BE879
Compartilhe:
Terrenos de marinha - Ministério das Cidades réune especialistas - Irib convidado
Série: "Jornadas de Discussões Temáticas" - Promoção: Secretaria de Programas Urbanos do Ministério das Cidades
2a. Jornada
Tema: "Terrenos de Marinha"
Dia: 15 de outubro de 2003
Local: Auditório do Bloco C da Esplanada dos Ministérios, Brasília
Horário: das 9 às 17:30hs
Justificativa
No momento, há uma grande preocupação acerca do tema Terrenos de Marinha, certamente decorrente em parte da falta de conhecimento adequado. De fato, a antiga instituição jurídica dos Terrenos de Marinha está passando por vários questionamentos.
Os argumentos tradicionais mais utilizados para a manutenção do instituto são: razões de segurança nacional; a preservação da vegetação costeira e mata atlântica; impedir que seja fechado o acesso às praias; facilitar a circulação de mercadorias até os portos marítimos.
Os argumentos mais corriqueiros pela modificação ou mesmo extinção do instituto são:
autoritarismo em torno das demarcações desses terrenos, que produziram uma legislação retaliada e complexa;
anacronismo da Linha Preamar definida há quase dois séculos;
enquadramento de terrenos a mais de 300 metros de distancia da orla pela SPU por meio de cobrança de Taxa de Ocupação;
ineficácia da ação dos gestores - SPU/União no sentido de justificar a cobrança de Taxa de Ocupação;
e, finalmente, a percepção pelos ocupantes e Municípios de que a manutenção do instituto seria tão somente uma fonte de renda para a União.
Nesse contexto, têm sido apresentadas várias propostas de mudanças do instituto. As principais são:
abolição do instituto;
municipalização do instituto;
gestão compartilhada dos terrenos entre União e Municípios;
e redução do alcance do instituto a uma faixa de segurança.
Esta discussão é de grande importância para o Ministério das Cidades, em especial para a implementação do Programa Nacional de Apoio à Regularização Fundiária Sustentável, o que exige um posicionamento dos atores envolvidos.
Antes que o MCidades se posicione, contudo, é necessário promover um debate que dê maior segurança na discussão dessa temática.
Programação da 2ª Jornada de Discussões Temáticas: Terrenos de Marinha
Dia 15/10/03
Auditório, Bloco C, Esplanada dos Ministérios, Brasília-DF
9:00 - Abertura
9:30 - Exposições - 20 minutos cada
Lincoln Princivalli de Almeida Campos - Assessor da Secretaria do Patrimônio da União/SPU;
Oneida Freire - Gerente do Projeto de Gestão Integrada dos Ambientes Costeiros e Marinha/Ministério do Meio Ambiente;
Gláucia Cardoso e Sueli França, Advogadas de Vitória/ES;
Jürgen Philips, Professor, representando o IRIB – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil.
11:00 - Café
11:30 - Debate
12:30 - Almoço
13:30 - Exposições - 20 minutos cada
Pedro Abramovay - Assessor Jurídico do Senador Aloizio Mercadante;
Maria Silvia Lorenzetti, Consultora da Câmara dos Deputados;
Cassandra Maroni - Vereadora, Presidente do PT da Baixada Santista;
Carlan Carlo da Silva - Gerente do Patrimônio da União de Pernambuco.
15:00 - Café
15:30 – Discussões e Esclarecimentos
16:30- Encerramento
PEC 62 – mais informações
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB/AC) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição que recebeu o número 62/2003, propondo a estatização dos registros públicos e notariais brasileiros. O inteiro teor da proposta e justificativa podem ser acompanhados aqui. Para leitura atenta da justificativa do projeto, pode-se acessar o endereço http://www.senado.gov.br/web/cegraf/pdf/20082003/24442.pdf
Ainda para contextualizar a discussão, publicamos a opinião do colega português Lourenço Mendonça, que pode ser lida em http://www.irib.org.br/notas_noti/boletimel868a.asp
Completando a informação, disponibilizamos o estatuto da ordem dos notários portugueses, que pode ser vista em http://www.irib.org.br/estatutodaordemdosnotarios.doc e especialmente a proposta para privatização do notariado português, que pode ser analisada no seguinte endereço http://www.irib.org.br/propostagovernoprivatizacaonotariado.doc.
Com essas informações, fica afastada, cabalmente, a argumentação do ilustre Senador Geraldo Mesquita Jr. a respeito dos benefícios da estatização. Voltaremos com correspondências e outros documentos. (SJ).
Últimos boletins
-
BE 5892 - 14/08/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | Instrução Normativa ICMBIO n. 24, de 12 de agosto de 2025 | ANOREG/BR e CNR publicam Nota Oficial | CN-CNJ e ONR oferecem capacitação para CNIB 2.0 | Procedimento para aferição da invalidez de Tabeliães e Registradores é regulamentado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Despejo extrajudicial e consignação de chaves: O que propõe o PL 3.999/20? – por Elisa Junqueira Figueiredo e Victória Soranz | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5891 - 13/08/2025
Confira nesta edição:
IRIB e JUSPREV fecham Convênio de Adesão ao Plano de Benefícios Previdenciários | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | CNJ suspende PL que permitiria que pessoas sem formação em Direito assumissem Serventias em Tocantins | CASP aprova substitutivo de PL que dispõe sobre acesso de cidadão a informações sobre imóveis públicos | STJ No Seu Dia: podcast abordou a responsabilidade pelo pagamento das taxas condominiais de imóvel não registrado | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | A vulnerabilidade do certificado Gov.br e o papel dos Cartórios como guardiões da segurança na era digital – por Moema Locatelli Belluzzo e Fabiana Aurich | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5890 - 12/08/2025
Confira nesta edição:
IRIB DISPONIBILIZA FOTOS DO L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Revista de Direito Imobiliário: já está aberto o prazo para envio de trabalhos para edição do 1º semestre de 2026! | Raio-X dos Cartórios: mais de 95% das Serventias são ocupadas por titulares | Permuta entre incorporadoras e proprietários alerta setor imobiliário | CNJ divulga relação de projetos que receberão Menção Honrosa no Prêmio Solo Seguro | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Alienação fiduciária e locação de imóveis – por Wallace Bonfim Santa Cecilia | Jurisprudência do TJTO | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Promessa de compra e venda. Promitente comprador falecido. Espólio – adquirente – escritura definitiva. Título hábil.
- Regularização fundiária. Doação pelo Poder Público. Separação judicial. Outorga uxória – suprimento judicial. Interesse público.
- Procedimento para aferição da invalidez de Tabeliães e Registradores é regulamentado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás