BE3098
Compartilhe:
Portal Eletrônico do Extrajudicial – PEX.net
Corregedoria-Geral de São Paulo inova
Na manhã do dia 27 de agosto reuniram-se, no Auditório do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-Sarzedas), representantes de notários e registradores do Estado para conhecer em primeira mão o projeto do Tribunal de Justiça de São Paulo denominado Portal Eletrônico do Extrajudicial.
Foto do evento
A reunião foi presidida pelo juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça de São Paulo, Dr. Vicente de Abreu Amadei, que convidou a Diretora do Departamento da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de São Paulo - DEGE, Dra. Neusa Maria Morais, a secretaria de informática do Tribunal, Dra. Rosely Padilha de Sousa Castilho e o magistrado Dr. Eduardo Francisco Marcondes, juiz assessor do Tribunal de Justiça de São Paulo, para tomar assento à mesa.
Foram ainda convidados, para participar da demonstração, representantes dos notários e registradores de cada especialidade. A agenda de trabalho foi a seguinte:
a) Introdução ao conceito do Portal Eletrônico do Extrajudicial.
b) Benefícios específicos que o PEX pode trazer aos notários e registradores.
c) Colaboração dos notários e registradores para o êxito do PEX.
d) Apresentação do sistema.
Vicente de Abreu Amadei ressaltou a importância do PEX para o relacionamento entre a Corregedoria-Geral da Justiça e os notários e registradores do Estado. Desenvolvendo um breve histórico desse intercâmbio por meio eletrônico, destacou que a contribuição desses profissionais para aperfeiçoamento das Normas de Serviço, encaminhada por meio eletrônico, foi um precedente que se reveste de importância histórica. “Trata-se da primeira experiência exitosa de relacionamento entre o órgão censório e as notas e registros paulistas concretizada por meio eletrônico”, disse.
Inicialmente o PEX buscará centralizar e processar as informações relativas a:
a) Cadastramento dos prepostos e informação on line de freqüência para fins de contagem de tempo de serviço. O sistema substituirá a emissão de certidões de freqüência anuais.
b) Aquisição de imóveis rurais por estrangeiros. Comunicação e controle centralizado.
c) Indisponibilidade de bens.
d) Selos de autenticidade – controle de extravio, furtos, inutilização etc.
e) Dados estatísticos – coleta de dados e estatísticas concernentes aos serviços notariais e registrais para fins de reorganização da atividade (criação, extinção, demembramento) e informações aos candidatos aprovados nos concursos públicos.
f) Emissão automatizada de guias de recolhimento.
Foto do evento
A necessidade de informatização dos canais de comunicação entre a CGJSP e os notários e registradores de SP impulsiona o projeto. Busca-se agilidade e segurança nas comunicações, trazendo grandes benefícios para a sociedade e para os operadores do sistema.
Cada cartório terá uma caixa-postal que permitirá a comunicação individualizada entre a CGJSP e o notário ou registrador. Com isso, visa-se a automação dos procedimentos, facilitando a comunicação direta entre o órgão do TJ paulista e os profissionais das notas e registro.
O sistema permitirá a visualização pública de dados de interesse geral, além de proporcionar links para os cartórios facilitando a consulta de ementários, comunicados, endereços dos serviços notariais e registrais etc.
De outra banda, permitira a visualização privada dos dados, quando eles se referirem a interesses específicos dos cartórios. Com o sistema será possível a troca de informações entre os integrantes do sistema.
Foi definido um projeto piloto para a Capital de São Paulo, envolvendo 3 representantes de cada especialidade. Para um período de treinamento e testes foi aprovado um cronograma: dias 30 e 31 de agosto, na Rua Conde do Pinhal.
Aguarde aqui maiores informações.
(Fotos: Palestra ocorrida em 27/8/2007 no auditório do TJ-Sarzedas. As fotos são de propriedade do acervo da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Fotos: CECÍLIA ABBATI/TJSP).
Últimos boletins
-
BE 5858 - 26/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: palestra de abertura terá como tema Inteligência Artificial | Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos | ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil | Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | O admirável mundo novo da inteligência artificial – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5857 - 25/06/2025
Confira nesta edição:
Ainda não fez sua inscrição para o L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL? | Diretor de Relações Internacionais do IRIB participará de Encontro na Paraíba | STJ: registro de escritura pública não impede rescisão contratual por inadimplência de loteador | RARES-NR é signatária do Pacto Global da ONU | Rondônia recebe Caravana da REURB | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Novo relatório do Banco Mundial: quebra de paradigmas na transferência imobiliária – por Ubiratan Guimarães | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5856 - 24/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: painel sobre IERI-e e SIG-RI integra programação do evento | IRIB apoia curso internacional promovido pela UNI ÍTALO e CENoR | Lei do Marco Temporal: integrantes da Comissão Especial finalizam proposta consensual | Uso da CNIB como ferramenta para localizar bens deverá ser pacificado no TJSC | TJCE realizará Audiência Pública para escolha de Serventias Extrajudiciais | | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Desjudicialização e poder negocial: O avanço dos cartórios – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública
- Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos
- ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil