BE3036
Compartilhe:
ITBI e ITCMD – Os impostos incidentes sobre a transmissão de bens e direitos.
O Grupo SERAC promoverá, no próximo dia 08 de agosto, encontro que discutirá os impostos que incidem sobre a transmissão de bens e direitos. Fará parte da exposição a análise de tais tributos no contexto da Lei nº 11.441/2007.
O encontro será presidido pelo advogado Antonio Herance Filho, co-autor da obra “Escrituras Públicas – Separação, Divórcio, Inventário e Partilha Consensuais”.
Antonio Herance Filho
O evento contará com as presenças ilustres do Presidente (licenciado) do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, Doutor Paulo Tupinambá Vampré, representando os notários paulistas e do Procurador Chefe da Procuradoria Fiscal do Estado de São Paulo, Doutor Clayton Eduardo Prado. Ao Doutor Clayton poderão, inclusive, ser dirigidas sugestões e críticas sobre os procedimentos fiscais atualmente adotados como condição à prática dos atos notariais a que se refere a Lei nº 11.441/2007.
Paulo Tupinambá Vampré
Clayton Eduardo Prado
Apesar de importante e oportuno o estudo das conseqüências tributárias da Lei nº 11.441/07, nosso foco não recairá apenas sobre as novas disposições legais. Confira, logo a seguir, o programa do curso:
I - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis ou direitos a eles relativos – ITBI
Evolução histórica do ITBI na Constituição Federal
Aspectos legais
Arrecadação
Competência
Hipótese de incidência
O momento de ocorrência do fato gerador
Base de cálculo
A alíquota do ITBI e a questão da progressividade
A responsabilidade do Notário e do Registrador
Imunidade, isenção e não-incidência.
II - Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação sobre quaisquer bens ou direitos
Vigência – aplicação da lei vigente à época de ocorrência do fato gerador
Incidência
O número de herdeiros, legatários ou donatários define a quantidade de fatos geradores do imposto
Não-incidência
Isenção
Transmissão “causa mortis”
Transmissão por doação
Reconhecimento da não-incidência e da isenção
Sujeito passivo
Contribuinte
Responsáveis
Base de cálculo
Conceito de Valor Venal
Usufruto e nua-propriedade
Doações sucessivas
Conceito de Ano Civil
Alíquotas
Recolhimento do imposto
Restituição do imposto – hipóteses
Quando?
08.08.2007 – 4ª feira – Das 9:00 às 12:30 horas.
Onde?
Auditório do Edifício Santana Tower (sede da Empresa Boletins Informativos LTDA, responsável pelas Publicações INR e integrante do Grupo SERAC) – Rua Alferes Magalhães, nº 92 – Térreo – Santana – São Paulo (a duas quadras da Estação Santana do Metrô).
Quanto?
R$ 170,00 (clientes Grupo SERAC e associados do IRIB) / R$ 220,00 (não clientes Grupo SERAC e não associados do IRIB).
Incluído: Material de apoio, certificado e coffee break.
Como devo pagar o valor da inscrição?
Depósito Bancário na conta corrente mantida junto ao Banco Itaú S/A, em nome de SERAC – Serviço de Assessoria a Cartórios LTDA EPP (CNPJ: 01.328.180/0001-06), na agência 0355, sob o número 55.568-1.
Importante: A inscrição só será efetivada quando o Departamento Financeiro do Grupo SERAC receber, via fac símile (11-6959-0220), o comprovante do depósito realizado, juntamente com a Ficha de Inscrição (abaixo) devidamente preenchida.
O Auditório reservado para o encontro possui capacidade limitada (60 participantes). Portanto, não perca tempo e reserve já o seu lugar! Para obter informações complementares, entre em contato com Karla no telefone 11-6959-0220.
Auditório onde será realizado o encontro
FICHA DE INSCRIÇÕES – ITBI e ITCMD – Os impostos incidentes sobre a transmissão de bens e direitos.
Denominação da Unidade |
Participante(s) |
CNPJ da Unidade |
Telefone |
Município / Estado |
Últimos boletins
-
BE 5816 - 28/04/2025
Confira nesta edição:
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 50º ENCONTRO NACIONAL DO IRIB! | Resolução MDA n. 1, de 23 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 189, de 25 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 190, de 25 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 191, de 25 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 192, de 25 de abril de 2025 | STF: é válida homologação de partilha amigável sem quitação do ITCMD | Corregedor Nacional de Justiça acompanha 1º ENAC em Brasília/DF | CTRAB aprova PL que permite que técnico industrial emita documento para registro de imóvel | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | O Direito achado na máquina – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5815 - 25/04/2025
Confira nesta edição:
Envie seu artigo para o Boletim do IRIB | Portaria MCID n. 399, de 22 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 23, de 23 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 24, de 23 de abril de 2025 | CCOGE abre inscrições para o 95º ENCOGE e para o 7º Fórum Fundiário Nacional | Segundo Concurso para Outorga de Delegações de Cartórios: TJPB aprova nova Comissão | Compra Assistida: Governo Federal beneficia 1.500 famílias gaúchas na reconquista da casa própria | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Tema 1.348 do STF: a saga da integralização de capital com bens imóveis – por Moisés Camilo Dias Gonçalves | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5814 - 24/04/2025
Confira nesta edição:
IRIB estará presente em curso promovido pela Academia Iberoreg de Formación Registral Continuada | Carreira em Cartórios: CNJ publica matéria destacando sua atuação perante concursos públicos | PMCMV responde por mais da metade dos lançamentos imobiliários | Cartilha Sinal Vermelho: divulgação é feita por intermédio do projeto ELLAS | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Novo Código Civil e o fortalecimento das atribuições cartorárias no Brasil – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do CGJSP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- REURB. Imóvel regularizado – inserido no perímetro – alienação fiduciária. Abertura de matrícula. Credor fiduciário – notificação.
- Compra e venda – escritura pública. Fração de terreno inferior ao Módulo Rural. Desmembramento irregular. Registro – impossibilidade.
- O Direito achado na máquina