BE1521
Compartilhe:
Solenidade de conclusão do 4º Curso Ibero-americano de Direto Registral.
Eduardo Augusto *
A delegação brasileira: os registradores imobiliários Eduardo Augusto, Aline Molinari e Emanuel Santos, e o juiz paulista, Luís Paulo Aliende Ribeiro.
Na solenidade de conclusão do 4º Curso Ibero-americano de Direito Registral, que foi ministrado na cidade de Barcelona, Espanha, a cada aluno foi entregue um envelope, de forma solene, por uma das autoridades que compunham a mesa diretora do evento.
Tal envelope trazia em seu bojo um certificado, nominal, pessoal, intransferível. Na verdade, em tal envelope se encontrava a resposta de um grande mistério: o de ter ou não conseguido nota mínima no exame escrito efetuado dois dias antes.
Havia dois tipos de certificado. O de participação (que, de forma eufêmica, significava “não-aprovação”) e o de conclusão do curso (aprovação), cuja diferença visual era apenas o texto de uma das linhas do certificado.
O exame, que resultou na aprovação de uns e na “participação” de outros, foi ministrado na tarde de quarta-feira, 1º de dezembro, e era composto por duas questões dissertativas a serem desenvolvidas de forma livre, na língua pátria e no espaço que julgássemos necessário (cada aluno recebeu 10 folhas de sulfite e havia o sinistro convite para pegar mais folhas sobre a mesa da professora que aplicou a prova).
As questões, ou melhor, os temas para dissertar eram: 1. Princípio da Fé Pública ; e 2. Hipoteca .
Eram temas abertos, tão amplos, que permitiam tanto a escrituração de variados aspectos em muitas folhas como também “entrar em desespero” e patinar sobre um único item sem saber para onde ir.
Foram destinadas duas horas para a elaboração das dissertações. Após uma hora de prova, apenas cinco alunos na sala, os quatro brasileiros e a única portuguesa do curso. Não sei se era apenas uma coincidência ou se isso denotava uma característica de nossa cultura, mas as únicas cinco provas em língua portuguesa utilizaram praticamente todas as folhas de sulfite e quase todos os minutos disponíveis para o exame.
No corredor, após o exame, poucos comentários e poucos sorrisos. Às vezes, uma ou outra risada, mas já sem qualquer pudor em esconder o nervosismo.
Voltando à solenidade de conclusão do curso: discursos, mensagens de felicitações e de agradecimentos. E, no final, a chamada individual de cada aluno para buscar seu certificado, seja lá de que tipo for. A cada chamada, palmas, cumprimentos, entrega do certificado e mais palmas.
Os minutos que antecederam a abertura do envelope e a atenta leitura do certificado foram longos e intimidativos para todos nós. Afinal, éramos todos alunos e “aluno é tudo igual em qualquer lugar”. Cada um que recebia o certificado, voltava ao seu lugar e respirava fundo. Alguns espiavam aliviados o certificado, uns poucos com desapontamento, e um ou outro nem sequer conseguiu abrir o envelope naquele instante.
Mas o que importa nesse momento é que a delegação brasileira obteve a aprovação. Ou melhor, todas as provas elaboradas em língua portuguesa foram acatadas, pois nossa colega lusitana também obteve o resultado positivo.
Fomos convocados para representar o Brasil e a nossa delegação cumpriu bem o seu papel. De lá trouxemos muitas experiências, as quais serão oportunamente retransmitidas aos colegas que aqui ficaram e confiaram em nós. Foi uma oportunidade marcante e bastante gratificante, pois pudemos verificar que o sistema registral imobiliário brasileiro é tão desenvolvido e eficaz quanto o sistema espanhol que passamos a conhecer. Essa constatação foi marcante, pois despertou em toda a equipe brasileira um indisfarçável sentimento de orgulho e patriotismo.
* Eduardo Augusto é Registrador Imobiliário em Conchas-SP e Diretor de Assuntos Agrários do Irib.
Últimos boletins
-
BE 5946 - 29/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | RIB: “CNJ reafirma distinção entre incorporação e condomínio edilício” | CNM publica glossário de instrumentos de Regularização Fundiária Urbana | TJRS organiza o “1º Encontro de Interinos em Serventias Extrajudiciais Vagas” | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Contabilidade para Cartórios – Versão Técnica Estratégica | Fruição sobre lote não edificado – lei 13.786/18 – por Vitor Duarte Gonzaga e André Luis Escolastico | Jurisprudência do CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5945 - 28/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | Cartório sustentável: a força do ESG na prática será tema do próximo treinamento do “IRIB Qualifica” | Plenário do Senado Federal poderá votar hoje texto do PL n. 4.497/2024 | Folha de S. Paulo: “Justiça suspende ‘sistema paralelo’ de tokens imobiliários e expõe vácuo regulatório no país” | Cascavel recebe Caravana da REURB | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Contabilidade para Cartórios – Versão Técnica Estratégica | Georreferenciamento não é certificação: o que o Decreto 12.689 prorrogou – por Moema Locatelli Belluzzo | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5944 - 27/10/2025
Confira nesta edição:
NOTA DE FALECIMENTO – LUCIANO DIAS BICALHO CAMARGOS | NOTA DE FALECIMENTO – LILIAN MARIZA PUERTA LULA MACIEL | ONR publica Comunicado sobre pedidos de averbação de Certidão de Dívida Ativa | Amazônia Legal: CRA do Senado Federal analisará PL n. 4.718/2020 | RIB-SC: Presidente e Corregedor-Geral do Foro Extrajudicial do TJSC participam da inauguração da nova sede da entidade | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Contabilidade para Cartórios – Versão Técnica Estratégica | A (não)retroatividade da lei do distrato 13.786/18 – por Fernanda Vivacqua Vieira | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Notificação extrajudicial. Reintegração de posse – existência de ação – averbação. Qualificação registral.
- Divórcio. Partilha. Meação – excesso. ITCMD. Tributos – fiscalização. Alienação fiduciária. Credor fiduciário – anuência.
- TJRS organiza o “1º Encontro de Interinos em Serventias Extrajudiciais Vagas”
