BE1700
Compartilhe:
Presidente e diretor do Irib proferem palestra na Sociedade Rural do Paraná
Sociedades Rurais debatem georreferenciamento
O presidente do Irib – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil , Sérgio Jacomino, o diretor de Assuntos Agrários do Irib, Eduardo Agostinho Arruda Augusto, estiveram em Londrina no último sábado, dia 16/04/05, onde proferiram palestra sobre georreferenciamento de imóveis rurais para os conselheiros e presidentes das Sociedades Rurais do Paraná, que estavam reunidos na 45ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, entre os quais destacamos as presenças do presidente da Sociedade Rural do Paraná, Edson Neme Ruiz e o conselheiro da entidade, Francisco Luiz Prando Galli.
Sérgio Jacomino, Ricardo Basto da Costa Coelho, Francisco L. P. Galli e Eduardo Augusto
Em sua palestra, o diretor de Assuntos Agrários do Irib, Eduardo Augusto, explicou sobre a aplicabilidade da Lei do Georreferenciamento, abordando a obrigatoriedade de as propriedades rurais do Brasil estarem todas georreferenciadas até o prazo de outubro próximo – fato que vem preocupando os produtores rurais. De acordo com a lei, todas as propriedades devem estar georreferenciadas – isto é, ter passado por um levantamento completo feito por um agrimensor cadastrado junto ao Incra e com utilização de satélite – sob pena de não poderem ser transferidas, a partir deste prazo estipulado.
O diretor do Irib, Eduardo Augusto, sustenta que o cumprimento da lei é inviável, devido ao prazo curto para realizar o trabalho. Ele também aponta contradições na legislação, entre elas o desrespeito à gratuidade. A lei estabelece que as propriedades com até quatro módulos fiscais (cada município tem seu padrão, mas em Londrina cada módulo corresponde a 12 hectares) estão isentas de pagar pelo georreferenciamento. “No entanto, a lei diz que são quatro módulos de área aproveitável. Mas o Incra não entende assim”, observa.
Em discurso na abertura oficial da 45ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Edson Neme Ruiz, abordou o tema na presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, defendendo que o prazo para a conclusão do georreferenciamento fosse estendido e que fossem debatidas possíveis alterações na lei.
O presidente do Irib, Sérgio Jacomino formulou convite oficial ao presidente, conselheiros e todos os associados da Sociedade Rural do Paraná, para o evento GEOLONDRINA, que acontece durante o 20º Encontro Regional de Oficiais de Registro de Imóveis, nos dias 5 a 7 de maio, no Crystal Palace Hotel , onde o georreferenciamento será amplamente debatido, com a participação da alta direção do INCRA, estando confirmadas as presenças de Marcos Alexandre Kowarick (diretor de programas do Incra) e Edaldo Gomes (assessor da Presidência do Incra).A realização é do Irib e conta com apoio da Sociedade Rural do Paraná e do Colégio Registral do Paraná, com a coordenação do diretor de Eventos do Irib, Ricardo Coelho e do diretor de Assuntos Agrários do Irib, Eduardo Augusto.
Últimos boletins
-
BE 5815 - 25/04/2025
Confira nesta edição:
Envie seu artigo para o Boletim do IRIB | Portaria MCID n. 399, de 22 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 23, de 23 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 24, de 23 de abril de 2025 | CCOGE abre inscrições para o 95º ENCOGE e para o 7º Fórum Fundiário Nacional | Segundo Concurso para Outorga de Delegações de Cartórios: TJPB aprova nova Comissão | Compra Assistida: Governo Federal beneficia 1.500 famílias gaúchas na reconquista da casa própria | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Tema 1.348 do STF: a saga da integralização de capital com bens imóveis – por Moisés Camilo Dias Gonçalves | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5814 - 24/04/2025
Confira nesta edição:
IRIB estará presente em curso promovido pela Academia Iberoreg de Formación Registral Continuada | Carreira em Cartórios: CNJ publica matéria destacando sua atuação perante concursos públicos | PMCMV responde por mais da metade dos lançamentos imobiliários | Cartilha Sinal Vermelho: divulgação é feita por intermédio do projeto ELLAS | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Novo Código Civil e o fortalecimento das atribuições cartorárias no Brasil – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5813 - 23/04/2025
Confira nesta edição:
Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Prêmio Solo Seguro 2025: CNJ publica matéria sobre iniciativas de sucesso | COGEX apresenta IARI para 140 Registradores de Imóveis | PL facilita transferência de imóvel da União para REURB-S | SAVE THE DATE: L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Formação dos títulos judiciais – Especialidade, tradição e modernidade – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- REURB. Imóvel regularizado – inserido no perímetro – alienação fiduciária. Abertura de matrícula. Credor fiduciário – notificação.
- Compra e venda – escritura pública. Fração de terreno inferior ao Módulo Rural. Desmembramento irregular. Registro – impossibilidade.
- O Direito achado na máquina