BE277
Compartilhe:
Concurso do Rio de Janeiro
Mandado de segurança deferido no STJ.
Conforme informa o advogado Frederico H. V. Lima, o STJ concedeu liminar para o registrador e notário Dante Alighieri Campos Seixas, da 12a. Circunscrição do Registro Civil das Pessoas Naturais da cidade do Rio de Janeiro, para reservar sua vaga até o julgamento final do seu Recurso em Mandado de Segurança, retirando, por conseqüencia, o Serviço do concurso do Rio de Janeiro.
O número do processo é MC 3510, com despacho do Ministro Nilson Naves, Vice-Presidente no exercício da Presidência do STJ.
Registro Jurídico Desapropriação. Reforma agrária. Liminar concedida pelo STF.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso, deferiu hoje (30/01) liminares em três mandados de segurança (23.853, 23.854 e 23.856) beneficiando proprietários de terra no Mato Grosso do Sul que tiveram imóveis desapropriados pelo presidente da República para fins de reforma agrária. No mandado de segurança 23.853, os proprietários da Fazenda Sangue Suga, em Miranda, sustentam que herdaram a terra do pai, Satoshi Ohata, e dividiram a área em quatro, cada uma delas inscrita separadamente no registro de imóveis e com cadastro individual no Incra. Eles alegam que o Incra, de forma equivocada, errou no cálculo do imóvel, transformando uma média propriedade em grande, "de forma a torná-la susceptível à desapropriação". O ministro Carlos Velloso concedeu a liminar suspendendo o ato impugnado até o julgamento do mérito da questão pelo plenário do Supremo. Nos mandados de segurança 23.854 e 23.856, os proprietários alegam que seus imóveis foram desapropriados sem que eles fossem notificados previamente para efeito de vistoria do imóvel. (www.stf.gov.br - últimas notícias, 30/1/01 - Velloso concede liminares a fazendeiros do Mato Grosso do Sul)
Últimos boletins
-
BE 5934 - 13/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | Congresso de Direito Notarial e Registral: saiba como foram as apresentações das Diretorias do IRIB | Resolução CMN n. 5.255, de 10 de outubro de 2025 | ANOREG/BR publica matéria sobre impacto da digitalização nas Serventias Extrajudiciais | Episódio do programa “Cartório Contemporâneo” trata sobre governança e reforma do Código Civil | ANOREG/PR: crença de Cartórios milionários não resiste a dados que apontam déficit em quase 170 Serventias paranaenses | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo – por George Takeda | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
-
BE 5933 - 10/10/2025
Confira nesta edição:
Confira como foi o painel apresentado pelo IRIB e pelo RIB no Congresso de Direito Notarial e Registral realizado em Rondônia | RDI: não perca o prazo para envio de trabalhos para edição do 1º semestre de 2026! | IERI-e: para ONR, Inventário inaugura nova fase estatística e geográfica do Registro de Imóveis | Crédito imobiliário: Governo Federal lança novo modelo no Incorpora 2025 | TJMS reconhece cláusula de renúncia recíproca à sucessão concorrencial em pacto de separação de bens | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo| ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios| Reforma do Código Civil e os impactos práticos no Direito Notarial e Registral – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5932 - 09/10/2025
Confira nesta edição:
Presidente e Diretoria do IRIB participam do Congresso de Direito Notarial e Registral realizado em Rondônia | Parceria entre IRIB e JUSPREV oferece PLANJUS aos associados do Instituto | CGJRO e EMERON promovem Congresso de Direito Notarial e Registral | Para membro da AGU, Lei n. 5.709/1971 é flexível se comparada à legislação de outros países | Folha de S. Paulo: “Governo deve elevar limite para compra de imóvel com FGTS e liberar R$ 20 bi em crédito da poupança” | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial – por Claudionor Miguel Abss Duarte | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Doação. Usufruto. Donatária – falecimento. Cancelamento. Inventário. Alienação.
- União estável. Regime de bens. Efeitos retroativos.
- ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo