BE3122

Compartilhe:


IRIB e Arpen-SP levam informações sobre certificação digital a todo o estado de S. Paulo


As inscrições são gratuitas e já estão abertas para os workshops de Santo André, Ribeirão Preto e Araçatuba. As vagas são limitadas e as reservas antecipadas

A  Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, Arpen-SP, e o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, IRIB, estão realizando eventos em todo o estado de São Paulo, para levar aos registros de imóveis e civis o imprescindível conhecimento sobre a certificação digital e suas aplicações no dia-a-dia dos cartórios.

O objetivo é inserir esses registradores no mundo da certificação digital e prepará-los para as novas atribuições que se impõem às suas atividades.

Os eventos serão gratuitos e apresentarão a cadeia da certificação digital, o papel do Instituto de Tecnologia da Informação, IT; da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira, ICP-Brasil; das Autoridades Certificadoras, ACs, e Autoridades de Registro, ARs (IRIB e ARPEN-SP).

Na cadeia de certificação digital, as ARs são responsáveis pelo processo final de atender os interessados em adquirir certificados, coletar seus documentos e encaminhá-los às ACs, que por sua vez são responsáveis pela emissão.

Atualmente, no Brasil, chega a um milhão o número de contribuintes com certificação digital e a expectativa da Receita é de que esse número atinja 5 milhões de pessoas físicas em apenas dois anos. Para o segmento de micros e pequenas empresas a meta é emitir 3,5 milhões de certificações digitais em três anos.

A certificação digital é um caminho sem volta.

O que é o certificado digital?

O certificado digital é um documento eletrônico, assinado digitalmente por uma autoridade certificadora, que representa a identidade de uma pessoa ou empresa no mundo virtual. Ele contém dados sobre o emissor e o titular e sua função é vincular a pessoa ou empresa/entidade a uma chave pública.

A assinatura digital tem inúmeras aplicações, que crescem a cada dia. Entre elas, transações seguras entre instituições financeiras; identificação pela Internet; comércio eletrônico; processos judiciais e administrativos em meio eletrônico; envio e recepção de documentos notariais e registrais; assinatura da declaração de renda e outros serviços prestados pela Receita federal.

Quais as vantagens que o usuário final terá com o certificado digital emitido no âmbito da ICP-Brasil?

A eficácia jurídica é uma vantagem importantíssima. Os documentos eletrônicos assinados digitalmente com o uso de certificados emitidos no âmbito da ICP-Brasil têm a mesma validade jurídica dos documentos assinados de próprio punho.

Outra vantagem fundamental é a segurança e confiabilidade de toda a cadeia de certificados, uma vez que é muito fácil verificar-se o caminho de certificação. A parte destinatária do documento eletrônico poderá verificar o certificado do emitente, o certificado da AC que emitiu o certificado, da AC de nível superior, e assim sucessivamente até a verificação do certificado da AC Raiz, que é auto-assinado.

Inscrições gratuitas: vagas limitadas e reservas antecipadas

Já estão abertas as inscrições para os workshops de Santo André, Ribeirão Preto e Araçatuba, realizados sempre aos sábados das 14h às 18h. Inscreva-se já para não perder a oportunidade de conhecer tudo sobre certificação digital e suas aplicações nos cartórios.

As inscrições serão feitas na Arpen-SP, pelo telefone (11) 3293-1533, com Irene.
 

  Data  Local 
  15 de setembro  Santo André 
  22 de setembro  Ribeirão Preto 
  29 de setembro  Araçatuba 
  20 de outubro  São José dos Campos 
  27 de outubro  Marília 
  10 de novembro  Registro 
  24 de novembro  Sorocaba 

Irib

Arpen



Últimos boletins



Ver todas as edições