BE833
Compartilhe:
Registradores, Jazz e bossa-nova
Na próxima sexta-feira (19/9) o Irib estará dando as boas vindas aos registradores imobiliários recém aprovados no último concurso realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Os novos colegas serão recebidos em jantar para o qual estão convidados os registradores imobiliários que fizerem sua inscrição na secretaria do Irib, por telefone ou fax ou mail, com a Sra. Lourdes Gualano. O número de convidados é limitado.
Autoridades e convidados especiais já confirmaram presença.
A oportunidade é ótima para conhecer não só os colegas que estão renovando os quadros do registro imobiliário bandeirante, mas para ouvir boa música e saborear delicioso jantar preparado especialmente para os nossos convidados. É possível que se ouça uma jam session com direito a participação de músicos dublês de registradores.
Aliás, o Pergamon é um ótimo hotel. Veja em http://www.pergamon.com.br/
O irib é a casa do registrador imobiliário.
Resenha jurídica - compra de imóveis - cautelas necessárias na aquisição de imóveis
O jurista Bruno Mattos e Silva é conhecido dos registradores imobiliários brasileiros. O autor é Bacharel em Direito pela USP. Foi advogado de empresas em São Paulo (1995-1996), quando começou a escrever o livro Compra de imóveis, aspectos jurídicos, cautelas devidas e análises de riscos, livro lançado em 1999. Foi Procurador do INSS do INSS de 1997 a 2001, tendo atuado e sido chefe da procuradoria nos tribunais superiores em Brasília. Foi Procurador da CVM - Comissão de Valores Mobiliários, ainda em Brasília. É professor de Direito Comercial e tem outras obras publicadas. Mais informações: www.brunosilva.adv.br/curric.htm
O livro Compra de Imóveis, agora em sua 4a edição – revisada e atualizada de acordo com o Novo Código Civil –, explica de forma prática como obter os dados necessários e as certidões indispensáveis para adquirir com segurança um bem imóvel.
Este livro descreve os vários aspectos jurídicos da aquisição de bem imóvel, bem como do financiamento imobiliário. Enfatiza as cautelas que devem ser tomadas pelo comprador, de modo que entenda os riscos pertinentes no caso de negócio eventualmente desfeito por força de decisão judicial.
Mostra o que é necessário saber em termos legais previamente à compra do imóvel. Por tal razão, este trabalho está dentro do contexto da advocacia preventiva: verificar a viabilidade de um negócio.
Além disso, o autor descreve o funcionamento de um registro imobiliário, descortinando o universo registral para os profissionais do direito não especializados na matéria.
O livro está disponível nas livrarias.
Serviço:
R$ 40,00
Autor: Bruno Mattos e Silva
280 páginas
Formato: 17 X 24
4.ª edição (2003) – 1.ª tiragem
ISBN: 8522435006
Código: 0501 50 230
Últimos boletins
-
BE 5934 - 13/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | Congresso de Direito Notarial e Registral: saiba como foram as apresentações das Diretorias do IRIB | Resolução CMN n. 5.255, de 10 de outubro de 2025 | ANOREG/BR publica matéria sobre impacto da digitalização nas Serventias Extrajudiciais | Episódio do programa “Cartório Contemporâneo” trata sobre governança e reforma do Código Civil | ANOREG/PR: crença de Cartórios milionários não resiste a dados que apontam déficit em quase 170 Serventias paranaenses | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo – por George Takeda | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
-
BE 5933 - 10/10/2025
Confira nesta edição:
Confira como foi o painel apresentado pelo IRIB e pelo RIB no Congresso de Direito Notarial e Registral realizado em Rondônia | RDI: não perca o prazo para envio de trabalhos para edição do 1º semestre de 2026! | IERI-e: para ONR, Inventário inaugura nova fase estatística e geográfica do Registro de Imóveis | Crédito imobiliário: Governo Federal lança novo modelo no Incorpora 2025 | TJMS reconhece cláusula de renúncia recíproca à sucessão concorrencial em pacto de separação de bens | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo| ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios| Reforma do Código Civil e os impactos práticos no Direito Notarial e Registral – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5932 - 09/10/2025
Confira nesta edição:
Presidente e Diretoria do IRIB participam do Congresso de Direito Notarial e Registral realizado em Rondônia | Parceria entre IRIB e JUSPREV oferece PLANJUS aos associados do Instituto | CGJRO e EMERON promovem Congresso de Direito Notarial e Registral | Para membro da AGU, Lei n. 5.709/1971 é flexível se comparada à legislação de outros países | Folha de S. Paulo: “Governo deve elevar limite para compra de imóvel com FGTS e liberar R$ 20 bi em crédito da poupança” | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Melhor interesse do incapaz para solução de partilha extrajudicial – por Claudionor Miguel Abss Duarte | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Doação. Usufruto. Donatária – falecimento. Cancelamento. Inventário. Alienação.
- União estável. Regime de bens. Efeitos retroativos.
- ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo