CENTRO ACADÉMICO DE DERECHO REGISTRAL A.C.
ANTECEDENTES
1. Que con fecha 14 de marzo de 2003, en la ciudad de Morelia, Michoacán, México, el IRIB y el CADER, celebraron el convenio de cooperación acadêmica-jurídica, a que se refiere el encabezado de este documento.
2. Que habiendo cambiado la presidencia del IRIB, se ha considerado conveniente, ratificar dicho convenio.
DECLARACIONES
ÚNICO. Que de acuerdo a los antecedentes que se han referido, los presidentes de ambas instituciones han decidido ratificar el convenio de colaboración, en los mismos términos en que fue firmado originalmente.
HELVÉCIO DUIA CASTELLO
Presidente del Instituto de Registro Imobiliário del Brasil – IRIB
RAÚL CASTELLANO MARTÍNEZ-BÁEZ
Presidente del Centro Acadêmico de Derecho Registral A.C. – MÉXICO
Salvador, Bahia, BRASIL, 9 de Julio de 2007.
Últimos boletins
-
BE 5815 - 25/04/2025
Confira nesta edição:
Envie seu artigo para o Boletim do IRIB | Portaria MCID n. 399, de 22 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 23, de 23 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 24, de 23 de abril de 2025 | CCOGE abre inscrições para o 95º ENCOGE e para o 7º Fórum Fundiário Nacional | Segundo Concurso para Outorga de Delegações de Cartórios: TJPB aprova nova Comissão | Compra Assistida: Governo Federal beneficia 1.500 famílias gaúchas na reconquista da casa própria | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Tema 1.348 do STF: a saga da integralização de capital com bens imóveis – por Moisés Camilo Dias Gonçalves | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5814 - 24/04/2025
Confira nesta edição:
IRIB estará presente em curso promovido pela Academia Iberoreg de Formación Registral Continuada | Carreira em Cartórios: CNJ publica matéria destacando sua atuação perante concursos públicos | PMCMV responde por mais da metade dos lançamentos imobiliários | Cartilha Sinal Vermelho: divulgação é feita por intermédio do projeto ELLAS | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Novo Código Civil e o fortalecimento das atribuições cartorárias no Brasil – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5813 - 23/04/2025
Confira nesta edição:
Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Prêmio Solo Seguro 2025: CNJ publica matéria sobre iniciativas de sucesso | COGEX apresenta IARI para 140 Registradores de Imóveis | PL facilita transferência de imóvel da União para REURB-S | SAVE THE DATE: L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Formação dos títulos judiciais – Especialidade, tradição e modernidade – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- REURB. Imóvel regularizado – inserido no perímetro – alienação fiduciária. Abertura de matrícula. Credor fiduciário – notificação.
- Compra e venda – escritura pública. Fração de terreno inferior ao Módulo Rural. Desmembramento irregular. Registro – impossibilidade.
- O Direito achado na máquina