BE655

Compartilhe:


 

O Cadastro e o registro - temas enfocados pelo Irib no Programa da TV Justiça


Com o objetivo de discutir as questões de interesse dos registradores e levando a público as pesquisas acadêmicas do IRIB, o presidente da entidade, Dr. Sérgio Jacomino, convidou a Profª Dra. Andréa Carneiro (Professora da Universidade Federal de Pernambuco e Líder do Grupo de Pesquisa em Posicionamento Geodésico e Cadastro Imobiliário da UFPE) e o Prof. Dr. Jürgen Philips (Professor da Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em Cadastro), para participarem da gravação do programa CARTÓRIO, O PARCEIRO AMIGO, realizada no dia 28/03, cujo tema enfocado foi O Cadastro e o Registro Imobiliário. O programa, produzido pela ANOREG, é veiculado pela TV Justiça e exibido para todo o país através da NET, DIRECTV e SKY em datas e horários a confirmar, que divulgaremos posteriormente.

No programa, Dr. Jacomino aborda a Lei 10.267/01 e sua aplicação na área de cadastro de imóveis rurais, questionando os interlocutores sobre o significado e de um verdadeiro cadastro imobiliário. O Prof. Philips traçou um panorama do modelo de cadastro internacional, inspirado na tradição "Napoleônica", ressaltando que todos os cadastros estão amarrados a uma rede geodésica. 

O programa abordou principalmente a controvérsia em torno das diferenças e semelhanças entre as instituições de cadastro e de registro, colocando em pauta o cadastro rural,tendo em vista a nova Lei 10.267/01, tecendo considerações sobre o significado de parcela em face do reconhecimento social do imóvel como gleba, terreno e termos afins. Dr. Jacomino levantou a dúvida sobre a caracterização do imóvel rural, assim considerado pela destinação ou pela localização. A Profª. Andréa afirmou que o INCRA considera imóvel rural aquele por destinação, enquanto a Receita Federal o considera por localização.

Confira ainda no programa, as conclusões dos convidados em relação à diferença essencial entre o cadastro e o registro de imóveis. O Prof. Philips explicou que enquanto o registro cuida dos direitos do imóvel, o cadastro identifica o imóvel fisicamente, mostrando suas delimitações e contornos geográficos. E a Profª Andréa foi ainda mais enfática ao afirmar "Acho uma temeridade, no Brasil, se pensar em uma fusão entre cadastro e registro". O Prof. Philips fez uma esclarecedora explanação sobre a parcela, definindo-a como a menor unidade do cadastro, que pode servir de referência para o lote e a gleba. E ainda resgatou conceitos históricos, como a informação de que a parcela foi introduzida na Alemanha pelo cadastro Napoleônico. Entrando na seara técnica, o professor respondeu ao inquietante questionamento do Dr. Jacomino, relativo às efetivas contribuições que o foco cadastral poderá trazer para a regularização de imóveis no Brasil, afirmando que "cada unidade deverá estar especificada geograficamente e com um número identificador. Por estar cadastrada, a delimitação e cálculo de área estará bem definida, embasando a regularização futura dos imóveis rurais".

Finalizando o debate, o presidente do IRIB informou os telespectadores sobre a importante reunião que terá com o presidente do INCRA, para definir melhor os procedimentos previstos na Lei 10.267/01 e no Decreto 4.449/2002.

Não perca também o programa CARTÓRIO, O PARCEIRO AMIGO que será exibido no próximo dia 12/04 às 11h00 e reapresentado nos dias 13/04 às 11h00 e 14/04 em dois horários – às 6h00 e 22h00, com a participação do Dr. Ricardo Dip (Juiz do Tribunal de Alçada Criminal), comentando sobre o tema Segurança Jurídica e o Registro Imobiliário
 



Seminário sobre imóveis rurais no MS


No próximo dia 4/4 no auditório da ANOREG/MS, os professores Drs. Jürgen Philips e Andréa Carneiro estarão discutindo com notários, registradores e técnicos assuntos relacionados à Lei 10.267/01 que trata da nova estrutura fundiária brasileira. O seminário sobre imóveis rurais está sendo realizado pela AnoregMS, pela Associação dos Engenheiros Agrimensores e também pela UNIDERP, SEPROTUR, SDA, IDATERRA, INCRA, FAMASUL, CNA e SINDICATOS RURAIS.  

A abertura será às 7:30 h. estendendo-se até às 18h., em período integral, com almoço no próprio local.

Os notários e registrados estão convidados para debater esse importante evento.
 



O Crédito Imobiliário em face do novo Código Civil - Seminário reúne juristas em SP


Concretizando o acordo celebrado entre o Irib e a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), a Abecip estará realizando importante encontro em São Paulo para discutir e debater o impacto do NCC no contexto do crédito imobiliário.

O seminário reunirá importantes juristas, especialistas em suas respectivas áreas, para aprofundar aspectos que são de importância e interesse dos operados jurídicos e do mercado, profissionais que atuam, direta ou indiretamente, com o financiamento e o crédito imobiliário.

Esta é uma excelente oportunidade para os registradores imobiliários estreitarem seus vínculos com os importantes parceiros que são associados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. 

Confira a programação: 

DATA: 02 a 04 de abril de 2003
LOCAL: Pestana São Paulo Hotel
R. Tutóia, 77 - Jd. Paulista (esquina com a Av. Brigadeiro Luiz Antonio)

PROGRAMAÇÃO

02/04 (quarta-feira)

08:00h. - Credenciamento
09:00h. - Abertura - Décio Tenerello
09:30h. - A Importância do Registro no desenvolvimento Econômico, Palestrante: Sergio Jacomino - Presidente do Irib 
10:30h. - coffee-break
11:00h. - A Importância da Compra e Venda do Bem Imóvel no novo Código Civil, Palestrante: Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza - Vice-Presidente do Irib para o Estado do Rio de Janeiro.
12:30h. - Perguntas
13:00h. - Almoço
14:00h. - Obrigações - Palestrante: Juiz Kiostsi Chicuta, Juiz do 2 Tribunal de Alçada de SP.
15:30h. - Perguntas
16:00h. - coffee-break
16:30h. - Responsabilidade Civil do Incorporador - Palestrante: Everaldo Augusto Cambler
17:30h. - Perguntas
18:00h. - Considerações Finais

03/04  (quinta-feira)

09:00h. - Aspectos Econômicos - Palestrante: Gustavo Loyola
10:30h. - Perguntas
11:00h. - coffee-break
11:30h. - Desconsideração da Personalidade Jurídica, Palestrante:  Teresa Cristina Pantoja
12:30h. - Perguntas
13:00h. - Almoço
14:00h. - Principais inovações nos Contratos - Palestrante: Juiz Pablo Stolze Gagliano
15:30h. - Perguntas 
16:00h. - coffee-break
16:30h. - Novos Aspectos Obrigacionais do Direito Imobiliário - Palestrante: Melhim N. Chalhub
17:30h. - Perguntas
18:00h. - Considerações Finais

04/04 (sexta-feira)

09:00h. - Habitação Popular e o acesso ao mercado formal. Palestrante: José Carlos de Freitas
10:30h. - Perguntas
11:00h. - coffee-break
11:30h. - A empresa no novo Código Civil - Palestrante:  Arnoldo Wald
12:30h. - Perguntas
13:00h. - Almoço
14:00h. - Das Pessoas e da Família - Palestrante: Prof. Dr. Hélio Borghi
15:30h. - Perguntas
16:00h. - coffee-break
16:30h. - Direitos Reais - Palestrante: Arruda Alvim
17:30h. - Perguntas
18:00h. - Considerações Finais

Outras informações
Sr. Henrique Chagas pelo telefone 011 3285-4855
Acesse aqui ou envie um e-mail solicitando maiores informações

ABECIP - www.abecip.org.br 
Av. Paulista, 1439 - Sobreloja
Cep: 01311-200 - São Paulo - SP - Brasil
Tel: +55 11 3285-4855 - Fax +55 11 3284-8366
 



Novidades no site do Irib - RDI 50 agora disponível on-line.


O nosso associado poderá ler as Revistas de Direito Imobiliário já editadas (algumas esgotadas) desde o número 1 até o número 50. 

A edição número 50 apresenta extraordinário conteúdo. Confira a apresentação da edição e o índice:

Apresentação
Sérgio Jacomino 

Chegamos a mais uma edição da nossa Revista de Direito Imobiliário.

Neste número, o leitor encontrará o resultado dos últimos encontros internacionais – seminários e congressos que reuniram registradores, notários e demais profissionais que atuam na área dos registros públicos e notarias brasileiros.

A temática dos documentos eletrônicos e firmas digitais se impõe pela importância e atualidade. Os notários e registradores hoje se vêem às voltas com os problemas que surgem em decorrência das profundas transformações sociais e tecnológicas. Há uma mudança substancial nos meios de suporte da informação – e, via de conseqüência, transformações profundas nas atividades notariais e registrais.

Mas as novas tecnologias colhem uma larga tradição multissecular desses serviços. Para dilargar a perspectiva, publicamos os estudos sobre a publicidade imobiliária nas antigas sociedades da Grécia e da Mesopotâmia. O contraponto que se manifesta com a confrontação de textos que tratam de novos suportes da informação e de rudimentares tecnologias de publicidade imobiliária visa a pôr de manifesto que os serviços registrais e notariais atravessaram a noite dos tempos como uma das mais nítidas expressões das necessidades sociais. E mais: as transformações tecnológicas experimentadas ao longo dos séculos serviram à sociedade humana – e, é claro, serviram para aperfeiçoar continuamente os sistemas de publicidade registral.

Visto em perspectiva histórica – desde os kudurrus sumerianos aos orói áticos – a necessidade da publicidade imobiliária sempre se fez presente nas sociedades, chegando hoje a seu ponto zenital, com as complexas demandas das sociedades contemporâneas, dependentes, como se sabe, de informação rápida e precisa. Nunca foi tão necessário um rápido e eficiente sistema de publicidade imobiliária.

Os textos que compõem esta coletânea abarcam ainda outros temas de interesse atual. Assim, consumidores, meio-ambiente, urbanismo, união estável, mesclam-se a assuntos clássicos para os registradores e notários, como é o caso do regime de bens no casamento, autenticação de documentos, além da jurisprudência selecionada – agora sob a coordenação do registrador paulistano Ademar Fioranelli.

Como coordenador editorial desta Revista, sinto-me gratificado em apresentar à nossa comunidade de estudiosos do direito registral temas que despertam o interesse e que estimulam a reflexão e o aprofundamento dos estudos

São Paulo, inverno de 2001.

Sérgio Jacomino, Registrador imobiliário

1.   2.º CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL

1.1 A segurança jurídica: um problema real num mundo virtual? – JOÃO CAUPERS

1.2 O papel está morto – PAULO ROBERTO G. FERREIRA

1.3 Requisitos jurídicos generales de un sistema eficaz de registro de la propiedad LUIS M. CABELLO DE LOS COBOS Y MANCHA

2. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITO URBANÍSTICO E REGISTRAL

2.1 Urbanismo y registro – RAFAEL ARNAIZ EGUREN

3. DIREITO CIVIL, NOTARIAL E REGISTRAL IMOBILIÁRIO

3.1 Sobre autenticação de documentos – OVÍDIO A. BAPTISTA DA SILVA

3.2 O contrato de incorporação imobiliária sob a perspectiva do Código de Defesa do Consumidor – MELHIM NAMEM CHALHUB

3.3 União estável no Brasil. Alguns dos aspectos principais – HÉLIO BORGHI

3.4 Juízo possessório e juízo dominial – FRANCISCO EDUARDO LOUREIRO

3.5 Do regime de comunhão parcial de bens – CHRISTIANO JOSÉ DE ANDRADE

3.6 Natureza das relações jurídicas envolvendo o meio ambiente. Observações quanto à expressão “bem de uso comum do povo”, do art. 225 da Constituição Federal – CYRILO LUCIANO GOMES JUNIOR


4. DOUTRINA INTERNACIONAL

4.1 Convênio técnico e científico celebrado entre Irib, Anoreg-BR e Colégio de Registradores da Propriedade e Mercantis da Espanha

4.1.1 Sobre a publicidade imobiliária na Grécia clássica segundo Teofrasto – LUIS FERNÁNDEZ DEL POZO

4.1.2 A publicidade imobiliária no direito mesopotâmico antigo – LUIS FERNÁNDEZ DEL POZO


5. JURISPRUDÊNCIA SELECIONADA
Seleção e organização: SÉRGIO JACOMINO

5.1 Superior Tribunal de Justiça

5.1.1 Crime contra o parcelamento do solo urbano. Ação penal. Falta de justa causa. Atipicidade. Habeas corpus. Impossibilidade – Min. HAMILTON CARVALHIDO

5.1.2 Servidão de passagem. Imóveis pertencentes a uma mesma proprietária. Não configuração do ônus. CC, art. 695. Mera tolerância da titular dos imóveis. Recurso especial. Prova. Reexame. Impossibilidade. Dissídio jurisprudencial, não configurado – Min. ALDIR PASSARINHO JUNIOR

5.1.3 Parcelamento de solo. Regularização pelo Município. Poder-dever. Lei 6.766/79, art. 40. Legitimidade passiva do Município em ação civil pública – Min. FRANCISCO PEÇANHA MARTINS

5.1.4 Mulher casada. Meação. Defesa – Min. EDUARDO RIBEIRO

5.1.5 Hipoteca. Penhora. Indivisibilidade da garantia real – Min. WALDEMAR ZVEITER

5.1.6 Retificação de registro. Acréscimo de área. Arts. 860 do CC e 213 da Lei de Registros Públicos – Min. CARLOS ALBERTO MENEZES DIREITO

5.1.7 Herança jacente. Usucapião – Min. RUY ROSADO DE AGUIAR

5.1.8 Fraude à execução. Não ocorrência – Min. ARI PARGENDLER

5.1.9 Penhora. Imóvel. Art. 669, par. ún., do CPC. Regime de bens. Separação total. Necessidade da intimação do cônjuge – Min. SÁLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA

5.1.10 Responsabilidade estatal. Reparação de danos. Serviço cartorário. Falsidade da procuração utilizada no ato de compra e venda de imóvel. Constituição Federal de 67 e EC 1/69. Exigência da qualidade de funcionário para deflagração da responsabilidade objetiva e legitimação passiva do Estado – Ministra NANCY ANDRIGHI

6. JURISPRUDÊNCIA NOTARIAL E REGISTRAL
Seleção e organização: ADEMAR FIORANELLI

6.1 Conselho Superior da Magistratura de São Paulo

6.1.1 Contrato particular de venda e compra e de mútuo hipotecário. Interpretação do art. 38 da Lei 9.514/97 – Corregedor LUÍS DE MACEDO

6.1.2 Fideicomisso. Formal de partilha. Apresentação por cópia. Inaptidão do título – Corregedor LUÍS DE MACEDO

6.1.3 Compra e venda. Certidões negativas de débitos do INSS e da Receita Federal. Interpretação do art. 47, I, b, da Lei 8.212/91 – Corregedor LUÍS DE MACEDO

6.2 Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de São Paulo

6.2.1 Contrato de concessão de uso. Vias públicas. Rol taxativo do art. 167, I e II, da Lei 6.015/73 – Parecer do Juiz Auxiliar da Corregedoria EDUARDO MORETZSOHN DE CASTRO

6.2.2 Loteamento. Proibição de vendas em razão de determinação judicial resultante de ação ordinária. Alcance da determinação que deve ser discutida na via jurisdicional – Parecer do Juiz Auxiliar da Corregedoria MARIO ANTONIO SILVEIRA

6.3 1.ª Vara de Registros Públicos de São Paulo – Capital

6.3.1 Registro de imóveis. Mandado judicial. Cancelamento de registro. Ineficácia – Juiz OSCAR JOSÉ BITTENCOURT COUTO

6.3.2 Registro de imóveis. Princípio da unitariedade matricial. Descrição – Juiz OSCAR JOSÉ BITTENCOURT COUTO

6.3.2.1 Termo de dúvida. Suscitante: 7.º Oficial de Registro de Imóveis da Capital

6.3.2.2 Parecer do Ministério Público

6.3.2.3 Sentença

6.3.3 Registro de imóveis. Doação modal. Compra e venda acoplada com doação do numerário para a aquisição e imposição de cláusulas restritivas do domínio. Divergência na doutrina e jurisprudência – Juiz OSCAR JOSÉ BITTENCOURT COUTO

6.3.3.1 Suscitação de dúvida. Suscitante: 5.º Oficial de Registro de Imóveis da Capital

6.3.3.2 Sentença

6.4 2.ª Vara de Registros Públicos de São Paulo – Capital

6.4.1 Notarias. Retificação de escritura pública – Juiz MÁRCIO MARTINS BONILHA FILHO

6.4.2 Registro civil. Escritura pública de adoção entre avó e neto. Averbação no assentamento civil – Juiz MÁRCIO MARTINS BONILHA FILHO

COLABORADORES

ADEMAR FIORANELLI
7.º Registrador de São Paulo. Diretor de Registro de Imóveis da ANOREG-SP.

CHRISTIANO JOSÉ DE ANDRADE
Professor Titular de Filosofia do Direito da Universidade Estadual Paulista. Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

CYRILO LUCIANO GOMES JUNIOR
Promotor de Justiça.

FRANCISCO EDUARDO LOUREIRO
Juiz de Direito.

HÉLIO BORGHI
Professor Titular de Direito Civil da Universidade Estadual Paulista. Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogado.

JOÃO CAUPERS
Doutor em Direito. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

LUIS FERNÁNDEZ DEL POZO
Registrador da Propriedade e Mercantil.

LUIS M. CABELLO DE LOS COBOS Y MANCHA
Registrador da Propriedade e Mercantil.

MELHIM NAMEM CHALHUB
Advogado no Rio de Janeiro.

OVÍDIO A. BAPTISTA DA SILVA
Professor Titular de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor nos cursos de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

PAULO ROBERTO G. FERREIRA
26.º Tabelião de São Paulo.

RAFAEL ARNAIZ EGUREN
Registrador da Propriedade e Secretário Geral do Cinder – Centro Internacional de Direito Registral.

SÉRGIO JACOMINO
Registrador. Professor de Direito Civil.

Para acessar o índice geral das revistas, tecle no endereço: http://www.irib.org.br/rdi/indice.asp



Últimos boletins



Ver todas as edições