BE669

Compartilhe:


 

Imóvel rural - CCIR 2000/2002 com incorreções - A fração mínima de parcelamento não foi impressa


A administradora do INCRA de São Paulo, dra. Valquíria Maria Pessôa Rocha, leitora assídua deste Boletim Eletrônico e participante dos debates sobre imóvel rural, sempre solícita para atender nossas demandas e questionamentos sobre temas agrários, presta-nos uma importante informação que faço chegar a todos os registradores e notários paulistas. (SJ)

Senhor Presidente,

Temos a honra de vir à presença de Vossa Senhoria para solicitar os valiosos préstimos desse Instituto, tendo em vista a grande quantidade de certidões que estão sendo solicitadas ao SNCR/O, para que possa ser informado aos Serviços Registrais e Notariais do Estado de São Paulo que, por motivos técnicos-operacionais, o INCRA não fez constar do Certificado de Cadastro de
Imóvel Rural - CCIR (anos de 2000/2001/2002), a informação da Fração Mínima de Parcelamento - FMP, prevista no Art. 8º, da Lei nº 5868/72.

A Fração Mínima de Parcelamento-FMP, é a área mínima fixada para cada município que a Lei permite desmembrar, para constituição de um novo imóvel rural, desde que o imóvel original permaneça com área igual ou superior à área mínima fixada (artigo 8º, da Lei Federal nº 5.868/72).

A Fração Mínima de Parcelamento-FMP do imóvel rural corresponderá sempre à menor área entre o módulo rural e a fração mínima do município. Quando o módulo rural do imóvel for menor do que a fração mínima do município, este imóvel não poderá ser desmembrado.

Destarte,  segue listagem dos municípios do Estado de São Paulo, onde consta a Fração Mínima de Parcelamento - FMP correspondente.

Antecipadamente agradecemos a atenção dispensada.

Valquíria Maria Pessôa Rocha
Administrador  INCRA/SP
 



Lei 10.267/2001 e Decreto 4.449/2002 – certificação pela Incra de SP


Recebemos a carta abaixo com o encaminhamento dos arquivos que são disponibilizados abaixo aos colegas registradores e notários do Estado de São Paulo. (SJ)

Caro Colega Sérgio Jacomino,

A Superintendência Regional do Incra em São Paulo disponibilizou em seu site, no endereço www.incra.gov.br, em Superintendências Regionais - Superintendência Regional de São Paulo - Normas, a "instrução para elaboração de planta e memorial" e normas tecnica para levantamento topográfico” , para ser consultada por profissionais e o público em geral.

Na citada Instrução consta a documentação necessária para emissão da certificação exigida no decreto 4449/02. Encaminhamos o modelo da mesma e cópia da instrução mencionada.

Solicitamos a colaboração do nobre colega para ser divulgado a todos os cartórios do Estado de São Paulo para que sejam repassadas essas informações aos profissionais e ao público.

Estamos recebendo um grande volume de peças técnicas para análise e emissão da certificação e se os trabalhos vierem de acordo com a instrução, poderemos dar resposta mais rápida.

Desde já agradecemos a sua colaboração e estamos aguardando as sua visita ao INCRA-SP para conhecer o nosso trabalho reativo aos imóveis rurais abrangidos pela Lei 10.267/01.

Atenciosamente,

ROBERTO TADEU TEIXEIRA

DOMINGOS A. PASTRE

ENGENHEIROS AGRIMENSORES

DIVISÃO TÉCNICA INCRA/SP
FONE (11) 3823-8542

Consulte aqui os documentos referidos na carta: leirp4503.doc e INCARTOG10267.doc



Últimos boletins



Ver todas as edições