BE4272

Compartilhe:


BE4272 - ANO XIII - São Paulo, 25 de junho de 2013 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
Começa na quinta-feira, em Ribeirão Preto/SP, o 33º Encontro Regional
Presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, abre solenemente o evento às 19h30

A cidade de Ribeirão Preto/SP recebe nesta semana (de 27 a 29/6) o 33º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis. Promovido pelo IRIB, com o apoio da Arisp, da Anoreg/BR e da Anoreg/SP, o evento será realizado no Araucária Plaza Hotel.

O presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, abre solenemente o evento na quinta-feira, às 19h30. Participam da cerimônia o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), Mário de Carvalho Camargo Neto; o presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) e diretor de Tecnologia e Informática do IRIB, Flauzilino Araújo dos Santos; e o vice-presidente do Instituto para o Estado de São Paulo, Francisco Ventura de Toledo.

“São Paulo vive um momento ímpar no que se refere aos avanços dos serviços extrajudiciais. Do diálogo entre a Corregedoria Geral de Justiça e a classe notarial e de registro surgiram conquistas que vão repercutir nos demais estados da Federação. No Encontro Regional trataremos das inovações relacionadas principalmente ao registro eletrônico e à regularização fundiária”, afirma Ricardo Coelho.

Logo após cerimônia, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Narciso Orlandi Neto, irá tratar sobre o tema “Condomínio de Lotes”, na palestra de abertura.

Programação

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 25.06.2013
 

IV Prêmio ABECIP de Monografia em Crédito Imobiliário e Poupança
Interessados poderão se inscrever até o dia 10/9, nas categorias profissional e universitária

O Concurso de Monografia em Crédito Imobiliário e Poupança, realizado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), chega à sua 4ª edição. O objetivo é estimular a pesquisa e a discussão sobre o papel estratégico do crédito imobiliário no desenvolvimento social e econômico brasileiro.

Interessados poderão concorrer nas categorias profissional e universitária, com trabalhos acerca de um dos dois temas: "Crescimento sustentável do crédito imobiliário: análise de cenário com custo de captação de poupança e de mercado" ou "Segurança jurídica e custos de transação no crédito imobiliário".

Além de premiação em dinheiro, as monografias serão reunidas em um livro, estendendo o alcance do conhecimento gerado sobre os temas e difundindo novas ideias junto à comunidade acadêmica, ao mercado e à sociedade brasileira.

Os candidatos poderão se inscrever até o dia 10/8 e entregar os trabalhos até 11/10/2013. A cerimônia de premiação ocorrerá em São Paulo, no dia 29 de novembro de 2013.

Mais informações

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 25.06.2013
 

TJMG: Parcelamento do solo urbano. Loteamento. Registro especial – exigibilidade.
Cabe ao Oficial Registrador, quando do registro de parcelamento do solo urbano, exigir a apresentação dos documentos elencados na legislação de regência do tema, sob pena de responsabilização pessoal.

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) julgou, por meio da 3º Câmara Cível, a Apelação Cível nº 1.0474.11.002817-9/001, onde se decidiu que, uma vez aprovado o parcelamento do solo, tanto o Ente Público, quanto o Oficial Registrador, estão adstritos aos comandos legais insertos na Lei nº 6.766/79, cabendo ao Oficial exigir, por força do art. 18, a apresentação dos documentos elencados, sob pena de responsabilização pessoal. O acórdão teve como Relator o Desembargador Elias Camilo Sobrinho e o recurso foi, à unanimidade, improvido.

No caso em análise, o apelante sustentou que a recusa da Oficiala Registradora em proceder ao registro do projeto de desmembramento afrontou a legislação de parcelamento do solo e a Constituição Federal, usurpando a competência municipal, cuja competência para fiscalizar e executar sua política de parcelamento do solo lhe foi atribuída pela Carta Magna.

Leia mais

Íntegra da decisão

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB
 

Compra e venda de ascendente a descendente.
Questão esclarece acerca da compra e venda celebrada entre ascendente e descendente.

Para esta edição do Boletim Eletrônico a Consultoria do IRIB selecionou interessante questão envolvendo a compra e venda celebrada entre ascendente e descendente, que trouxe, na resposta dada pelo Instituto, os valiosos ensinamentos de Maria do Carmo de Rezende Campos Couto.

Pergunta: Pode ser registrada uma escritura pública de compra e venda de ascendente para descendente sem o consentimento dos demais descendentes?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados do IRIB Responde
Comentários: Equipe de revisores técnicos

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (registrador interino em Anapurus/MA).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições