BE4465

Compartilhe:


BE4465 - ANO XIV - São Paulo, 07 de Julho de 2015 - ISSN1677-4388

versão para impressão
IRIB e Anoreg-BR participam de reuniões na Procuradoria Geral da República
Foram discutidos os temas arrendamento de terras por estrangeiros e a averbação de terras indígenas em processo de demarcação

A convite do Grupo de Trabalho Terras Públicas e Desapropriações, criado no âmbito da Procuradoria Geral da República, o IRIB e a Anoreg-BR participaram de duas reuniões, na semana passada, em Brasília/DF.

O IRIB e a Anoreg-BR foram representados pela suplente do Conselho Fiscal do Instituto, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, presidente da Anoreg-MT. Também participaram das reuniões o registrador substituto no Distrito Federal, João Pedro Câmara; e o registrador de imóveis em Tapurah/MT, Elmúcio Moreira.

Por parte do Ministério Público Federal, estiveram presentes os integrantes do GT, os procuradores Marco Antônio Almeida, Alexandre Jabour e Ricardo Gralha. 

A reunião sobre o arrendamento de terras por estrangeiros contou, ainda, com a presença do presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e das Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ- Brasil), Paulo Rêgo.

Na sequência, ocorreu reunião acerca da averbação de terras indígenas em processo de demarcação, com a presença de representantes da diretoria de Proteção Territorial da Funai.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 07.07.2015

Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre comemora 150 anos
O presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, é o titular da serventia

No último sábado, dia 4 de julho, o Palácio da Justiça do Rio Grande do Sul foi palco das comemorações dos 150 anos do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre. O evento foi organizado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador José Aquino Flôres de Camargo; pelo diretor do Memorial do Judiciário, desembargador José Carlos Teixeira Giorgis; e pelo presidente do IRIB e oficial titular da serventia, João Pedro Lamana Paiva, que assumiu o cargo no ano de 2011.

Na solenidade de abertura, Lamana Paiva, em seu discurso, disse que a história do país tem registrado o grande valor social e econômico da instituição registrária. “Espero que a nossa sociedade seja despertada para essa percepção. Vejo a celebração dos 150 anos como um solene reconhecimento à longevidade do Registro Imobiliário e, se é longevo, o é por ser indispensável à sociedade, reclamando que isso seja relembrado às novas gerações, salientando o seu significado e a sua importância, porque, se não existisse o registro, não existiria a história para contar.

Fundado em 5 de julho de 1865, data em que foi assinado o termo de abertura do primeiro livro destinado às transcrições imobiliárias, o cartório mais antigo da capital gaúcha comemorou, ainda, o lançamento do livro “Do manuscrito ao registro eletrônico: 150 anos do Registro de Imóveis de Porto Alegre”, que, em 232 páginas, retrata a trajetória da instituição, mostrando os trabalhos com negócios imobiliários desenvolvidos ao longo do tempo, por meio de textos e imagens.

Também estiveram presentes na solenidade, entre outras autoridades, o procurador geral do Estado do Rio Grande do Sul, Eusébio Fernando Ruschel; o vice-prefeito municipal de Porto Alegre, Sebastião Melo; o corregedor-geral da Justiça (RS), desembargador Tasso Caubi Soares Delabary; o procurador-geral da Justiça (RS), Marcelo Lemos Dornelles; a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-RS), Joana Darc de Moraes Malheiros; o presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas (IRTDPJ-RS), Pérsio Brinckmann Filho; o registrador de imóveis em São Paulo e secretário geral do IRIB, Frederico Jorge Vaz de Figueiredo Assad; o registrador de imóveis e diretor de Eventos do IRIB, Jordan Fabrício Martins, que representou o Colégio Registral do Estado de Santa Catarina; e o registrador de imóveis em Porto Alegre Oly Érico da Costa Fachin.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 07.07.2015

Presidente do IRIB é recebido por deputados no Congresso Nacional
Durante as audiências foram discutidos projetos de lei de interesse da classe notarial e registral

Cumprindo agenda em Brasília/DF, nesta terça-feira (7/7), o presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, foi recebido em audiência por parlamentares, na Câmara dos Deputados.

Juntamente com o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal, Lamana Paiva visitou os deputados Covatti Filho e Giovani Cherini, ambos do Rio Grande do Sul. Na pauta, propostas em tramitação de interesse da classe notarial e registral.

Também foram visitados os gabinetes dos deputados Osmar Serraglio, Jerônimo Goergen e Alceu Moreira.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 07.07.2015

TJSC: Doação. Unidade autônoma – aquisição pelo condomínio – possibilidade.
É possível a aquisição de unidade autônoma, por doação, pelo condomínio edilício, passando esta a integrar o patrimônio comum.

A Primeira Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC) julgou a Apelação Cível nº 2013.014872-6, onde se decidiu pela possibilidade de aquisição de unidade autônoma, por doação, pelo condomínio edilício, passando esta a integrar o patrimônio comum. O acórdão teve como Relator o Desembargador Sebastião César Evangelista e o recurso foi, por unanimidade, julgado provido.

No caso em tela, o apelante interpôs recurso em face de sentença que julgou procedente a suscitação de dúvida para impossibilitar o registro de aquisição de unidade autônoma pelo condomínio, ao fundamento de que não pode ser feita a anotação em nome de entidade não personificada. Em suas razões, sustentou que o registro em questão decorre da anuência, pelos condôminos, em relação à escritura pública de doação de um imóvel, locado para fins comerciais, que passará a integrar a área comum do condomínio.

Íntegra da decisão

Leia mais

Seleção: Consultoria do IRIB.
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB.

Integralização de capital social. Averbação premonitória.
Questão esclarece acerca da possibilidade de registro de integralização de capital social de imóvel onde consta averbada a existência de ação de execução (averbação premonitória).

Nesta edição do Boletim Eletrônico esclarecemos dúvida acerca da possibilidade de registro de integralização de capital social de imóvel onde consta averbada a existência de ação de execução (averbação premonitória). Veja nosso posicionamento sobre o assunto:

Pergunta: É possível a integralização de capital social de imóvel onde consta averbação de ação de execução (averbação premonitória – art. 615-A do Código de Processo Civil)?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB.
Fonte: Base de dados do IRIB Responde.

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: João Pedro Lamana Paiva ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
João Pedro Lamana Paiva (presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e vice-presidente para o Estado de Minas Gerais); Ricardo Basto da Costa Coelho (membro do Conselho Deliberativo); José Augusto Alves Pinto (vice-presidente para o Estado do Paraná); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (vice-presidente para o Estado de São Paulo); Luiz Egon Richter (diretor Legislativo); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (representante do IRIB para o Estado do Maranhão).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br



Últimos boletins



Ver todas as edições