BE818

Compartilhe:


 

12 Deutscher EDV-Gerichtstag - Irib e Conselho Federal da Justiça participam em evento na Alemanha


O Irib estará representado no Encontro 12 Deutscher EDV-Gerichtstag, na Alemanha, entre os dias 24 a 26 de setembro p.f., pelos Drs. Kioitsi Chicuta, juiz do Tribunal de Alçada de São Paulo, professor de direito notarial e registral e pelo Prof. Dr. Jürgen Philips, professor universitário e maior especialista brasileiro em cadastros e pela Dra. Ana Paula Lobo, tradutora e que tem colaborado com pequenos artigos sobre o direito brasileiro em alemão (http://www.jura.uni-sb.de/link_der_woche.html/
ldwlink.php3?link=177&language).  

Os profissionais brasileiros terão a oportunidade de conhecer o paradigmático sistema registral alemão, buscando conhecer e compreender como funciona a interconexão entre o sistema registral e o cadastro.  

O evento se realiza no contexto do acordo de cooperação técnica e científica celebrado pelo Irib com o Institut für Rechtsinformatik da Universität des Saarlandes (Instituto de Direito e Informática da Universidade de Saarlandes), que existe há 11 anos na Alemanha e tem muita credibilidade junto à sociedade e comunidade jurídica local, sendo responsável pela informatização do Supremo Tribunal Constitucional alemão.  

Os trabalhos se iniciam antes da realização do evento, como atividades paralelas. Publicamos abaixo o programa especial para os visitantes brasileiros, divulgando o programa oficial do evento.  

Terça-feira 23/09

9:30 - 12:00 visita do cadastro imobiliário (Katasteramt)

13:30 -  visita do registro de imóveis (Grundbuchamt) no Tribunal de primeira Instância, onde seremos recebidos pelo Sr. Scheer do Ministério da Justiça do Sarre e pela Ministra da Justiça pessoalmente.

Quarta-feira 24/09

Pela manhã encontro com o professor Witz (a ser confirmado) e encontro com os professores Herberger e Ruessmann.  

15:30 - encontro com a diretoria da Associação Alemã da Informática no Judiciário e breve apresentação. A idéia é que os membros da diretoria (15 ao total: http://edvgt.jura.uni-sb.de/verein/vorstand.shtml) se apresentem pessoalmente à comitiva brasileira e vice-versa. Será possibilitado um contato direto durante o congresso, disponibilizando qualquer tipo de informação ou ajuda. Penso que todos falam inglês. A maioria são juízes em diferentes Tribunais da Alemanha, há alguns professores universitários, um advogado, uma procuradora, um engenheiro e um administrador de Justiça. 

19:00 - recepção na empresa "juris GmbH" (http://www.juris.de/) para todos os visitantes do congresso. A empresa "juris" fornece a maior base de dados de literatura jurídica, legislação e jurisprudência da Alemanha.

Quinta-feira 25/09

8:15-17:00 congresso, 4 apresentações dos vídeos sobre o CJF e o Tribunal fluvial à tarde (13:00, 14:00, 15:00, 16:00).  

19:00 jantar festivo numa ex-usina siderúrgica "Völklinger Hütte" que hoje em dia é patrimônio cultural da humanidade e usado para eventos, exposições etc. (http://www.alemanha.org.br/perfil/1/pag_75.htm), há ônibus da universidade para o local do evento e de volta para o centro/hotel.

Sexta-feira 26/09

11:00-12:30 palestras brasileiras: IRIB, CJF, Tribunal Fluvial

O programa completo do congresso está disponível em http://edvgt.jura.uni-sb.de/Tagung03/programm.shtml.



Últimos boletins



Ver todas as edições