BE608
Compartilhe:
XVII Encontro do Comitê latino-americano de Consulta Registral - Carta aos registradores brasileiros
Prezado (a) Colega:
Ao cumprimentá-lo (a), é com imensa satisfação que convidamos Vossa Senhoria a participar do XVII Encuentro del Comité Latinoamericano de Consulta Registral, que será realizado na cidade de Morelia, Michoacan/México, nos dias 9 à 14 de março de 2003, com o propósito de alcançarmos maior integração e colaboração entre os colegas Registradores e Notários de toda América Latina.
Na ocasião, serão expostos e debatidos temas relacionados às atividades registral e notarial, tais como: O sistema registral e as novas formas de domínio (clubes de campo, cemitérios particulares etc.); o registro da propriedade imóvel e sua autonomia funcional; o registro da posse; os modelos de fólio real adotados pelos países latinoamericanos; os sistemas de registro de bens e móveis (créditos, automóveis, naves, aeronaves etc).
Pela relevância e importância do temário proposto, temos a certeza de que o Evento será um grande sucesso, pois enriquecerá os participantes com importantes conhecimentos de Direito Registral e Notarial.
Por oportuno, informa-se que o valor da inscrição, até 31 de janeiro de 2003, custa U$250,00 para cada participante e U$200,00 para cada acompanhante, sendo que após esta data, o valor será acrescido de U$50,00 por participante e/ou acompanhante. O depósito deverá ser procedido da seguinte forma: Em nome do XVII Encuentro del Comité Latinoamericano de Consulta Registral; BITAL – Banco Internacional S.A.; Sucursal 301; Conta número 4022705644; ABA 02100018; SUIFT IRVTUS3N; Endereço: Calzada Ventura Puente 999; Morelia, Michoacán, México. CEP.: 58290 (ver Boletim Eletrônico do IRIB nº 590, de 16 de dezembro de 2002).
Ainda, quanto às reservas de Hotéis, maiores informações serão obtidas e transmitidas oportunamente, pois até o momento, sabemos que o Encontro ocorrerá na sede do Hotel Fiesta Inn, situado na Avenida Ventura Puente esq. Camelinas, Morelia, Michoacán, México, fone nº 52 (4) 3 15 0023 e fax nº 52 (4) 3 15 0281.
Ademais, comunicamos que maiores informações (inclusive sobre inscrições) poderão ser obtidas perante o Ofício de Registros Públicos de Sapucaia do Sul-RS, pelo fone (0XX51) 474-2808, ou junto à secretaria do IRIB, através do fone (0XX11) 289-3340/289-3599/289-3321.
Sendo o que havia para informar e convidar e certos de que formaremos um grande comitiva brasileira, de pronto, renovamos protesto de estima e consideração e colocamo-nos ao inteiro dispor de Vossa Senhoria.
Sérgio Jacomino
Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil
João Pedro Lamana Paiva
Vice-Presidente/Diretor de Assuntos Internacionais do IRIB e Membro do Comitê Latino Americano de Consulta Registral
Décio Antonio Erpen
Membro do Comitê Latino Americano de Consulta Registral
Últimos boletins
-
BE 5934 - 13/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | Congresso de Direito Notarial e Registral: saiba como foram as apresentações das Diretorias do IRIB | Resolução CMN n. 5.255, de 10 de outubro de 2025 | ANOREG/BR publica matéria sobre impacto da digitalização nas Serventias Extrajudiciais | Episódio do programa “Cartório Contemporâneo” trata sobre governança e reforma do Código Civil | ANOREG/PR: crença de Cartórios milionários não resiste a dados que apontam déficit em quase 170 Serventias paranaenses | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo – por George Takeda | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
-
BE 5933 - 10/10/2025
Confira nesta edição:
Confira como foi o painel apresentado pelo IRIB e pelo RIB no Congresso de Direito Notarial e Registral realizado em Rondônia | RDI: não perca o prazo para envio de trabalhos para edição do 1º semestre de 2026! | IERI-e: para ONR, Inventário inaugura nova fase estatística e geográfica do Registro de Imóveis | Crédito imobiliário: Governo Federal lança novo modelo no Incorpora 2025 | TJMS reconhece cláusula de renúncia recíproca à sucessão concorrencial em pacto de separação de bens | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo| ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios| Reforma do Código Civil e os impactos práticos no Direito Notarial e Registral – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5932 - 09/10/2025
Confira nesta edição:
Presidente e Diretoria do IRIB participam do Congresso de Direito Notarial e Registral realizado em Rondônia | Parceria entre IRIB e JUSPREV oferece PLANJUS aos associados do Instituto | CGJRO e EMERON promovem Congresso de Direito Notarial e Registral | Para membro da AGU, Lei n. 5.709/1971 é flexível se comparada à legislação de outros países | Folha de S. Paulo: “Governo deve elevar limite para compra de imóvel com FGTS e liberar R$ 20 bi em crédito da poupança” | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial – por Claudionor Miguel Abss Duarte | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Doação. Usufruto. Donatária – falecimento. Cancelamento. Inventário. Alienação.
- União estável. Regime de bens. Efeitos retroativos.
- ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo