BE4047

Compartilhe:


BE4047 - ANO X - São Paulo, 17 de fevereiro de 2011 - ISSN1677-4388

Está no ar o site oficial do Encontro Regional de Bonito
Com sua fauna e flora exuberantes, a cidade é um dos santuários ecológicos brasileiros

O IRIB reuniu todas as informações sobre Bonito (MS), sede do 27º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis, no site oficial do evento. Dicas sobre a cidade, sua culinária e os imperdíveis passeios que fazem da cidade o maior "playground" do ecoturismo brasileiro.

Localizado a 290 quilômetros da capital Campo Grande, o município de Bonito é considerado um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, não só pela sua beleza, mas também por sua organização e qualidade de serviços.

Leia mais
Mensagem do presidente do IRIB
Inscreva-se já

Assessoria de Imprensa do IRIB
Em 17.02.2011

Vice-presidente do IRIB participa de posse da nova diretoria da Anoreg-BR
Solenidade aconteceu na última semana, em Brasília, com a presença do ministro da Justiça

O vice-presidente e presidente do Conselho Deliberativo do IRIB, Ricardo Bastos da Costa Coelho, representou o Instituto nas comemorações que marcaram a posse da nova diretoria da Anoreg-BR, no dia 9 de fevereiro, em Brasilia.

O paranaense Rogério Portugal Bacellar, tomou posse oficialmente como presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) em meio a várias autoridades que prestigiaram o evento como o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e o presidente da Associação dos Magistrados, Henrique Nelson Calandra.

Durante o jantar de posse, a Anoreg fez a entrega de diplomas institucionais a diversos diretores. Ricardo Coelho recebeu o diploma de Diretor Institucional de Registro de Imóveis.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa do IRIB com informações da Anoreg-BH
Em 17.02.2011

Ceará: convênio entre a CGJ e CEF garante desconto de 50% em emolumentos
De acordo com a Lei 6.015, o mutuário que financia o primeiro imóvel tem direito ao benefício

Um convênio firmado na terça-feira (15/02) entre a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Ceará e a Caixa Econômica Federal (CEF) promete facilitar a vida daqueles que pretendem financiar o primeiro imóvel residencial. A CEF fornecerá uma declaração atestando se aquele é realmente o primeiro imóvel a ser adquirido com recursos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Em caso afirmativo, a pessoa terá automaticamente direito a um desconto de 50% nos emolumentos cartorários que acompanham esse tipo de transação.

O direito a esse desconto já existe há 30 anos, devido a uma alteração feita na Lei 6.015/73, mais conhecida como Lei dos Registros Públicos, em 1981. Apesar das três décadas de existência, o benefício é desconhecido por boa parte da população. Na prática, poucos exigem junto aos cartórios o cumprimento deste direito assegurado por lei.

Leia mais

Fonte: TJPE
Em 17.02.2011

TJMA forma comissões para concurso público DE notários e registradores
Também será promovido concurso para servidores do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) escolheu na sessão administrativa de ontem, quarta-feira, 16/02, os membros que irão compor as comissões dos concursos públicos para cargos efetivos do poder Judiciário do Maranhão e de notários e registradores.

A comissão de notários e registradores terá como membros titulares o desembargador Cleones Carvalho Cunha (presidente), os juízes Alice Prazeres, Nelson Ferreira e Ariane Mendes, o notário Felipe Madruga e a registradora Sonia Maria Bonfim. Os suplentes serão o desembargador Paulo Velten, os juízes Kleber Costa, Raimundo Nonato Neris, José Ribamar Costa, o notário Jurandy de Castro e a registradora Patrícia Rego.

Leia mais

Fonte: TJMA
Em 16.02.2011

Colégio Notarial do Brasil: número de divórcios sobe 109%
Acréscimo pode ser reflexo da Emenda Constitucional 66, que agilizou o procedimento

Casar e separar ficou mais fácil e menos burocrático. O número de divórcios realizados em cartórios mais que dobrou no estado de São Paulo em 2010 em comparação com o ano anterior, segundo dados são do Colégio Notarial do Brasil, seção São Paulo (CNB-SP). Em 2010 foram registrados 9.317 divórcios em cartórios, contra 4.459 em 2009 - o que representa um aumento de 109%.

Para Márcio Mesquita, vice-presidente do CNB-SP, o aumento de divórcios é reflexo da Emenda Constitucional 66, publicada em julho do ano passado, que extinguiu os prazos necessários para a realização do divórcio, tornando o procedimento mais prático e rápido. Antes dessa emenda, o casal que quisesse se divorciar precisava estar separado de fato há pelo menos um ano. Desde então, basta haver um consenso entre as partes e o divórcio é realizado em poucos minutos, sem estresse e com a mesma agilidade do casamento em cartório.

Leia mais

Fonte: Colégio Notarial do Brasil com informações do jornal O Estado de S. Paulo
Em 09.02.2011

"O direito real de habitação não impede a alienação do imóvel sobre o qual é exercido, assim como não obsta a extinção do condomínio que o alcança, pois a tais atos jurídicos se sobrepõe intocável."

"(...) Visto que ao direito real de habitação é aplicada, subsidiariamente, a disciplina do usufruto (CC 1.416), e que a nua-propriedade não está fora do comércio, conclusão jurídica razoável é de que o direito real de habitação da apelante não impede a alienação do imóvel objeto do registro imobiliário de f. 18-19." DESEMBARGADOR NILO LACERDA - Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Leia a íntegra

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico do IRIB é uma publicação eletrônica do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])
Coordenadoria Editorial: Luciano Lopes Passarelli e Marcelo Augusto Santana de Melo
Conselho Editorial / Diretor de Publicações: Mário Pazutti Mezzari
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Marcela Chaves
Ouvidoria do Irib: [email protected]

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 1439 - 9º andar - CJ: 94 - CEP 01311-926 - São Paulo - Brasil

(11) 3289 3599 | (11) 3289 3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições