BE4153

Compartilhe:


BE4153 - ANO XII - São Paulo, 05 de abril de 2012 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
 
Encontro Regional de São Luís/MA: inscrições a partir de 10/04
Associados do IRIB e da Anoreg/MA terão desconto na taxa de inscrição

Com o objetivo de aproximar-se cada vez mais dos registradores brasileiros, o IRIB prossegue com a realização dos Encontros Regionais em todo o país e escolheu a histórica capital do Maranhão, São Luís, para receber o próximo evento. O 30º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis será realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Grand São Luís Hotel.

A partir da próxima terça-feira, 10/04, o portal www.irib.org.br, na área de eventos, estará recebendo inscrições dos interessados em discutir as questões que mais afetam os registradores da região, tais como aforamentos - tanto sobre terrenos de marinha, como aqueles concedidos pelas municipalidades do interior - e retificação administrativa.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, impreterivelmente até o dia 22/05. Como estímulo à participação de todos, o Instituto está oferecendo descontos aos seus associados e também da Anoreg/MA, que apoia a realização do Encontro.

Investimento

Hospedagem

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 04.04.2012

Tombada pela Unesco, capital maranhense é rica em atrativos
São Luís reúne história, cultura popular, culinária e lindas paisagens

Patrimônio cultural da humanidade, São Luís não guarda apenas a riqueza da história brasileira. Os casarões da área central, revestidos por azulejos coloniais, revelam também as marcas das presenças portuguesa e francesa no país. Além do casario, a cidade é conhecida por lindas praias e uma rica cultura popular. Com tantos atrativos, é um dos pólos turísticos do Brasil.

A capital, que ganhou seu nome em homenagem ao Rei da França Luís IX por ser a única cidade brasileira fundada por franceses, é cercada por praias e está distante 250 quilômetros dos famosos lençóis maranhenses.

Apesar de ter sido fundada por franceses, São Luís logo recebeu imigrantes portugueses, que deram a ela o forte estilo português que se vê frequentemente nas casas maranhenses, mantido até hoje pelos moradores. No centro histórico, estão mais de três mil casas tombadas pelo patrimônio histórico, construídas nos séculos XVIII e XIX. Em 1977, a cidade foi tombada pela Unesco, organização das Nações Unidas.

Informações turísticas

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 04.04.2012

Aquisição de imóvel rural por estrangeiro em discussão
Diretor de assuntos agrários, Eduardo Augusto, participará do 5º Timberland Investing Latam 2012

A importância do tema "aquisição de imóvel rural por estrangeiro" faz com que esteja presente na programação de eventos de diversos segmentos. No próximo dia 17/04, o diretor de assuntos agrários do IRIB e registrador de imóveis em Conchas/SP, Eduardo Augusto, discorrerá sobre o assunto, representando o Instituto no 5º Timberland Investing Latam 2012.

A quinta edição do Timberland Investing Latam Summit - único evento focado em investimentos florestais na América Latina - acontecerá de 17 a 20 de abril de 2012, em São Paulo.

Programação

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 04.04.2012

Hipoteca - prorrogação. Prazo - vencimento.
Não é possível a prorrogação de hipoteca cujo prazo já venceu.

O Boletim Eletrônico do IRIB traz, nesta edição, consulta formulada acerca da impossibilidade de prorrogação de hipoteca, quando realizada após o vencimento de seu prazo. Confira como a Consultoria do IRIB se manifestou sobre o assunto, valendo-se da lição de Ulysses da Silva:

Pergunta
É possível a prorrogação de hipoteca já vencida por meio de simples requerimento?

Resposta

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados IRIB Responde

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Tatielly Diniz
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Francisco José Rezende dos Santos (presidente do IRIB); Ricardo Basto da Costa Coelho (vice-presidente); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (2º secretário) Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); João Carlos Kloster (diretor especial de Implantação do Registro Eletrônico); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB pelo estado do RS); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (vice-presidente do IRIB pelo estado de SP); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (suplente do Conselho Deliberativo); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo) e Maria Aparecida Bianchin Pacheco (registradora em Poxoréu/MT).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições