BE4138

Compartilhe:


BE4138 - ANO XII - São Paulo, 09 de fevereiro de 2012 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
IRIB abre inscrições para Encontro Regional de Atibaia/SP
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet até o dia 18 de março

Estão abertas as inscrições para o 29º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis a partir desta quinta-feira (9/2). O evento será realizado em Atibaia/SP, nos dias 22, 23 e 24 de março. As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo site do IRIB até o dia 18 de março. Associados do IRIB, da Arisp e da Anoreg/SP têm descontos especiais.

A programação provisória do evento está disponível na página do IRIB. O tema central das discussões será regularização fundiária.

O IRIB fechou parceria com o Hotel Eldorado para oferecer descontos exclusivos na hospedagem. Antecipe sua reserva pelo telefone (11) 4414 8005 ou e-mail [email protected], com a gerente de contas Luciana Abram.

O evento conta com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) e da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp).

Programação

Inscrições

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 09.02.2012

TJRJ: Corregedoria lança cartilha sobre serviços dos cartórios extrajudiciais
Voltado para a sociedade, material esclarece dúvidas sobre os tipos de serviços extrajudiciais

A Corregedoria Geral da Justiça lançou nesta quarta-feira, dia 8, a Cartilha de Serviços Notariais e Registrais – noções básicas para o dia a dia do cidadão. O material foi elaborado com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre os tipos de serviços extrajudiciais e oferecer informações sobre Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Imóveis, Ofício de Notas e Protesto de Títulos.

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, prestigiou a solenidade juntamente com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio José Azevedo Pinto; a diretora-geral da Escola da Magistratura, desembargadora Leila Mariano; o desembargador Antonio Siqueira, os juízes auxiliares da Corregedoria Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes e Adriana Lopes Moutinho e, representando a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio (Anoreg/RJ), José Antonio Marcondes.

Leia mais

Fonte: TJRJ
Em 09.02.2012

CSM/SP: Parcelamento do solo urbano. Loteamento – registro - impossibilidade. Ação penal em nome de antigo proprietário.
Existência de ação penal contra antigo proprietário pode impedir registro de loteamento.

O Conselho Superior da Magistratura do Estado de São Paulo (CSMSP) julgou recentemente a Apelação Cível nº 0078848-38.2009.8.26.0114, que tratou sobre a impossibilidade do registro de loteamento quando existir ação penal em face de antigo titular do imóvel dentro do decênio anterior. O acórdão teve o Desembargador Maurício Vidigal como Relator e foi, por unanimidade, improvido.

No caso em tela, a apelante insurge-se contra a negativa de registro de loteamento a ser implantando, em virtude da existência de ação penal de apropriação indébita proposta contra o anterior proprietário, configurando crime contra o patrimônio (art. 18, § 2º, da Lei nº 6.766/79). Alega, em suas razões, que a restrição para o registro recai somente sobre o loteador e não sobre o anterior proprietário e que, ainda que acolhida, os adquirentes não sofreriam prejuízos, uma vez que, o patrimônio empresarial é superior aos débitos.

Leia mais

Íntegra da decisão

Seleção e comentários: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB

Reserva Particular do Patrimônio Natural – averbação - documentação.
Questão esclarece quais documentos necessários para averbação de Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN.

O Boletim Eletrônico do IRIB traz, nesta edição, consulta formulada acerca da documentação que deve ser apresentada ao Registro Imobiliário para averbação de Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. Confira como a Consultoria do IRIB se manifestou sobre o assunto:

Pergunta:
Qual a documentação necessária para se averbar uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados do IRIB Responde
Comentários: Equipe de revisores técnicos

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Tatielly Diniz
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Francisco José Rezende dos Santos (presidente do IRIB); Ricardo Basto da Costa Coelho (vice-presidente); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (2º secretário) Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); João Carlos Kloster (diretor especial de Implantação do Registro Eletrônico); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB pelo estado do RS); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (vice-presidente do IRIB pelo estado de SP); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (suplente do Conselho Deliberativo) e Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições