BE1898

Compartilhe:


Quino no Boletim do Irib


O Irib tem o gosto de comunicar a todos os associados e leitores do Boletim do Irib em Revista que as próximas edições da tradicional publicação trarão uma pequena série de cartoons do mundialmente reconhecido Quino, enfocando situações cotidianas relacionadas com o mundo profissional e do ofício.

Imagem

Segundo o Presidente do Irib, Quino é mundialmente conhecido por sua criação Mafalda. A menina “quarentona”, que estreou nas páginas do semanário Primera Plana de Buenos Aires no dia 29 de setembro de 1964, acabou sendo conhecido no mundo inteiro por suas tiradas geniais, sempre secundada por Manolito, Felipe, Libertad e o outros personagens saídos da pena de Quino.

As historietas de Mafalda foram traduzidas para mais de 30 idiomas, entre eles o chinês e o finlandês.

Daniel Divinsky, diretor Ediciones de la Flor , registrou que Quino desenhou a Mafalda pela primeira vez em 1963, para uma campanha publicitária que não chegou a se concretizar e na qual os nomes dos personagens deveriam começar com a letra "M". Ainda segundo ele, a menina irreverente teria estreado em Gregório, suplemento da revista Leoplás, em 1964, depois publicada regularmente a partir de setembro desse mesmo ano pelo Primera Plana .

Há muito o Presidente do Irib, Sérgio Jacomino, vinha pensando em reproduzir, na G aleria do Irib , desenhos do cartunista argentino para ilustrar, com muito bom humor, situações profissionais triviais vistas pelas lentes do cartunista. “Há uma série de cartoons editados em livros temáticos pela Ediciones La Flor que são um primor de fina inteligência e muito bom humor. Um dos livros, Gente en su sitio, retrata pessoas comuns em sua rotineira vida profissional. Com um olhar livre e desembaciado, Quino flagra o absurdo aninhado em situações banais, corriqueiras, expressando-nos, de uma maneira sublime, a perplexidade do artista em face de um mundo que se torna estranho e complexo. Gente en su sitio traz o médico, o policial e o burocrata – ah esse burocrata! O funcionário alucinado por um mar de papéis, constelado de carimbos, fitas, papéis, filas de usuários etc. Ele nos pode propor um contraponto muito interessante quando o tema fundamental do registro predial brasileiro, nos dias que correm, é justamente o aperfeiçoamento técnico do sistema registral. Tema central da modernização dos registros, que vai certamente ser desenvolvido nas páginas da revista”, comentou Jacomino.

Sabedora das intenções editoriais dos co-editores Sérgio Jacomino e Fátima Rodrigo, Juliana Freitas Lima esteve em Buenos Aires entre os dias 25 e 29 de julho passados, onde foi recebida nas Ediciones de La Flor pelos Srs. Daniel Divinsky (agente do Quino) e Adrián M. Colucci (departamento de direitos autorais da editora), quando o Irib negociou a aquisição dos direitos autorais de 6 cartoons que vão figurar nas próximas revistas.

Esperamos que os nossos leitores apreciem a fina flor do cartunismo latino-americano, reconhecido e aplaudido mundialmente.

Irib em Buenos Aires: Adrián M. Colucci e Juliana Freitas Lima ofertando a BIR



Últimos boletins



Ver todas as edições