BE3185

Compartilhe:


Elvino Silva Filho
Uma vida dedicada à paixão pelo registro


Faleceu em Campinas, SP, na madrugada desta quinta-feira, 1º de novembro de 2007, o grande registrador imobiliário brasileiro Elvino Silva Filho.

Referência para seus colegas, para os operadores do Direito que militam na área e para os principais tribunais do país, o grande pensador do Direito registral imobiliário deixa saudades em muitos e um espaço que dificilmente será ocupado com a mesma paixão, o mesmo brilhantismo e a mesma doçura.

Sócio-fundador do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, participou da histórica reunião no hotel Eldorado, na cidade de São Paulo, em junho de 1974, que consistiu no primeiro Encontro dos Oficiais de Registros de Imóveis do Brasil, berço do IRIB e resultado dos esforços despendidos por Elvino e seus companheiros.

Foi eleito presidente do IRIB duas vezes, nos triênios 1977/1980 e 1980/1983.

Em 1978, o presidente do IRIB Elvino Silva Filho conseguiu realizar seu grande sonho ao lançar o primeiro número da Revista de Direito Imobiliário, RDI, publicação que permanece como referência na área do Direito registral.

Elvino Silva Filho foi um dos maiores colaboradores do IRIB de todos os tempos. Presença certa em todos os encontros do Instituto, sua contribuição para o Direito registral imobiliário brasileiro é inestimável.

Os registradores imobiliários de todo o Brasil são devedores da mente brilhante, do idealismo, da lucidez, da competência e da determinação de Elvino Silva Filho, que soube como ninguém angariar respeito e credibilidade imensuráveis para a instituição registral. A ele, nossa imorredoura gratidão!

Helvécio Duia Castello
Presidente

Um profissional e cidadão reconhecido e reverenciado

O nome de Elvino Silva Filho é reverenciado, nacional e internacionalmente, por seu trabalho à frente do IRIB bem como por seus escritos na área do Direito registral imobiliário. Autor de incontáveis artigos e trabalhos, com dois livros publicados, o registrador é comumente citado na doutrina e jurisprudência do registro imobiliário pátrio.

Em outubro de 1984, foi contemplado com a condecoração Cruz de Honor de San Raimundo de Peñafort, durante a realização do VI Congresso Internacional de Direito Registral, em Madri, Espanha.

Cruz de Honor de San Raimundo de Peñafort recebida por Elvino Silva Filho

Em 1987, a Câmara Municipal de Campinas concedeu a Elvino Silva Filho o título de Cidadão Campineiro, por sua dinâmica participação comunitária.

Em sua homenagem, o XVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, realizado pelo IRIB em Maceió-AL, em 1991, foi denominado Encontro Elvino Silva Filho.

No XXV Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil recebeu nova homenagem do IRIB, uma placa de prata pelos relevantes serviços prestados ao Instituto. Chamado de “nosso mestre” pelo então presidente Lincoln Bueno Alves, agradeceu a deferência e emocionou-se com o que chamou, humildemente, de “gratíssima surpresa”.

Em 2004, recebeu uma comitiva do IRIB liderada pelo então presidente Sérgio Jacomino, para conceder uma longa entrevista, cuja publicação rendeu uma bela homenagem do Instituto a um de seus mais eméritos criadores (BE 1343; BIR 316).

A homenagem do ex-presidente

Aos familiares do ilustre mestre, amigo e colega doutor Elvino Silva Filho

Meu mais profundo sentimento pelo seu passamento. Tive a honra de ser por ele lançado candidato a Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, e em outras duas oportunidades, a primeira reverenciá-lo pelo sonho da existência do IRIB e a segunda no XXV Encontro de Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil homenageá-lo com placa de prata pelos relevantes serviços prestados ao Instituto.

Foi homem que deu a mão a cada registrador que se lhe aproximava sempre com uma palavra de conforto e carinho, tendo para todos um sorriso de bondade. Sempre transmitindo um clima permanente de vida e tolerância na família registral.

Lincoln Bueno Alves
Ex-presidente do IRIB
Vice-presidente do IRIB/SP
Membro nato do Conselho



Últimos boletins



Ver todas as edições