BE530
Compartilhe:
Curso de Especialização em Direito Registral Imobiliário na Espanha - Colégio de Registradores concede bolsa de estudos
O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - Irib tem a grata satisfação de apresentar aos seus associados e aos registradores imobiliários do Brasil a oportunidade para realizar um curso de especialização em Direito Registral Imobiliário na Espanha, patrocinado pelo Colégio de Registradores da Propriedade e Mercantis daquele país, em convênio com a Fundação Carolina e com a Fundação Internacional e para a Ibero-América de Administração e Políticas Públicas (FIIAPP), a realizar-se em novembro na Universidade Pontifícia Comillas (Madri, Espanha).
Veja abaixo as condições para disputar uma vaga e conquistar uma bolsa de estudos inteiramente paga pela entidades patrocinadoras. (Sérgio Jacomino)
1. Apresentação
Curso de Especialização para Registradores Ibero-americanos.
O Colégio de Registradores da Propiedade e Mercantis da Espanha, consciente da importância do Registro da Propriedade como instrumento de desenvolvimento econômico, movido pelo interesse de estreitar os vínculos entre a comunidade jurídica ibero-americana, vem mantendo, há alguns anos, relações de mútua colaboração com numerosos países ibero-americanos, instaurando um marco a partir deste curso de especialização.
O objetivo primordial do projeto é fortalecer, consolidar e desenvolver os sistemas registrais existentes, fixando as pautas para evolução futura, tendo em conta a importância que o Registro Imobiliário representa para a segurança jurídica, o desenvolvimento do crédito hipotecário e o fomento de investimentos.
2. Ficha técnica do Programa.
2.1 Duração do Programa: 1 mês (novembro de 2002)
2.2 Número de horas: 100 horas.
2.3 Lugar: Madri, Espanha.
2.4 Sede dos cursos: Universidade Pontifícia Comillas e Colégio de Registradores de Madri.
2.5 Instituições participantes: Colégio de Registradores da Propiedade e Mercantis da Espanha e Universidade Pontifícia Comillas.
2.6 Colaboradores: Fundação Carolina e Fundação Internacional e para a Ibero-América de Administração e Políticas Públicas (FIIAPP).
2.7 Titulação: Será outorgado o título de Diploma Universitário da Universidade Pontifícia Comillas em Direito Registral a todo aquele que for aprovado nas provas finais.
2.8 Horário: das 10:00 às 13:00 horas e das 17:00 às 19:00 horas, de segunda a sexta.
2.9 Número de bolsas: 30 vagas
2.10 Pretendentes: Registradores da Propriedade e Professores Universitários
2.11 Prazo de apresentação dos pedidos de inscrição: 1 de agosto a 15 de setembro de 2002.
2.12 Prazo para publicação dos aprovados: a partir de 30 de setembro de 2002.
3. Programa Acadêmico
O curso desenvolver-se-á por meio de aulas, colóquios e conferências proferidas por registradores da propriedade e mercantis, professores universitários e profissionais de distintos âmbitos jurídicos e econômicos e através de visitas e aulas práticas para analisar o funcionamento do sistema e suas possíveis reformas.
O programa acadêmico deste Curso analisa, desde uma perspectiva teórica e prática questões como:
Função do Registro Imobiliário na economia e no desenvolvimento;
As limitações atuais ao direito de propriedade derivadas do urbanismo, meio-ambiente etc. e sua projeção registral;
Exposição sistemática das últimas reformas legislativas e experiências práticas do sistema de segurança imobiliária na Espanha e em outros países ibero-americanos.
A hipoteca como instrumento do crédito territorial;
A hipoteca e sua execução em relação ao Registro Imobiliário;
O Registro Predial como instituição a serviço dos consumidores;
O Registro e aplicação de novas tecnologias.
4. Atividades complementares de formação.
O Curso de Especialização para registradores ibero-americanos contempla uma série de visitas aos Registros Imobiliários e práticas para analisar e compreender o funcionamento do sistema e suas possíveis reformas. Assistência diária ao Registro sob a orientação de um registrador predial.
5. dotação econômica
A Bolsa que para este Curso outorga a Fundação Carolina e a Fundação Internacional e Para Ibero-América de Administração e Políticas Públicas, compreende:
Deslocamento: passagens aéreas de ida e volta em classe turística a partir da residência do bolsista;
Seguro de saúde e acidentes, contratado diretamente pela Fundação.
Pagamento de matrícula do Curso, incluindo a totalidade das atividades complementares que se realizem;
Pagamento de alojamento em regime de pensão completa.
6. Requisitos para o candidato
Para concorrer ao processo de seleção para o Curso de Especialização para registradores ibero-americanos será requerido:
Ser nacional de algum país da Comunidade Ibero-Americana de nações, exceto Espanha;
Ser registrador imobiliário, estar encarregado da responsabilidade de conduzir um registro predial ou ser professor universitário.
7. Maiores informações
Para obter maiores informações e receber a ficha de inscrição, o candidato deverá dirigir e-mail para o Diretor de Relações Internacionais do Irib, Registrador João Pedro Lamana Paiva ([email protected]) ou telefonar para a secretaria do Irib, nos fones (11) 289-3599 (11) 289-3321 e (11) 289-3340.
Últimos boletins
-
BE 5892 - 14/08/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | Instrução Normativa ICMBIO n. 24, de 12 de agosto de 2025 | ANOREG/BR e CNR publicam Nota Oficial | CN-CNJ e ONR oferecem capacitação para CNIB 2.0 | Procedimento para aferição da invalidez de Tabeliães e Registradores é regulamentado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Despejo extrajudicial e consignação de chaves: O que propõe o PL 3.999/20? – por Elisa Junqueira Figueiredo e Victória Soranz | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5891 - 13/08/2025
Confira nesta edição:
IRIB e JUSPREV fecham Convênio de Adesão ao Plano de Benefícios Previdenciários | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | CNJ suspende PL que permitiria que pessoas sem formação em Direito assumissem Serventias em Tocantins | CASP aprova substitutivo de PL que dispõe sobre acesso de cidadão a informações sobre imóveis públicos | STJ No Seu Dia: podcast abordou a responsabilidade pelo pagamento das taxas condominiais de imóvel não registrado | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | A vulnerabilidade do certificado Gov.br e o papel dos Cartórios como guardiões da segurança na era digital – por Moema Locatelli Belluzzo e Fabiana Aurich | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5890 - 12/08/2025
Confira nesta edição:
IRIB DISPONIBILIZA FOTOS DO L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Revista de Direito Imobiliário: já está aberto o prazo para envio de trabalhos para edição do 1º semestre de 2026! | Raio-X dos Cartórios: mais de 95% das Serventias são ocupadas por titulares | Permuta entre incorporadoras e proprietários alerta setor imobiliário | CNJ divulga relação de projetos que receberão Menção Honrosa no Prêmio Solo Seguro | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Alienação fiduciária e locação de imóveis – por Wallace Bonfim Santa Cecilia | Jurisprudência do TJTO | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Promessa de compra e venda. Promitente comprador falecido. Espólio – adquirente – escritura definitiva. Título hábil.
- Regularização fundiária. Doação pelo Poder Público. Separação judicial. Outorga uxória – suprimento judicial. Interesse público.
- Procedimento para aferição da invalidez de Tabeliães e Registradores é regulamentado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás