BE2039
Compartilhe:
CONSULTOR JURÍDICO – 20/9/2005
Intercâmbio de idéias: Aasp e Irib promovem debate sobre registros públicos
A Aasp — Associação dos Advogados de São Paulo e o Irib — Instituto de Registro Imobiliário do Brasil promovem um debate sobre “Proteção de Dados, Novas Tecnologias e Direito à Privacidade nos Registros Públicos”, nos dias 28 e 29 de setembro.
O encontro, na sede da Aasp, discutirá como aperfeiçoar o sistema de registro imobiliário brasileiro a partir de experiências desenvolvidas na Espanha, como a preocupação com a preservação do direito à intimidade nos registros.
Na abertura do encontro estarão presentes o secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Pierpaolo Cruz Bottini; o presidente do Irib, Sérgio Jacomino; e o vice-presidente da Aasp, Renato Torres de Carvalho Neto.
Entre os palestrantes espanhóis estão: Alvaro Canales Gil, subdiretor-geral de Inspeção da Agência Espanhola de Proteção de Dados; Javier de Angulo Rodríguez, coordenador da área de Segurança e Proteção de Dados do Colégio de Registradores da Espanha; e Antonio Gallardo, da Comissão de Publicidade Registral Eletrônica.
No bloco brasileiro, para falar sobre a experiência na discussão do projeto de lei do cadastro positivo (regulamentação de bancos de dados de proteção ao crédito), o evento terá a participação de Otávio Ribeiro Damaso, secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda e de Ricardo Morishita, chefe do Departamento de Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, entre outros.
A publicidade registral e os meios eletrônicos serão objeto da exposição da diretora de Regularização Fundiária e Urbanismo do Irib, Patrícia Ferraz, com participação do diretor do Irib, George Takeda, e do advogado da Aasp, Marcelo Terra.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (11) 3289-3599 ou 3291-9200.
(Revista Consultor Jurídico , 20 de setembro de 2005)
Parabéns pela edição 2000
Caro Sérgio,
Parabéns pela edição nº 2000 do Boletim Eletrônico do Irib (leitura obrigatória para os notários e registradores).
Isso só ocorreu devido ao seu trabalho e a sua dedicação.
Abraços,
José Carlos Alves
Fico muito feliz pelo BE 2000
BH, 15 de setembro 2005.
Sérgio,
Num País onde prolifera a corrupção, felizmente, ainda, nos deparamoscom pessoas como você, que de maneira abnegada, altruísta,trabalha em prol de toda classe, certamente abrindo mão do convívio familiar – fundamental em nossas vidas –e nem sempre compreendido por todos.
Saiba que apesar da distância, acompanhamos suas vitórias e as temos como nossas.
Fico muito feliz pelo BE 2000.
Forte abraço e até Tiradentes.
Ari Pires
Últimos boletins
-
BE 5980 - 15/12/2025
Confira nesta edição:
IRIB divulga link para AGO 2025 | SREI: ONR apresenta avanços da Fase 4 | Resultado definitivo do 2º ENAC é homologado pelo CNJ | CNB/CF elege novo Presidente para gestão nos próximos anos | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | É possível regularizar a minha fração ideal? Quando a estremação urbana é uma opção – por Dayana Fernanda Machado | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5979 - 12/12/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | ANOREG/BR publica matéria sobre relevância dos Cartórios na Regularização Fundiária | RIB emite Notas Técnicas sobre REURB, refinanciamento rural e assinaturas eletrônicas | CGJES veda criação de “sistema registral paralelo” | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A anticrese na reforma do Código Civil – por Eduardo Figueiredo Simões | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5978 - 11/12/2025
Confira nesta edição:
Parceria entre IRIB e JUSPREV oferece PLANJUS aos associados do Instituto | Provimento de Cartório desdobrado somente deve ocorrer por concurso público | Credor fiduciário tem direito de purgar a mora até o Auto de Arrematação do imóvel | Bem de Família: indisponibilidade pode ser decretada como medida cautelar em execução civil | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Formação em Direito Notarial e Registral para escreventes e colaboradores | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Consolidação definitiva do imóvel pelo credor fiduciário e a (des)necessidade de restituição do sobejo: Análise do conflito de entendimento entre a 3ª e 4ª turma do STJ – por Rafael Barros Emiliano de Almeida | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- 90 anos: Serjus-Anoreg/MG lança site e logomarca celebrando fase de modernização da entidade
- ONR homenageia Comitê de Normas Técnicas do SREI pela modelagem de dados do Registro Eletrônico de Imóveis
- CNB/CF elege novo Presidente para gestão nos próximos anos
