BE4025

Compartilhe:


BE4025 - ANO X - São Paulo, 12 de novembro de 2010 - ISSN1677-4388

Novas obras da série "Direito Registral e Notarial" serão lançadas pela Editora Saraiva

Sete títulos da Série "Direito Registral e Notarial", da Editoria Saraiva, serão lançados na quinta feira, 25 de novembro. A coordenação editorial é assinada pelo registrador paulista e ex-presidente do IRIB, Sérgio Jacomino.

O lançamento será, às 19h30, na loja da editora no Morumbi Shopping (Av. Roque Petrônio Junior, 1089), São Paulo, Capital.

Confira a relação das publicações:
Noções Fundamentais de Direito Registral e Notarial, de Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza

Este livro oferece noções fundamentais acerca da atividade registral e notarial, ou seja, é um verdadeiro manual para quem está começando a ter contato com a matéria, especialmente os concursandos.

Assim, trata das temas indispensáveis para o conhecimento do assunto: indica as principais normas aplicáveis, a natureza e os fins dos serviços, o ingresso na atividade, os titulares e seus prepostos e o encerramento da delegação; trata da responsabilidade dos tabeliães e registradores; cuida dos serviços de registro (registro civil, registro de imóveis e de pessoas jurídicas); examina os tabelionatos de protestos e de notas.

Ao final, oferece estudos multidisciplinares e atuais, como as relações entre os serviços notariais e registrais e a Lei de Arbitragem. (ainda em produção gráfica)

Procedimento de Dúvida no Registro de Imóveis - Série Direito Registral e Notarial - 2ª Ed. 2010, de João Pedro Lamana

O regime jurídico da função notarial e de registro foi profundamente modificado pelo art. 236 da Constituição Federal de 1988, que dispôs que os serviços notariais e de registro são exercícios em caráter privado, por delegação do Poder Judiciário, bem como determinando a obrigatoriedade de concurso público para o ingresso na atividade.

O autor aborda o assunto com clareza e competência.

Das Cláusulas de Inalienabilidade, Impenhorabilidade e Incomunicabilidade - Série Direito Registral, de Ademar Fioranelli

Fala sobre o regime jurídico da função notarial e de registro que foi profundamente modificado pelo art. 236 da Constituição Federal de 1988, que dispôs que os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público.

Direito Administrativo Registral - Série Direito Registral e Notarial, de Ricardo Dip

O livro trata da relação entre o Estado e a atividade registral. O autor conceitua o registro público, examina a responsabilidade do registrador quanto à contratação de prepostos, fala do atual modelo de remuneração dos registradores e trata do controle administrativo do serviço registral, assunto sempre polêmico.

Publicidade Registral Imobiliária - Série Direito Registral e Notarial, de Marcelo Salaroli de Oliveira

A publicação tem como foco a publicidade registral no Brasil, analisando seus fundamentos e os motivos que impulsionaram a sua adoção.

Registro de Imóveis e Meio Ambiente - Série Direito Registral e Notarial de Sérgio Jacomino, Francisco de Asís Palácios Criado e Marcelo Augusto Santana de Melo

O livro estabelece um intercâmbio entre estudiosos do Brasil e da Espanha a respeito da função ambiental do registro de imóveis e tem como ponto de partida o fato de que nos dias de hoje, a propriedade imóvel deve atender a função social e também a ambiental, gerando efeitos positivos para o coletivo, sem causar danos ao meio ambiente.

Condomínio em Edificações, de Frederico Henrique Viegas de Lima

A obra aborda o tema "condomínio em edificações", um dos assuntos mais polêmicos do nosso direito civil. O trabalho encontra-se dividido em duas partes: a primeira trata das origens, da terminologia, do conceito e da natureza jurídica dos condomínios em edificações, a segunda enfoca o sentido moderno dos condomínios especiais em edificações e seus diferentes atores: os co-proprietários, a comunidade de co-proprietários em condomínios especiais em edificações e as relações jurídicas que a comunidade de proprietários em condomínios especiais em edificações entabula com terceiros.

Expediente - Boletim Eletrônico do IRIB

O Boletim Eletrônico do IRIB é uma publicação eletrônica do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])

Coordenadoria Editorial: Luciano Lopes Passarelli e Marcelo Augusto Santana de Melo

Conselho Editorial / Diretor de Publicações: Mário Pezutti Mezzari

Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188

Ouvidoria do Irib: [email protected]

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.

As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 1439 - 9º andar - CJ: 94 - CEP 01311-926 - São Paulo - Brasil

(11) 3289 3599 | (11) 3289 3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições