BE387

Compartilhe:


AnoregBR - eleições se aproximam

Candidato à Presidência visita a AnoregSP


O Presidente da AnoregSP, Ary José de Lima, recebeu na última quarta-feira (17/10), na sede paulista da Associação, a visita ilustre do colega Rogério Portugal Bacellar, Presidente da ANOREG-PR, que se lançou candidato à Presidência da AnoregBR, disputando as eleições que se realizarão em novembro p.f., em Foz do Iguaçu, Paraná.

Acompanhado de José Carlos Fratti, notário e Presidente da Inoreg - Instituto de Estudos dos Escrivães, Notários e Registradores do Paraná e do registrador João Manoel de Oliveira Franco (titular do 4 Registro de Títulos e Documentos do Paraná), Rogério Bacellar expôs ao Presidente da AnoregSP os seus objetivos políticos e seus planos para a Associação que congrega todos os notários e registradores brasileiros.

Bacellar elaborou detalhado plano de trabalho, com cronograma para execução das propostas, apresentando ao Presidente da AnoregSP um documento que resume os objetivos gerais que pretende atingir se eleito Presidente da Associação nacional.

Após expor sua plataforma política, Bacellar e os colegas paranaenses ouviram com atenção as ponderações que Ary José de Lima fez acerca dos anseios e expectativas dos notários e registradores paulistas. O Presidente expressou as demandas dos colegas do Estado, oferecendo sugestões ao candidato Bacellar.

Propostas paulistas

Ary enfatizou que nunca foi tão imperiosa a união e congregação de notários e registradores brasileiros, amplificando a representatividade da Associação. "É preciso buscar representatividade e legitimidade, com uma administração aberta e democrática, que possa atrair de forma inteligente os valores individuais e coletivos da categoria. Afinal, quem não ajunta espalha. E atrapalha!", declarou Ary José de Lima.

O registrador santista sugeriu a reforma dos estatutos sociais da AnoregBR para que os presidentes das Anoreg´s estaduais possam ter voz e voto para deliberação dos assuntos da categoria. Na opinião de Ary Lima, "não é tolerável que as decisões tomadas no âmbito das associações dos notários e registradores dos Estados sejam simplesmente ignoradas pela AnoregBR". Diz que "a estrutura da AnoregBR deve ser articulada, cada parte integrando essencialmente o todo". E conclui: "devemos abandonar certa idéia de centralismo ilustrado e bem-formado, que se imagina suficientemente esclarecido para determinar a sorte dos notários e registradores de todo o Brasil, ignorando as peculiaridades e especificidades de cada Estado".

Finalmente, observou Lima que o episódio do convênio CEF-AnoregSP ilustra cabalmente que os interesses regionais devem ser conhecidos e respeitados pela entidade nacional. As propostas discutidas neste Estado, acerca da modernização dos serviços notariais e registrais paulistas, devem ser percebidos como resposta aos anseios da população de celeridade, segurança e modernização dos serviços notariais e registrais brasileiros.

Indicação de vice paulista agradou aos paulistas

Dr. Romeu Bacellar formulou convite a Antonio Guedes Netto, registrador civil paulistano, para integrar a sua diretoria executiva no cargo de um dos Vice-Presidentes.

O convite foi muito bem recebido pelos registradores e notários paulistas, que vêm na figura de Antônio Guedes Netto o exemplo de profissional competente e dedicado e de lídimo representante dos interesses institucionais e corporativos.

Ary José de Lima apóia o convite, enfatizando que o colega Guedes é parceiro leal e competente em quem a Diretoria da AnoregSP confia plenamente.

Democratizando a informação

O Presidente da AnoregSP expôs claramente a Rogério Bacellar a preocupação que tem norteado a entidade sob sua administração que é a democratização da informação. Ary Lima mantém este Boletim Eletrônico em parceria com o Irib para que os notários e registradores paulistas mantenham-se bem-informados diariamente, com notícias do interesse do segmento profissional que representa no Estado.

É proposta paulista que a AnoregBR possa colher e imediatamente transmitir, pelos meios aos seu alcance, todas as informações de interesse dos associados. Tramitação de projetos legislativos, clipping diário de notícias e informações, comunicação instantânea com os associados, tudo isso deve ser preocupação constante da AnoregBR.

Ainda segundo Ary Lima, as idéias que deram certo devem ser mantidas e se possível aperfeiçoadas. "Este Boletim Eletrônico circula deste novembro de 1999. Ao longo desses últimos anos, foi o veículo mais importante de informação da categoria. A reboque vieram outros informativos - como o informativo eletrônico da AnoregBR. As boas idéias devem mesmo ser copiadas e, se possível, melhoradas. Que o informativo eletrônico mantenha sua função informativa, centrando o foco editorial em aspectos institucionais e corporativos, para não haver redundância de informação, aspecto negativo que o convênio entre a AnoregSP e o Irib (para edição deste Boletim) superou".

Conselhos Federais

A AnoregSp apóia a idéia de se buscar a organização das atividades notariais e registrais em um Conselho Federal, a exemplo de outras atividades que apresentam aspectos simétricos com as da categoria. Ary Lima se propõe a oferecer subsídios para a concepção do modelo corporativo e institucional do dito conselho.

Escolas e cursos - aperfeiçoamento técnico

A feliz iniciativa do Inoreg - Instituto de Estudos dos Escrivães, Notários e Registradores do Paraná deve ser ampliada para alcançar todo o Brasil. Sem formação técnica especializada, jamais alcançaremos um nível de excelência na prestação dos serviços.

A AnoregSP apóia enfaticamente a idéia dos registradores paranaenses. "É de se aplaudir a iniciativa dos registradores e notários paranaenses com sua Escola. Representa a concretização de um sonho e antigo anseio de toda a classe".

Eventos e encontros de interesse da categoria

Ary J. de Lima expôs a Rogério Bacellar o desconforto sentido pelas entidades que integram e mantêm a AnoregBR no tocante à promoção de eventos e encontros realizados sucessiva ou concomitantemente aos promovidos pelos institutos afins.

As entidades que representam as diversas especialidades - como o Irib, IRTDPJ, Instituto de Protesto, Registro Civil etc. - muitas vezes realizam encontros anuais para debater assuntos de interesse da especialidade. Assim o faz, por exemplo, o Irib, que ao longo de 28 anos realiza religiosamente o seu tradicional Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil. Segundo Ary Lima, "não tem o menor sentido a AnoregBR realizar eventos para tratar de temas que são discutidos no âmbito dessas entidades, repisando os mesmos assuntos que são tratados em profundidade pelos institutos. Seria muito mais lógico que a AnoregBR concentrasse suas energias na defesa dos interesses dos notários e registradores brasileiros, deixando para os institutos o estudo de temas técnicos e jurídicos de sua respectiva especialidade".

"Aliás", prossegue Ary Lima, "a AnoregBR deve reconhecer o seu papel importantíssimo no cenário político brasileiro. Cabe-lhe, com exclusividade, defender a categoria que representa em face dos ataques desferidos de várias frentes. Não deve se imiscuir em questões eminentemente técnicas e jurídicas. Deve concentrar-se em seus objetivos políticos e de defesa da classe, deixando para os Institutos respectivos a responsabilidade de oferecer seu contributo indispensável para aperfeiçoar as atividades técnicas notariais e registrais brasileiras".

Conclui que a AnoregBR nasceu com o objetivo precípuo de defender a categoria profissional que representa. Tem o perfil corporativo e institucional. Promover eventos de conteúdo técnico-jurídico é consumir energias e recursos que seriam melhor aproveitados pelos próprios Institutos - que inclusive contribuem e patrocinam esses eventos da AnoregBR, diz.

Divulgação da proposta de Bacellar.

As propostas de Rogério Bacellar serão divulgadas a todos os registradores e notários paulistas, para que possam conhecer em detalhes seu plano de trabalho, sua plataforma política e suas idéias acerca da AnoregBR.

O Presidente da AnoregSP agradecendo a visita de Romeu Bacellar aproveitou para deixar consignado que o atendimento das propostas dos notários e registradores paulistas, a aceitação das ponderações de seu representante, demonstram que o debate político que cerca a sucessão na AnoregBR subiu alguns graus no entendimento político e institucional.

Por fim, esclarece o Presidente da AnoregSP que se eventualmente outra chapa concorrente se apresentar ao debate político, terá dessa Presidência a mesma disponibilidade para discutir os temas de interesse dos registradores e notários paulistas, franqueando estas páginas para divulgação de sua respectiva proposta.
 



CONGRESSO BRASILEIRO DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES
CONBRANOREG 2001 - Foz do Iguaçu, 14 a 17 de Novembro de 2001 - Hotel Mabu Thermas


Programa Provisório

Dia 14 - Quarta Feira:

14:00hs - Abertura da Secretaria - Inscrições e Credenciamento

14:30hs - Seminários Específicos: Salas 1-2-3-4-5-6

Registro de Imóveis - "Alienação Fiduciária de Bem Imóvel"

Apresentador: Carlos Eduardo Duarte Fleury

Mediador: Lincoln Bueno Alves

Registro Civil - "União Estável "

Apresentador: João Pedro Lamana Paiva

Mediador: Jaime de Alencar Araripe Jr.

Tabelionato de Notas - Tema Livre

Apresentadores: Índio do Brasil Artiaga Lima e Sérgio Afonso Mânica

Mediador: João Figueiredo Ferreira

Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas:

Títulos e Documentos - Tema Livre

Apresentador: Durval Hale

Mediador: José Maria Siviero

Registro Civil das Pessoas Jurídicas - Tema Livre

Apresentadores: José Nadi Néri e Paulo Roberto de Carvalho Rêgo

Mediador: José Maria Siviero

Protesto de Títulos - Tema Livre

Apresentadores: Cláudio Marçal Freire e Germano Toscano de Brito

Mediador: Léo Barros Almada

Distribuição - Tema Livre

Apresentadores: Antonio Carlos L. Penteado e Márcio Baroukel de Souza Braga

Mediador: Nilo Ubirajara de Souza Sampaio

16:00hs - Painel - "Digitalização de Documentos e Certificação Eletrônica"

Nien-Ling Wacker - Ângelo Volpi Neto - Mauricio Leonardo

20:00hs - Solenidade de Abertura

Palestra: Dr. Marco Maciel, Vice - Presidente da República

21:00hs - Jantar de Abertura

Dia 15 - Quinta Feira

9:00hs - Conferência - "Obrigações dos Notários e Registradores perante o Estado"

Romeu Felipe Bacellar Filho, Doutor em Direito Administrativo e Professor da Universidades

Católica e Federal do Paraná

10:00hs - Debates

10:20hs - Coffee break

10:30hs - Palestra: "Ética Notarial e Registral"

Desembargador Oto Sponholz - Tribunal de Justiça do Paraná

11:30hs - Debates

12:30hs - Almoço

14hs - Palestra: "A Influência da Constituição para os Notários e Registradores"

Clèmerson Merlin Clève, Doutor em Direito Constitucional e Professor e Vice-Diretor do Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná

15:20hs - Coffee break

16:00- Eleição

Dia 16 - Sexta Feira

9:00hs - Painel - "Estatuto das Cidades"

Dom Rafael Arnaiz Eguren, Registrador Espanhol e Presidente do Centro Internacional de Derecho Registral - CINDER e Professor Frederico Henrique Viegas de Lima, Doutor em Direito, Vice-Diretor da Faculdade de Direito e Professor de Direito Civil da UnB - Brasília-DF

10:00hs - Debates

10:20hs - Coffee break

10:30hs- - "Novo Código Civil Brasileiro"

11:30hs - Debates

Debatedor: Luiz Edson Fachin, Professor de Direito Civil e Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná

12:30hs - Almoço

14:00hs - Palestra - "Protesto de Títulos e Outros Documentos de Dívida"

Professor Theóphilo de Azeredo Santos, Doutor em Direito e Professor de Direito Comercial do Mestrado da Estácio de Sá, UERJ e Escola da Magistratura do Rio de Janeiro

15:00hs - Debates

15:20hs- Coffee break

21:00hs - Jantar de Confraternização

Dia 17 - Sábado

10:00hs - Palestra de Encerramento

Ministro Raul Jungmann - Ministério do Desenvolvimento Agrário

12:00hs - Almoço



Últimos boletins



Ver todas as edições