BE1956

Compartilhe:


Interconexão Cadastro-Registro de Imóveis 

Irib recebe Universidade de New Brunswick, Canadá


O Projeto Mudança do Referencial Geodésico Nacional é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Universidade de New Brunswick (UNB) e patrocinado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA) através de um acordo internacional com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Paulo Siqueira Campos (Irib), Sue Nichols (UNB), Andréa Carneiro e Daniel Carneiro (UFPE)

O Projeto da Infra-estrutura Geoespacial Nacional foi iniciado em dezembro de 2004 e será executado em um período de quatro anos. Este se sobrepõe ao Projeto Mudança do Referencial Geodésico no Brasil (PMRG) fornecendo a este uma nova dinâmica. O PMRG está sendo desenvolvido no Brasil desde outubro de 2000 sob a liderança do IBGE. As atividades do projeto incluem questões técnicas, uma compreensão dos impactos causados pela adoção deste novo sistema de coordenadas, e o estabelecimento de uma melhor comunicação com a comunidade de usuários. Os produtos estarão disponíveis aos usuários no fim do projeto.

Entre os objetivos do projeto, destacam-se a transferência de experiência e tecnologia canadense nas áreas de sistemas de referência espacial nacional com a finalidade de aumentar a capacidade das instituições brasileiras em desenvolver, implementar e manter uma estrutura geodésica nacional; informar o impacto de uma mudança tão fundamental a comunidades e entidades públicas e privadas; estabelecer uma associação a longo prazo entre as instituições privadas e públicas canadenses e brasileiras envolvidas em sistemas de referencial espacial; e assegurar de que os novos métodos e as tecnologias transferidas com este projeto patrocinado pela CIDA continuem além de sua duração. Detalhes do projeto podem ser obtidos através do site www.pign.org .

Sete projetos de demonstração serão desenvolvidos a fim de ajudar o maior número possível de membros da sociedade a lidar com os impactos da mudança do referencial.

Estes projetos de demonstração tratam do impacto da adoção de um novo sistema de referência em atividades ligadas a áreas urbanas e rurais, povos indígenas, mulheres, sem terra, instituições que tratam das questões ambientais, infra-estrutura municipal e programas nacionais que requerem a informação geoespacial.

Um dos projetos de demonstração será coordenado pela Profa. Dr. Andrea Flávia Tenório Carneiro, da UFPE, Conselheira do Irib, pelo lado brasileiro e pela Profa. Dr. Sue Nichols, da Universidade de New Brunswick, Fredericton, Canadá. Em visita à UFPE para o planejamentos dos trabalhos, a Profa. Nichols, que trabalha com integração entre cadastro e registro no Canadá e em outros países, manifestou interesse em conhecer o sistema notarial e registral brasileiro.

Através do Presidente do IRIB, Dr. Sérgio Jacomino, foi agendada uma visita ao 1º Serviço Notarial e Registral do Município de Paulista, cujo titular é o oficial Paulo Siqueira Campos.

Paulo Siqueira Campos (Irib), Andréa Carneiro e (UFPE) e Sue Nichols (UNB)

Na última terça-feira, 23 de agosto, estiveram naquele registro predial os professores Daniel e Andrea Carneiro, da UFPE, acompanhando a Profa. Sue Nichols, da Universidade de New Brunswick. Os professores tiveram a oportunidade de conhecer todas as dependências do cartório, acompanhados do oficial e seus funcionários. A professora canadense demonstrou sua satisfação e a importância de conhecer de perto o registro imobiliário brasileiro.

A visita foi importante, ainda, pela oportunidade de conhecer, em um só lugar, serviços notariais e registrais de alto padrão de eficiência e modernização. O oficial Paulo Siqueira recebeu os visitantes com grande cordialidade e atenção, respondendo a todos os questionamentos da professora canadense, que tenta agora modificar sua agenda de viagem para acomodar uma passagem por São Paulo para conhecer o IRIB e conversar sobre a possível inclusão do instituto entre os parceiros do projeto.



Últimos boletins



Ver todas as edições