BE4366

Compartilhe:


BE4366 - ANO XIV - São Paulo, 26 de Junho de 2014 - ISSN1677-4388

versão para impressão
Vagas no hotel que sediará o XLI Encontro Nacional estão sujeitas à disponibilidade
Plaza São Rafael receberá o evento, em Porto Alegre, de 8 a 12/9. Inscrições abertas

Interessados em participar do XLI Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil já podem se inscrever. Há descontos nas taxas até o dia 8 de agosto. O evento será realizado na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, de 8 a 12 de setembro, e irá comemorar os 40 do IRIB, que foi fundado no dia 19 de junho de 1974.

O Instituto negociou tarifas especiais no Plaza São Rafael, hotel que sediará o evento, e no Plaza Porto Alegre, localizado a apenas 150 metros da sede do Encontro. A reserva deve ser feita o quanto antes, pois o bloqueio de apartamentos aos participantes foi encerrado no dia 15/6 e as solicitações estão sujeitas à disponibilidade. Em ambos, é imprescindível mencionar o código IRIB, no ato da reserva.

Temas de grande interesse da classe registral serão abordados e discutidos no evento. Entre eles, a implantação do registro eletrônico de imóveis, a certificação de imóveis rurais e a regularização fundiária. Em breve, a programação completa.

Inscrições – O IRIB recebe inscrições feitas exclusivamente pelo portal www.irib.org.br, na área de eventos. Associados ao Instituto, à Anoreg-RS e ao Colégio Registral do Rio Grande do Sul têm tarifas diferenciadas. As inscrições também são abertas aos funcionários de cartórios e a todos os que operam direta ou indiretamente com o Direito Registral Imobiliário, inclusive estudantes.

Inscreva-se

Associe-se

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 26.06.2014

Presidente do Conselho Deliberativo do IRIB participa da campanha que comemora os 40 anos do Instituto
Registrador de imóveis em Vera Cruz/RS, Julio Cesar Weschenfelder destaca as atividades do IRIB

Julio Cesar Weschenfelder, presidente do Conselho Deliberativo do IRIB e registrador de imóveis em Vera Cruz/RS, também participa da campanha “O IRIB que eu vivi” e conta que acompanha as atividades desenvolvidas pelo Instituto desde quando ingressou na carreira registral, em 1988.

“Destaco, entre elas, a importância das preciosas informações trazidas pelo IRIB à comunidade jurídica, por meio de seus inúmeros instrumentos de disseminação do conhecimento registral imobiliário, que nos permitem atualização constante sobre temas de interesse para o exercício do mister registral”, disse Julio Weschenfelder, que também foi presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul.

O registrador de imóveis ressaltou, ainda, o trabalho desenvolvido nas gestões de Francisco José Rezende dos Santos e do atual presidente do Instituto, Ricardo Basto da Costa Coelho. “Como integro a diretoria, tenho o privilégio de acompanhar de perto as atividades. Francisco Rezende aproximou o IRIB do poder central com a instalação da representação na capital federal, passo determinante para as gestões que se seguem agora sob o comando do nosso querido Ricardo Coelho, que tem se mostrado incansável na missão de fazer o Instituto presente em todas as demandas que envolvam a atividade registral imobiliária”.

Galeria

Portal IRIB 40 anos
 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 26.06.2014

Prêmio de Qualidade Total da Anoreg-BR abre as inscrições
Programa atesta qualidade e produtividade dos serviços notariais e de registro

Prêmio de Qualidade Total da Anoreg-BR – PQTA 2014 já está com as inscrições abertas. Em sua 10ª edição, o objetivo é premiar os serviços notariais e de registro de todo o país, que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários. Todos os cartórios brasileiros podem participar, independente da especialidade, do tamanho, do número de funcionários e da localização geográfica.

O presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, destaca as vantagens para os serviços notariais e registrais que participarem do prêmio. “O aumento da conscientização, envolvimento e motivação da equipe; aumento da satisfação e fidelização dos usuários dos serviços; diferenciação competitiva da marca em relação aos concorrentes; redução de custos e melhoria da rentabilidade da serventia decorrente da otimização dos processos, entre outras”.

O PQTA conta com o apoio do Ministério da Justiça e a auditoria independente do prêmio será coordenada pela Associação Portuguesa de Certificação – APCER Brasil. As inscrições encerram no dia 31/7. A premiação acontecerá no dia 17 de novembro, durante o XVI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que será realizado em Gramado/RS. A edição 2013 premiou 65 cartórios.

Resultado PQTA 2013

Informações

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB, com informações da Anoreg-BR
Em 26.06.2014

TJRS: Comunhão universal de bens. Imóvel doado a um dos cônjuges – comunicabilidade.
“Diante do casamento pelo regime da comunhão universal de bens, comunica-se entre o casal todo o patrimônio, inclusive o imóvel doado a um dos cônjuges, sem cláusula de incomunicabilidade.”

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) julgou, através de sua Sétima Câmara Cível, a Apelação Cível nº 70059334094, onde se decidiu que, diante do casamento celebrado pelo regime da comunhão universal de bens, comunica-se entre o casal todo o patrimônio, inclusive o imóvel doado a um dos cônjuges, sem cláusula expressa de incomunicabilidade. O acórdão teve como Relator o Desembargador Jorge Luís Dall’Agnol e o recurso foi, por unanimidade, julgado improvido.

No caso apresentado, a apelante interpôs recurso em face da sentença proferida pelo juízo a quo que, em ação de sobrepartilha, determinou a partilha pro rata para incluir uma fração de terras e edificação construída sobre o imóvel, justificando sua decisão no entendimento de que não havia qualquer ressalva na doação quanto à incomunicabilidade da área doada e que tal edificação foi erigida na constância do casamento. Em suas razões, a apelante afirmou que o imóvel lhe foi doado por seus pais, quando ainda era menor de idade e que, por isso, a cláusula de incomunicabilidade estaria implícita. Alegou, ainda, que o referido imóvel serve de moradia a seus pais.

Íntegra da decisão

Leia mais

Seleção: Consultoria do IRIB.
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB.

Compra e Venda. Menor impúbere – Representação.
Questão esclarece acerca da necessidade de representação dos pais na alienação de imóvel pertencente a menor impúbere.

Para esta edição do Boletim Eletrônico a Consultoria do IRIB selecionou questão acerca da necessidade de representação dos pais na alienação de imóvel pertencente a menor impúbere. Veja como a Consultoria do IRIB se posicionou acerca do assunto, valendo-se dos ensinamentos de Maria do Carmo de Rezende Campos Couto:

Pergunta: No caso de alienação de um imóvel pertencente a um menor impúbere, ambos os pais devem representá-lo ou basta apenas que um deles o faça?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB.
Fonte: Base de dados do IRIB Responde.
Comentários: Equipe de revisores técnicos.

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (representante do IRIB para o Estado do Maranhão).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br



Últimos boletins



Ver todas as edições